Transforme seu Lixo Orgânico em Adubo Orgânico Utilizando uma Composteira

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como fazer uma composteira doméstica

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Aprenda o que é e Como Fazer uma Composteira Doméstica e como utilizar a compostagem doméstica (adubo orgânico caseiro) produzido nela.

A Composteira Doméstica é uma excelente opção para quem mora em apartamentos com pouco ou nenhum espaço para fazer a compostagem doméstica e para quem busca maneiras fáceis de reaproveitar o lixo orgânico sem ter de construir uma composteira de larga escala.

Compostagem Doméstica (Adubo Orgânico Caseiro)

Ao colocar minhocas para digerir os restos de alimentos da sua casa, você verá que o resultado desse processo será um composto orgânico caseiro saudável e rico em nutrientes devido às alterações causadas pela presença das minhocas que pode ser utilizado em sua produção orgânica.

Baixe o E-book Completo Gratuitamente

E-book composteira doméstica & minhocário da imgrower

Clique Aqui para Baixar o E-book 


Este E-book é uma pequena parte do Minicurso Gratuito Como Fazer Adubo Orgânico em que ensino:

  1. (Vídeo 1) – Composto Orgânico Caseiro e Rural + 4 Passos para Tornar uma Terra Fértil;
  2. (Vídeo 2) – Bokashi Caseiro e Rural + 3 Fatores Críticos de Sucesso;
  3. (Vídeo 3) – Adubo Líquido Caseiro e Rural + Técnica Secreta

Cadastre-se e recebe agora mesmo o Minicurso Como Fazer Adubo Orgânico.

Materiais Necessários Para Construir Sua Composteira Doméstica

  • 2 Caixas de Plástico Escuras que suportem de 30L à 40L. (Devem ser totalmente escuras, sem transparência alguma no material);
  • Furadeira com brocas de 1/4″ e 1/16” para realizar buracos de drenagem e ventilação;
  • Jornal;
  • 1/2 kg de Minhocas Vermelhas.

Como Fazer uma Composteira Doméstica

como fazer uma composteira doméstica - adubo orgânico caseiro

Passo 1:

Faça aproximadamente vinte buracos igualmente espaçados na parte inferior de cada uma das caixas de plástico utilizando a broca de 1/4″ para esse processo.

Os furos proporcionarão a drenagem da água, além de possibilitar a transição das minhocas de um recipiente para o outro durante o processo de recolhimento do composto.

 

como fazer uma composteira doméstica: passo 1

Passo 2:

Faça furos que possibilitem a entrada de ar na composteiras e que tenham aproximadamente 4cm de distância das bordas da composteira. Utilize a broca de 1/16”.

Em seguida, faça aproximadamente trinta furos na tampa de uma das caixas de plástico.  

como fazer uma composteira doméstica: passo 2

Passo 3:

Prepare uma cama para as minhocas picando pequenas tiras de jornal ou com aproximadamente 2,5cm de espessura. As minhocas precisam de um berço que seja úmido, porém o ambiente não deve estar demasiadamente encharcado.

Umedeça o jornal colocando-o na água e espreme-a em seguida para retirar o ex

cesso de água.

como fazer uma composteira doméstica: passo 3

Cubra o fundo da caixa de plástico com uma camada de até 8-10cm de papel jornal umedecido. Afofe o jornal. Caso tenha folhas secas, coloque-as junto à camada de jornal.

Jogue uma camada de terra para facilitar o processo de digestão das minhocas.

como fazer uma composteira: passo 3.3

Passo 4:

Finalmente, coloque as minhocas em sua composteira.

Você pode capturar as minhocas utilizando um pedaço de papelão umedecido e coloque-o cobrindo às terras de seu jardim durante a noite. Elas tendem a viver nos 8cm que formam a camada orgânica superior, portanto, elas farão um grande banquete com papelão umedecido!

Para capturar as minhocas basta levantar o papelão. Apesar disso, recomendo fazer sua composteira com um tipo específico de minhoca: as californianas. Uma opção muito simples, prática e com um excelente custo benefício é comprar as minhocas (você encontra pela internet mesmo).

como fazer uma composteira doméstica: passo 4

Passo 5:

Corte um pedaço de papelão que cubra perfeitamente sua compostagem e regue até umedecer.

Coloque-o de modo a cobrir a camada superior da compostagem. 

como fazer uma composteira doméstica: passo 5

Passo 6:

Coloque a caixa com o fundo furado em cima da outra de modo que fique um espaço na caixa de baixo para que o chorume (adubo líquido) escorra e fique armazenado nela.

O que é o Composto Orgânico com Minhocas

O composto orgânico caseiro feito com húmus de minhoca será o principal alimento do seu solo, além se servir para reaproveitar quase todo o lixo orgânico de sua casa ou propriedade rural.

Corretor das Propriedades da Terra

O Composto Orgânico, dentre outras funções, servirá como um corretor das propriedades da Terra, uma vez que regula o pH, aumenta a resistência relação às chuvas e erosões, estabiliza o fluxo hídrico de acordo com a necessidade da planta, além de auxiliar na absorção de nutrientes essenciais como o Fósforo e o Cálcio.

No E-Book, ensino como produzi-lo utilizando uma composteira caseira. Ele é uma pequena parte do Minicurso gratuito Como Fazer Adubo Orgânico.


Cadastre-se e recebe agora mesmo o Minicurso Como Fazer Adubo Orgânico.


Vem ai… Semana da Horta Orgânica

Já imaginou como seria viver o sonho de consumir seu próprio alimento orgânico e fresco produzido em casa e de quebra ter mais qualidade de vida, aumentar sua conexão com a natureza, criar um hobby que inclua toda a família ou ter um espaço particular longe do estresse, da ansiedade, da agitação e da “loucura” do dia a dia?

Como já deve ser de seu conhecimento, para começar, é necessário dar o primeiro passo…

Reserve o dia 03 de agosto de 2017 para participar da Semana da Horta Orgânica, um evento 100 % gratuito e online onde você vai aprender, por meio de uma série de vídeos, conceitos fundamentais para produzir sua horta orgânica. E claro, como fazer a sua horta orgânica de forma prática, acompanhando a implementação de uma horta orgânica suspensa dentro de um apartamento e dessa forma conseguir superar os obstáculos que te impedem de viver o sonho de ter uma horta orgânica, seja pela falta de dinheiro ou tempo, ataque de pragas, doenças e ervas daninhas, dentre outras dificuldades que podem ser superadas por meio do uso correto do conhecimento adequado.

Semana da Horta Orgânica

Se inscreva para participar desse evento que promete ser show de bola! (Clique aqui para se inscrever) 

 

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.