4 Canais no Youtube para Aprender sobre Horta Orgânica em Casa

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
canal horta-youtube

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Os Youtube ganha cada vez mais relevância em nosso dia a dia, seja pela praticidade do formato ou pela qualidade do conteúdo. Hoje sabemos que vídeos são uma excelente forma de aprender e se aprofundar em determinados assuntos, e com o cultivo orgânico em pequenos espaços não seria diferente.

Por vezes precisamos de exemplos visuais e didáticos para aprender a melhor técnica de plantio e formas de combate às pragas em pequenas hortas caseiras, nesse ponto o Youtube consegue suprir a necessidade de cursos presenciais e garante mais tempo livre para você dedicar à sua horta orgânica.

Separei 4 canais no youtube sobre horta que falam sobre o cultivo orgânico, produção do próprio alimento e sobre como cada um, dentro de sua própria vivência, consegue abordar a produção orgânica, seja ela para consumo ou para fins terapêuticos. Todos convergem no intuito de prezar por um estilo de vida sustentável, cultivando em suas casas hortas orgânicas para consumo de alimentos livres de toxinas e muito mais saudáveis.

CANAL VARIEDADES

O Canal Variedades é uma nova forma de ver o mundo, ou seja, buscar paz e tranquilidade no dia a dia através do contato com a terra e com as plantas, tornando sua casa um ambiente muito mais agradável. Em seus vídeos, Carlos (popularmente conhecido como Toquinho), ensina através de sua experiência com o cultivo de hortas caseiras, além de compartilhar o que aprendeu em cursos e o que ainda aprende diariamente em eventos e aulas sobre plantas.

O canal possui uma grande diversidade de pautas, indo de temáticas tradicionais como o cultivo e manejo de plantas domésticas, aos vlogs de eventos voltados ao mercado de flores e até mesmo trazendo um panorama histórico sobre a botânica, como no vídeo gravado com Erico Rohn. Toquinho também conta com a parceria do Professor Sergio Semerdjian para aulas voluntárias sobre o cultivo orgânico em casa.

Para quem busca conhecimento e gosta de ficar informado sobre as novidades na agricultura, o Canal Variedades é uma excelente fonte de conteúdo!

Por Que Toquinho Começou o Canal?

“Eu trabalho com eventos, eu faço produção de eventos: foto, vídeo, som, telão, etc. e é muito estressante, tem clientes que são ótimos, mas tem clientes que me deixam maluco. Eu trabalho de segunda a segunda, sábados e domingos, e isso tava me deixando louco e foi aí que eu comecei a mexer com plantas em casa, pouca coisa, comecei com uma frutífera… E isso foi começando a me distrair, então decidi aumentar. Primeiro frutíferas, agora tenho orquídeas, flores, já comecei a passear em locais de turismo de plantas, pude conhecer outros grupos que também fazem vários tipos de atividades relacionadas a isso: Floresta no Bolso, Grupo de Orquidófilos, o meu leque de conhecimento foi abrindo. Hoje eu continuo com o mesmo serviço, de segunda a segunda, mas se você me disser que o evento é em meia hora, a minha mente vai estar livre, tranquila, aberta. As plantas mexem com a sua mente, então meu problema não era cansaço, se você ficar focado só em serviço, você vai ficar doido e as plantas conseguem te dar esse alívio, como um respiro. Foi o que aconteceu comigo. Se você me chamar pra sair agora, tranquilo, eu vou na hora, só que quando tem alguma coisa relacionada às plantas, esse meu horário é reservado, o serviço é em segundo plano. Em primeiro plano eu coloco sempre a minha mente, minha família. Nesse sentido, eu mudei muito, e depois que você começa, você não para mais. Você começa com uma hortinha, passa para uma frutífera, Pokan, um pé de uva, depois você começa a colocar alguma flor pra esposa, aí você também vai gostar das flores, vai pegar uma orquídea e, quando perceber vai estar interessado em abelhas, começa com uma Jataí, depois vai pensar em peixes, pega uma tilápia… Então não sei onde isso vai parar!”

