Os Segredos do Açúcar Orgânico que Nunca Te Contaram

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
Açúcar Orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Saiba porque açúcar orgânico é o melhor tipo de açúcar para o dia a dia.

O açúcar é um dos principais problemas da alimentação no século XXI. Está presente na maioria dos produtos industrializados e é considerado pelos nutricionistas um inimigo à saúde. Contudo, poucas pessoas sabem que o açúcar em si não é um vilão, e que, desde que de maneira consciente, pode ser consumido todos os dias.

O açúcar cristal, branco e refinado, vendido em qualquer supermercado é um dos maiores da saúde atual. Produzido através de inúmeras fases de limpeza do açúcar, acaba perdendo a maioria de suas propriedades ao longo do processo. Uma opção viável para quem se preocupa com a saúde é o consumo do açúcar orgânico, conhecido popularmente como rapadura.

 

O Que é o Açúcar Orgânico?

Muito parecido com o açúcar mascavo, o açúcar orgânico não utiliza agrotóxicos ou produtos químicos em nenhuma etapa de sua produção. A não utilização desses produtos faz com que o açúcar orgânico retenha os nutrientes da cana, como vitaminas e minerais. O resultado é encontrado através de grãos mais escuros, grossos e muito mais nutritivos.

Por não utilizar insumos artificiais como adubos e fertilizantes químicos, esse tipo de açúcar está isento de subprodutos que possam ser prejudiciais à saúde, como nitratos e metais pesados.

 

Para que Serve o Açúcar Orgânico?

Além de cultivado e produzido sem a interferência de produtos artificiais, os processos realizados durante a fabricação do açúcar orgânico respeitam o meio ambiente. A colheita verde, por exemplo, é feita em um solo livre de queimadas, garantindo tanto as propriedades nutricionais do alimento quanto a qualidade do solo. Além disso, a produção do açúcar orgânico requer muito menos energia que a produção do açúcar convencional, uma vez que passa por uma quantidade reduzida de processos de limpeza.

O selo orgânico nas embalagens esclarece a qualidade de todo o processo, garantindo ao consumidor uma maior segurança em relação ao açúcar orgânico.

 

Açúcar Orgânico vs Açúcar Convencional

Comparado aos produtos tradicionais, o açúcar orgânico se destaca pela quantidade de nutrientes, pois, ao deixar de processar o melaço, acaba mantendo suas quantidades naturais de frutose, glucose e sacarose. A preferência por produtos orgânicos quando combinada aos hábitos de vida saudáveis podem garantir uma melhoria na qualidade de vida.

O açúcar cristal e refinado fornece apenas calorias vazias, por conter apenas sacarose, ao contrário de sua versão orgânica, que contém cálcio, ferro, magnésio, potássio e pequenas quantidades de complexo de vitamina B. Segundo os nutricionistas, se o açúcar orgânico for consumido de maneira correta, gera energia suficiente para os músculos e para o cérebro.

Na tabela abaixo podemos identificar as diferenças entre o açúcar cristal, o cristal orgânico, o refinado, o demerara, o demerara orgânico, o mascavo, o mascavo orgânico, o mel de abelha e o melado. Observem a quantidade de calorias, cálcio, ferro, fósforo e potássio:

 

Porção de 10 G (1 colher de chá) Calorias (kcal) Cálcio (mg) Ferro (mg) Fósforo (mg) Magnésio (mg) Potássio (mg)
Açúcar cristal 38,7
Açúcar cristal orgânico* 40,0 0,0 0,0 SI SI SI
Açúcar refinado 38,7
Açúcar demerara* 40,0 0,0 0,0 SI SI SI
Açúcar demerara orgânico* 40,0 0,0 0,0 SI SI SI
Açúcar mascavo 36,9 12,7 0,8 3,8 8,0 52,2
Açúcar mascavo orgânico* 32,0 5,0 0,4 4,0 SI 34,0
Mel de abelha 30,9 1,0 0,4 0,6 1,0
Melado 29,7 10,2 0,6 7,4 11,5 39,5
 SI – Sem Informação
* A quantidade é uma média obtida das marcas. A quantidade exata não costa na (TACO, 2011)

 açucar-orgânico

O Açúcar Orgânico e a Sua Saúde

A substituição do açúcar refinado e do adoçante pelo açúcar orgânico é benéfica para o corpo como um todo. O equilíbrio na dieta é essencial para o organismo, por isso escolha um açúcar rico em nutrientes. O açúcar mascavo orgânico e o melado também são opções saudáveis para o seu dia a dia. Lembre-se sempre de se alimentar com moderação, pois mesmo orgânico, o açúcar ainda é um alimento rico em calorias.