O Que é e Como Trabalhar o Adubo Bokashi

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
o que é e como trabalhar o adubo bokashi

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Neste artigo vou falar sobre o que é e como trabalhar o adubo Bokashi de maneira descomplicada. Leia e aprenda mais sobre esse fertilizante natural de origem oriental que utiliza conceitos simples de adubação verde para fazer sua horta orgânica crescer forte e saudável!

O Que é e Como Trabalhar o Adubo Bokashi?

o que é e como trabalhar o adubo bokashi : adubo

O que é e como trabalhar o adubo Bokashi ? O Bokashi é uma técnica milenar de adubação verde utilizada no Japão. E foi graças à cultura japonesa introduzida no Brasil que conhecemos e utilizamos hoje esse adubo poderoso e simples. Apesar de parecer difícil e sofisticado pelo nome, o Bokashi significa “matéria orgânica fermentada” e nada mais é que uma mistura balanceada de matéria orgânica de origem vegetal e/ou animal submetida a um processo de fermentação controlada.

Mas o que é fermentação, mesmo?

Temos que lembrar que todo organismo possui bactérias. Nós somos cheios delas e assim também é com as plantas e outros animais. Apesar de parecer ruim, nem sempre as bactérias fazem mal, pelo contrário, muitas são essenciais: as bactérias do nosso intestino, por exemplo, são importantes para o nosso processo digestivo. Quando uma planta ou animal morre, ele continua cheio desses microrganismos, agora responsáveis pela sua decomposição. Algumas bactérias decompositoras transformam matéria orgânica em energia (que chamamos de síntese de ATP) sem a presença de oxigênio. A esse processo de transformação de energia de forma anaeróbica realizado pelas bactérias chamamos de fermentação, mas também é muito conhecido como compostagem orgânica. E essa é a base para a criação desse fertilizante natural chamado Bokashi: criar condições para que a fermentação seja realizada de forma eficiente.

Mas simples do que parece, não é mesmo?

Vantagens de Trabalhar com o Adubo Bokashi

o que é e como trabalhar o adubo bokashi : bokashi adubo

Solo mais saudável e vivo

O adubo Bokashi favorece a estabilidade das estruturas dos agregados do solo, isto é, deixa o solo com mais porosidade para absorção de água e nutrientes, oferece estabilidade do pH, além de deixa-lo mais protegido de condições desfavoráveis. Esses fatores favorecem o desenvolvimento das plantas. Outra vantagem para o solo é que o Bokashi aumenta a diversidade e quantidade de microrganismos que são importantes pra manutenção dos nutrientes disponíveis para a planta.

É barato e dá para fazer em casa

Uma grande vantagem do Bokashi é que você pode produzir misturando matéria orgânica que você produz em casa. Quando feito de maneira correta, pode ser mais eficiente que muitos adubos orgânicos comprados prontos. Além de muito mais barato! O custo de produção para 1 kg de composto pronto fica em torno de R$1,30.

Bacana, não é mesmo? Então, mãos à obra! Aprender a fazer você mesmo o adubo Bokashi:

Como Produzir Adubo Bokashi

o que é e como trabalhar o adubo bokashi : como adubar a terra para plantar

É importante saber que este fertilizante natural deve conter proporções balanceadas de cada nutriente que a planta precisa para ser eficiente. Por isso não adianta jogar vários tipos de matéria orgânica sem saber a função de cada uma. Existem diferentes receitas de adubo orgânico Bokashi, mas vou colocar aqui um passo-a-passo de uma receita que pode ser feita sem muito segredo:

Material:

  • Bombona de 200 L com tampa;
  • Pedaço de pau para usar como misturador;
  • Filme plástico limpo.

Ingredientes:

  • 500 kg de farelo de arroz;
  • 200 kg de farelo de algodão;
  • 100 kg de farelo de soja;
  • 170 kg de farinha de osso;
  • 30 kg de farinha de peixe;
  • 40 kg de termofosfato;
  • 200 kg de carvão moído;
  • 4 L de melaço;
  • 4 L de EM4;
  • 350 L de água.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma bombona. Deve deixar a mistura homogênea bem úmida. Aperte com as mãos para testar a umidade: a água não deve escorrer entre os dedos. Depois, compacte a mistura no fundo da bombona e tampe com um plástico sobre o compactado. Em cima do plástico acrescente uma camada de terra ou areia (10 a 15 cm) e deixe fermentar por 10 dias sem abrir. Após o período, abra a bombona, tire a camada de areia e o plástico. Misture o adubo Bokashi pronto com o solo ou substrato que você utilizará.

Onde Usar o Adubo Bokashi

o que é e como trabalhar o adubo bokashi : adubação verde

Você pode usar o adubo orgânico Bokashi em sua horta orgânica, jardins, cultivo de hortaliças e flores em vasos e até em árvores frutíferas. Misture o adubo com o solo ou substrato na proporção 1:3 e aproveite!

Agora que você sabe o que é e como trabalhar o adubo Bokashi, veja também o vídeo no nosso canal sobre adubação verde, você vai gostar!

Gostou do conteúdo, tem dúvidas ou quer compartilhar experiências? Deixe seu comentário abaixo! Ele é muito importante pra mim! Obrigado pela leitura!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.