Porque Você Deveria se Preocupar com o pH da Água da Sua Produção Orgânica

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
Como medir ph da água - imgrower

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entenda a Importância e como medir pH da Água para Produzir.

Na agricultura convencional e na agricultura orgânica o pH é um dos fatores mais importantes para o equilíbrio do solo. A planta só irá absorver os nutrientes se o solo estiver em condições propícias para tal, logo, para que todos esses elementos estejam disponíveis de forma abundante, é necessário que os íons de Hidrogênio estejam dispostos da maneira exata, ou seja, que o pH esteja adequado. Assista o vídeo:

Porém, muitas vezes o pH do solo está em desacordo com as necessidades das plantas.

Nesse caso é importante utilizar um terceiro fator para proporcionar o equilíbrio. A água é um elemento que deve ser utilizado constantemente na agricultura e é a melhor escolha para regular o pH do solo, pois a água pode possuir diversos valores de pH, sendo ácida, neutra ou alcalina.

O pH, quando ácido demais pode deixar as folhas amareladas e impedem uma absorção saudável de Ferro e Nitrogênio. Já o pH alcalino faz com que os micronutrientes não fiquem disponíveis para a planta, causando uma maior incidência de doenças.

A Importância do pH Para a Fertirrigação e Irrigação

Embora algumas plantas necessitem de um solo com o pH mais ácido ou básico, a maioria dos cultivos são estabilizados com um pH entre 5,5 e 7, variando do levemente ácido ao neutro. O pH da água é uma forma prática de interferir diretamente no pH do solo, fazendo com que este ofereça uma quantidade maior de nutrientes.

O processo de alteração do pH do solo pode ser feito através da fertirrigação ou da irrigação.

Onde compostos são introduzidos na água e em seguida são misturados ao solo de maneira natural, sem a necessidade de produtos químicos. Esse processo é ideal para o sistema de adubação orgânica, pois dispensa o uso de agrotóxicos e outros elementos sintetizados para regularem o pH, utilizando apenas a água como fator modificante.

Como o Produtor Pode Corrigir o pH da Água

O tratamento da água consiste na acidificação ou na alcalinização de seus componentes, alterando assim a proporção os íons de Hidrogênio. Para ter o controle do pH da água o agricultor deve utilizar um pHmetro, ou seja, um medidor de pH digital. Esse aparelho pode ser adquirido facilmente e é essencial para o controle da produção orgânica e convencional.

Com os dados em mãos o produtor pode analisar quais são as necessidades do solo, e qual o pH da água é ideal para aquele cultivo em específico. O uso desses aparelhos também é importante para o controle constante, pois com o passar do tempo o pH da água e também do solo podem ser modificados.

O pH da Água e a Agricultura Orgânica

A fertirrigação em si é uma forma de introduzir uma maior quantidade de nutrientes ao solo através da água. Ao regular o pH da água junto à fertirrigação, o produtor está estabelecendo um sistema de fertilização e nutrição orgânica de forma sustentável.

Para a agricultura orgânica esses processos naturais de controle é uma forma eficiete de oferecer um tratamento de qualidade para a plantação. O produtor orgânico também pode (e deve) utilizar os adubos orgânicos e a fertirrigação com regulação de pH para mudas e estufas, aproveitando ainda mais os espaços disponíveis e mantendo o cultivo sempre orgânico e livre de produtos químicos prejudiciais à saúde.

 

Se gostou do conteúdo, tiver alguma dúvida, quiser compartilhar experiências ou até mesmo uma ideia, deixe seu comentário abaixo (ele é muito importante para mim).Obrigado!

 

Até mais,

Thiago Tadeu Campos