Tudo que Você Precisa Saber para Cultivar Petúnias Orgânicas

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como cultivar petúnias

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Aprenda Como Cultivar Petúnias e Deixe Seu Jardim Ainda Mais Colorido!

Petúnias: Uma Forma Simples e Elegante Para Colorir Seu Jardim

As petúnias pertencem à família das Solanaceae e são conhecidas por seu fácil cultivo, simplicidade e beleza. Não é necessário muito esforço para que uma petúnia floresça em seu jardim, tampouco para que a mesma comece a ganhar forma e dominar todo o vaso, alegrando e colorindo o jardim.

como cultivar petúnias: como plantar petúnia

Conhecendo os Tipos de Petúnias

Presentes em grande parte dos canteiros de flores, as petúnias podem ser encontradas em diversos tamanhos e cores, partindo desde as simples flores brancas e amarelas, até tonalidades exóticas como azuladas, vermelhas, púrpura ou com pétalas que mesclam cores contrastantes, como as tradicionais petúnias vermelhas e brancas.

Para quem deseja saber como cultivar petúnias é necessário ter conhecimento dos tipos de petúnias e, em seguida, descobrir qual dessas espécies melhores se adaptam ao espaço disponível. As petúnias Multifloras geram flores maiores e em menor quantidade, enquanto as Multiflora se desenvolvem em tamanhos menores, porém em grandes quantidades; as petúnias Miliflora crescem de forma rasteiras e com flores pequenas, sendo ideais para jardineiras em apartamentos, enquanto as petúnias tipo Hedgiflora são populares por se tornarem expansivas e exigirem maior irrigação no dia a dia.

como cultivar petúnias : como plantar petúnia em vaso

Como Cultivar Petúnias

Após escolher o espaço e o tipo de petúnia para plantar, é hora de colocar a mão na massa e preparar as melhores condições para que a planta se desenvolva com saúde. As petúnias são flores relativamente simples, portanto, não exigem cuidados diários e podem ser deixadas em áreas internas ou externas.

Iluminação e Clima

Embora as petúnias sejam flores solares, é recomendado cultivá-las em meia sombra, de modo que o clima permaneça ameno e que o sol não incida diretamente em suas flores ou folhas, evitando queimaduras. A primavera e o verão são as melhores estações para quem deseja cultivar petúnias.

como cultivar petúnias : petúnia planta de sol

Solo

O solo para o cultivo deve ser bem drenado, rico em nutrientes e, caso necessário, adubado organicamente. Ao plantar flores em vasos, é importante escolher modelos que tenham ao menos 25cm de profundidade e uma boca larga, para que o solo possa absorver a irrigação sem encharcar e para possibilitar uma boa nutrição das raízes.

Mudas e Plantio

As sementes de petúnia são frágeis e tendem a dificultar o processo de cultivo, logo, optar por mudas pode ser uma alternativa para quem não possui muita experiência com hortas ou cultivo de flores. Após germinadas, as flores germinam em um período de 10 a 15 semanas e permanecem florescendo ao longo do ano. É importante, no entanto, replantar as petúnias anualmente, para que as mesmas voltem a crescer com vigor.

Ao posicionar as mudas, é essencial um espaçamento de 30cm entre plantas de porte grande e 15cm para plantas de porte pequeno, uma vez que seus ramos se expandem e podem vir a prejudicar o crescimento da flor vizinha.

como cultivar petúnias : flor petúnia azul

Irrigação

A irrigação das petúnias deve ser feita principalmente na base da planta, entre 2 e 3 vezes ao longo da semana, sempre observando a necessidade de água através do solo. Durante o verão a irrigação deve ser diária, porém sem encharcar o solo.

Cuidados

Os únicos cuidados a serem tomados com as petúnias são relacionados com a presença de fungos, exigindo atenção constante em sua folhagem para a identificação dos mesmos. Caso ocorra a presença de fungos, é recomendada a aplicação de fungicidas orgânicos.

como cultivar petúnias : petúnia pendente

Faça um Jardim em Sua Casa

Inspire-se com as petúnias e comece um jardim em sua casa ou apartamento; com pequenos vasos ou uma jardineira já é possível selecionar algumas flores e dar início à um jardim colorido e cheio de vida. Montar um jardim vertical ou uma pequena horta de temperos é o primeiro passo para quem deseja aprender a montar uma linda horta em casa.

Agora que você conhece os segredos de como cultivar petúnias é hora de partir para a ação e escolher vasos divertidos e coloridos para alegrar ainda mais seu jardim! Compartilhe conosco sua experiência e conte qual seu tipo de flor de petúnia favorito!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.