Toquinho

Acesse Aqui o Canal Variedades

canal variedades-youtube-imgrower

VIDA VERDE SISTEMAS SUSTENTÁVEIS

A vida orgânica surgiu como uma possibilidade de futuro melhor para o filho de Daniel e Ivone, integrantes do canal Vida Verde Sistemas Sustentáveis, uma vez que o consumo de produtos industrializados era algo que estava fora de cogitação.

Hoje o casal compartilha com 45 mil inscritos a rotina sustentável que criaram e os métodos de cultivo orgânico caseiro que adquiriram com sua horta em casa, principalmente dicas de combate às pragas e fungos que surgem na horta orgânica. Além disso, ensinam receitas alternativas, como o Danoninho de Inhame, para quem busca uma alimentação mais saudável no dia a dia.

Por Que o Daniel e a Ivone Começaram o Canal?

“Meu nome é Daniel, eu e minha esposa Ivone sempre fomos fascinados por Cultivo Orgânico, infelizmente com a correria do dia a dia nunca sobrava tempo para colocar em prática esse nosso desejo, mas nunca deixamos de acreditar que esse era o caminho para se ter uma vida saudável para nós e para nosso filho, que na época tinha dois anos. Naquela época toda a nossa alimentação não havia quase nada orgânico, porém decidimos não alimentar nosso filho com alimentos contaminados com agrotóxicos. Então resolvemos fazer a nossa Horta. Nós tínhamos apenas um problema a ser enfrentado: a falta de espaço. Todo o espaço que havia já era concretado e era o espaço onde seria construído o quarto do nosso filho. Naquele momento decidimos quebrar todo o concreto e abrir ali uma horta. Eram apenas 9m², mas quebramos o concreto mesmo assim e transformamos o espaço em uma bela horta. Hoje cultivamos couve, cebolinha, alface, repolho, couve flor, brócolis, alho, morango, tomate, cará-moela, jiló, berinjela, cebola de cabeça e muito mais. Certo dia postamos algumas fotos e vídeos da nossa horta no Facebook, o sucesso nos impressionou. Eram muitas perguntas, as pessoas queriam saber como cultivar, como plantar em casa, como ter sucesso com a horta, então decidimos fazer um canal no Youtube e aí nasceu o nosso canal ‘Vida Verde Sistemas Sustentáveis’, a pouco mais de 1 ano. Ele tem crescido bastante, hoje estamos com 44mil inscritos. Procuramos ajudar a todos que acessam o nosso canal, sempre ensinando como plantar, como adubar, combater pragas, etc. Tudo de forma orgânica.” 

Daniel

Acesse Aqui o Canal Vida Verde Sistemas Sustentáveis

HORTA ORGÂNICA

Jones Calisto, fundador do canal Horta Orgânica, compartilha sua experiência em cultivo orgânico com seus 20 mil inscritos, ensinando as maneiras mais fáceis de começar a própria horta e aderir ao estilo de vida sustentável.

No canal Horta Orgânica você encontrará dicas valiosas sobre como cuidar de uma horta em casa, desde o plantio até a colheita, incluindo os cuidados com as plantas e o combate às pragas. Jones consegue transmitir conhecimentos de forma simples e didática, trazendo técnicas alternativas de cultivo e incentivando a reciclagem, como vemos em seu vídeo de Hortinha no Pneu.

Por Que Jones Começou o Canal?

“Meu nome é Jones Calisto, sou ator, trabalho com teatro e vi no canal uma forma de divulgar aquilo que aprendi com os anos e também de ensinar outras pessoas a produzirem suas próprias hortas orgânicas. Eu sempre tive um quintal reservado para a minha horta, como consequência, tinha sempre um quintal bonito e produtivo. As pessoas que vinham até a minha casa gostavam da horta e me ajudavam a colher os frutos, faziam perguntas sobre o manejo e a plantação. Com o passar do tempo começaram a surgir dúvidas de como criar a própria horta sem agrotóxicos, me pediam muitas dicas sobre isso. Foi então que surgiu a ideia de gravar alguns vídeos sobre o assunto e criar um canal especializado. Em pouco tempo o canal começou a crescer e os inscritos gostavam, pediam para eu gravar sempre mais. Aos poucos minha família, principalmente minha esposa, começaram a se alimentar de forma orgânica. Hoje temos um estilo de vida saudável, com uma alimentação orgânica e juntos cuidamos da nossa horta. Eu amo o que eu faço, adoro o contato com a natureza e adoro viver de forma sustentável.”

