O Segredo dos Fisiculturistas: Frango Orgânico vs Academia

Thiago Campos
Orgânicos
0 COMENTÁRIOS
Frango Orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entenda os benefícios de se alimentar com frango orgânico tanto para a sua saúde quanto para os seus resultados na academia.

O Brasil é, atualmente, um dos maiores consumidores e exportadores de frango no mundo. Contudo, para satisfazer essa demanda, foram necessárias alterações (físicas e químicas) na criação de frangos. O processo tradicional de criação de frango para abate envolve o uso de antibióticos e rações com alimentos transgênicos. Além disso, as aves são criadas em gaiolas, e estas são empilhadas em grandes galpões. A iluminação desse ambiente é prolongada, visando confundir os sentidos naturais dos frangos, fazendo com que cresçam mais rápido e com que as galinhas botem uma maior quantidade de ovos.

Todo esse processo causa um grande estresse nas aves, e tal dano é refletido na qualidade da carne. Pensando em formas mais naturais de criação, foi estabelecido um padrão de produção, visando primeiramente o bem-estar do animal. Sendo assim, foram elaboradas regras para os produtores que desejassem criar o frango orgânico.

Frango convencional
Criação Frango Convencional

Frango orgânico: alternativa saudável e sustentável

O frango orgânico se desloca livremente no ambiente e recebe somente milho e rações de origem orgânica em sua alimentação. Os galpões são arejados e possuem inúmeros poleiros. Para os animais já adultos existe um livre acesso à pastagens para que a ave tenha total liberdade de se movimentar e até mesmo se expressar, agindo da forma mais natural possível.

Na avicultura orgânica é necessária uma certificação comprovando, não apenas que o alimento é 100% orgânico, e também que a sua criação segue padrões de bem-estar animal.

Assim, como todos os alimentos orgânicos, o frango orgânico busca entregar ao consumidor final um alimento livre de toxinas ou traços químicos vindos da dieta ou da vacinação do animal.

 

Recomendação nutricional para o pós-treino

Nutricionistas recomendam especificamente o consumo de frango orgânico no pós-treino, pois o organismo funciona como uma esponja, sendo assim, a ingestão de frango orgânico faz com que a proteína seja absorvida rapidamente, saciando a fome e não prejudicando o treino com toxinas e elementos químicos que possam atrapalhar os resultados.

 

Frango Orgânico vs Frango Convencional

Os benefícios de consumir um alimento orgânico são encontrados, principalmente, em longo prazo. Um alimento de consumo diário como o frango comum pode trazer malefícios à saúde, uma vez que o animal passa por situações de estresse e recebe altas doses de antibiótico, esses fatores acabam refletindo na qualidade do alimento. Já o frango orgânico preserva as propriedades e os nutrientes sem alterar o metabolismo da ave.

 

  Frango Orgânico Frango Não Orgânico
Espaço 6 à 10 aves/m² e livre acesso à passagem; Gaiolas apertadas onde o animal não consegue se movimentar para que não haja desenvolvimento muscular;
Certificação Certificação de alimento orgânico e de bem estar animal; Certificação não padronizada: varia de acordo com o produtor;
Iluminação Programada com no mínimo 8 horas de descanso para as aves; Manipulada para confundir os instintos das aves;
Alimentação Dieta livre de transgênicos, somente alimentos orgânicos; Rações elaboradas com grãos transgênicos, uso de antibióticos nas aves;
Tempo propício para abate Aproximadamente 80 dias. Aproximadamente 45 dias.

 

Frango Orgânico

Frango Orgânico e a Sua Saúde

É importante ressaltar que, o ovo orgânico, por exemplo, contém um terço a menos de colesterol, o dobro da quantidade de ômega três e dois terços a mais de vitamina E. Tais vantagens só são alcançadas por ser resultado de um cuidado maior com na criação e alimentação do frango.

O frango orgânico é um alimento que, diferente dos outros tipos de frango, visa não só o bem estar do consumidor, mas também do próprio animal e do meio ambiente. Seu consumo é essencial para quem busca uma alimentação saudável e livre de resquícios químicos.

Comentários