Você Sabia que Comer Cacau Orgânico é Melhor para Sua Saúde?

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
Cacau Orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Saiba  porque comer cacau orgânico é bom para a sua saúde.

O chocolate é um alimento prático e versátil. Podendo ser uma sobremesa, um presente para entes queridos e até mesmo um calmante, muitas vezes é visto como algo prejudicial devido aos altos teores de açúcar e gordura. Uma solução para quem busca conciliar bons momentos gastronômicos com hábitos saudáveis é o consumo de chocolate orgânico, produzido com as sementes do cacau orgânico.

Para que serve o cacau orgânico?

O cacau orgânico possui inúmeros benefícios para a saúde: melhora tanto o humor quanto a concentração, neutraliza os radicais livres, promove uma melhor circulação sanguínea e evita doenças cardíacas, além de ser um alimento rico em antioxidantes. O chocolate produzido com esse cacau possui um sabor inigualável, não se resumindo apenas em açúcar, como é comum em chocolates convencionais. Aos poucos essa novidade irá conquistar os consumidores brasileiros, basta apenas que exista o conhecimento acerca de seus benefícios.

Quais são os benefícios para a saúde?

O cacau orgânico auxilia o sistema imunológico, estimula o funcionamento cerebral e produz uma sensação de bem-estar. Contém diversas vitaminas como cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, vitamina C e E, além de possuir uma alta concentração de fibras dietéticas. O chocolate convencional pode trazer problemas para a saúde como o ganho de peso, cáries e má nutrição.

O chocolate orgânico fornece a sensação de alivio, pois contém quantidades significativas de triptofano, um aminoácido essencial que colabora para produção de serotonina e melatonina.

Chocolate Orgânico vs Chocolate Convencional

Segundo especialistas, o consumo ideal para o chocolate convencional é de 25 a 30 gramas, equivalente a uma barra pequena. O consumo abusivo pode levar ao excesso de peso, elevação da pressão arterial, taxas elevadas de glicose, diabetes, doenças cardíacas, quantidade excessiva de açúcar, gordura e estimulantes no sangue, podendo causar insônia e agitação, distúrbios gastrointestinais, diarreia e até mesmo agravar alguns tipos de câncer.

Os alimentos orgânicos são feitos com o objetivo conciliar a preservação do meio ambiente e ainda assim trazer benefícios nutricionais para a saúde de seu consumidor. O chocolate orgânico não é produzido com leite, gordura trans, glúten ou qualquer outro ingrediente alergênico. Esse produto é recomendado principalmente para pessoas intolerantes à lactose, uma vez que o leite é substituído soja.

O modo de cultivo favorece a qualidade e o sabor do cacau. Seu processo de produção respeita o tempo de fermentação e secagem do fruto, o que não ocorre na fabricação do chocolate convencional. O chocolate orgânico pode levar cerca de um mês para ser produzido, já o comum está pronto para consumo em apenas sete dias.

 

Chocolate Orgânico Chocolate Convencional
Processo de produção respeita o tempo de fermentação e secagem. Demora até 1 mês para estar pronto; Processo de produção não respeita o tempo de fermentação e secagem. Demora 7 dias;
Contem vitaminas C e E, cálcio, potássio, ferro entre outros; Não possui tantas vitaminas quanto o orgânico;
É cultivado, colhido, preparado e transportado sem produtos sintéticos; Recebe adubos químicos, agrotóxicos e grandes quantidades de açúcar ao longo de sua produção;
Não causa problemas para a saúde; Pode levar a doenças cardíacas, aumento da glicose, diabetes entre outras doenças;
Não possui gordura trans; Pode possuir gordura trans;
Não causa problemas de cáries e má nutrição; Pode causar cáries e má nutrição;
É produzido através do cacau orgânico o que garante um produto 100% saudável. O chocolate branco tem percentuais baixíssimos de massa de cacau e não faz bem a saúde.

Chocolate Orgânico

Comece Hoje Mesmo!

Procure sempre consumir alimentos orgânicos e invista na sua saúde. Enfrente o dia a dia com mais energia e sem se preocupar com os malefícios químicos que o chocolate convencional pode trazer. Quando for comer chocolate, dê preferência para os orgânicos. Além de ser saboroso, é um alimento muito mais sustentável.