Jones Calisto

Acesse Aqui o Canal Horta Orgânica

horta orgânica-youtube-imgrower

VARANDA ORGÂNICA

Ficar longe da natureza foi uma experiencia devastadora para Junior, mas com muita criatividade e vontade de aprender ele conseguiu fundar em sua varanda uma pequena horta, e hoje ensina diversas pessoas que hortas em apartamentos é algo não só possível, como necessário para o bem estar.

Para aqueles que acham que plantação demanda espaço e terra firme, o canal Varanda Orgânica vem para provar que qualquer espaço ao sol é suficiente para cultivar plantas e transformar o ambiente em um lugar mais calmo e terapêutico.

Por Que Junior Duk Começou o Canal?

“Eu sempre morei em roça, sempre morei no interior de Minas, desde quando eu nasci e lá não tinha muita oportunidade de trabalho sem ser no campo. Então desde muito pequeno eu sempre mexi com plantas, sempre acompanhei meus pais em lavouras, trabalhando em sítios e isso foi no decorrer da minha vida inteira. Conforme eu fui ficando mais velho, eu ia passar férias na cidade, na casa de alguns parentes, até para fazer cursos simples como paisagismo para quando eu voltasse para casa poder trabalhar nos mesmos sítios, mas com uma renda um pouco melhor sem sair desse meio. Eu sempre vivi disso, e de cinco anos para cá, por necessidade, eu mudei definitivamente para a cidade, para finalizar estudos, fazer faculdade e até para encontrar um emprego melhor e oferecer melhores condições para mim e para a minha família. Nisso, foi uma mudança muito drástica, porque eu sempre vivi no meio de plantas, sempre respirei natureza e de repente eu estava morando no centro de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, em meio a todo o transito e num apartamento. Eu não tinha como mexer com terra, eu só via terra em plantas que ficavam no meio da rua, era o único contato com terra que eu poderia ver, mas também não podia mexer. Isso me afetou muito, foi então que eu tive a ideia, e até vendo alguns vídeos no Youtube, de plantar naquela ‘mini varanda’ que eu tinha na época, alguma coisa em vasos. Eu comecei com temperos e em pouco tempo eu já tinha uma plantação inteira na varanda. Foi aí que o canal começou. Por que? Eu mostrava para as pessoas que moravam no interior comigo, meus vizinhos, eu mandava pequenos vídeos pelas redes sociais. E elas amavam isso, mostravam para todo mundo, compartilhavam. Eu não tinha o canal ainda, eram vídeos caseiros só para mostrar aos meus amigos e então me veio a ideia de mostrar isso para todo mundo, já que era uma chance de as pessoas terem contato com plantas. Como eu sei desde pequeno o quanto isso é bom para a saúde, é terapêutico, é rejuvenescedor, eu criei o canal onde eu ensino as pessoas a plantar em espaços pequenos, como varandas, foi aí que surgiu o nome Varanda Orgânica. O espaço que eu tinha era uma varanda, então eu quis transformar em orgânica e aí surgiu Varanda Orgânica. Eu quis compartilhar com todo mundo essa terapia maravilhosa que é a planta, e mostrar que não precisa ter um quintal enorme, uma fazenda ou um sítio para estar perto de natureza, para mexer com terra. É possível fazer isso em um pequeno espaço, numa parede que pegue sol, numa varanda. Essa é a história do canal Varanda Orgânica”

Júnior Duk

Acesse Aqui o Canal Varanda Orgânica

varanda orgânica-e-youtube-imgrower

Vamos Produzir Orgânicos!

É isso ai meu amigo, mande bale, agora além do canal da ImGrower no youtube, você pode acessar esses canais e aprender ainda mais sobre horta orgânica em casa.