Tudo Sobre Como Plantar Batata Orgânica

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar batata orgânica

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Aprenda como plantar batata orgânica e quais suas vantagens para a sua saúde.

Sobre a batata Orgânica

A batata inglesa é originária da América do Sul, e atualmente é cultivada na maioria dos países, em todo o mundo. A batata pertence a família das solanáceas, a mesma família do pimentão, da berinjela e do tomate.  É considerada um alimento capaz de nutrir a crescente população mundial, pois apresenta além de potencial energético, vitaminas, proteínas e sais minerais.

A batata ainda contém vitamina C e do complexo B, é rica em potássio, magnésio e ferro. Por apresentar baixo teor de sódio, pode ser empregada em dietas que exigem baixos níveis de sal. A batata inglesa é largamente utilizada na cozinha em todo o mundo, de diversas maneiras, como fritas, em forma de purês, cozidas, assadas e também em saladas. É um tipo de alimento considerado prático e versátil e indicam um potencial de investimento e desenvolvimento de produtos industrializados. No Brasil, a batata é bastante cultivada na região Sudeste e Sul, principalmente por conta das condições climáticas favoráveis e do hábito alimentar da população, com origens e descendências europeias. Neste artigo, você vai aprender como plantar batata orgânica.

como plantar batata orgânica : batata orgânica

Variedades de batatas

Existem diferentes variedades de batata, com aproximadamente 3000 espécies em todo o mundo. Embora muitas cultivares de batata tenham coloração branca ou amarela na polpa e casca branca, existem diversas variações de cores. Elas são basicamente dividas entre as variedades de crescimento determinado e indeterminado, ou seja, aquelas de crescimento indeterminado irão crescer por mais tempo, e, em alguns ambientes de cultivo, precisarão de alguma forma de controle para interromper o crescimento das folhas e dos talos, antes da colheita. Em variedades indeterminadas é necessário programar a dessecação das folhas para maximizar a produtividade e potencializar as características de qualidade do tubérculo batata. Ao seguir o manejo de produção detalhado neste artigo, você entenderá como plantar batata orgânica.

como plantar batata orgânica : variedades de batata

Vantagens de cultivar batata orgânica

Como já falei anteriormente aqui no blog, o cultivo orgânico apresenta inúmeras vantagens para os produtores e também para os consumidores. É um sistema de cultivo, que além de agregar maior valor aos produtos através do seu manejo de produção, reduz o custo de produção com insumos que podem ser preparados na propriedade. Isso proporciona maior autonomia para o produtor, que se torna independente de insumos importados, que são muito caros. Devemos sempre ter em mente que o Brasil importa grande parte de seus fertilizantes de agrotóxicos, e os mesmos tiveram aumento de 120 e 70%, respectivamente, no período de 12 meses. A produção de batata utiliza um volume considerável de agrotóxicos, e por isso, o cultivo de batata orgânica seria muito vantajoso para garantir a saúde do produtor, consumidor e meio ambiente.

Como plantar batata orgânica

Escolha da área

Ao escolher a área devemos nos atentar para cultivar em locais onde não foram cultivados nos últimos três anos batata e outras espécies da mesma família botânica. Independentemente do local a ser cultivado o pé de batata, se em canteiros ou vasos, é importante saber se o solo já teve problemas com contaminações de murchadeira e fusariose.

Escolha da batata-semente de boa qualidade para a produção orgânica

A escolha da batata semente é importante para evitar contaminação por viroses (doenças que causam a degeneração), sem brotação ou com brotação excessiva e/ou esgotada. O plantio de batata-semente em dormência, origina lavoura desuniformes e de fraco desenvolvimento. No cultivo de batata orgânica é fundamental o uso de cultivar resistente às doenças foliares.

como plantar batata orgânica : batata brotando

Época de plantio

A batata não tolera geadas e excesso de umidade. Temperaturas noturnas elevadas, na época de tuberização, prejudicam e até impedem a formação de tubérculos. Plantio de outono e de inverno (março/abril), em regiões onde não ocorrem geadas (Litoral). Plantio de primavera (setembro/outubro), em regiões onde ocorrem geadas. Plantio de verão (dez./janeiro), onde as temperaturas são amenas no verão (Planalto).

Clima

A batata cresce melhor em clima ameno, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 15°C e 25°C. Quando a temperatura do solo ultrapassa 27°C, a formação dos tubérculos é inibida.

Luminosidade

A batateira necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões de clima quente, a batata pode ser cultivada com sombra parcial.

Espaçamento

Os sulcos de plantio geralmente têm 10 a 15 cm de profundidade, com espaçamento de 70 a 90 cm, dependendo da finalidade da produção. Para batata consumo, o espaçamento entre sulcos é de 80 a 90 cm. O espaçamento entre as linhas deve permitir o tráfego de máquinas durante os tratos culturais. A distância entre as plantas, nas linhas, varia de 30 a 40 cm para a produção de batata-consumo e de 20 a 25 cm para o cultivo de batata-semente. A profundidade de plantio depende das condições do solo. Em solos argilosos, normalmente os tubérculos semente são posicionados de 3 a 5 cm abaixo da superfície do solo, já em solos de textura média ou arenosa a profundidades pode ser de até 10 cm.

como plantar batata orgânica : produção de batata

Solo

O solo precisa apresentar boa drenagem, devem ser evitados solos muito argilosos. É muito importante fazer análise do solo para fazer a recomendação de adubação e correção de acidez de maneira adequada. O excesso de calcário eleva o pH do solo que favorece a sarna comum, doença que contamina os tubérculos e o solo. O excesso ou a deficiência nutricional favorecem as doenças foliares e afeta a qualidade dos tubérculos.

Adubação

Recomenda-se a análise do solo e dos teores de nutrientes do adubo orgânico, com antecedência. Plantas bem nutridas são mais resistentes às doenças e pragas, produzindo tubérculos de melhor qualidade. O desequilíbrio nutricional aumenta a suscetibilidade às doenças da folhagem e à sarna dos tubérculos e, pode afetar a qualidade culinária e industrial da batata. Aqui no Blog, já ensinei como fazer adubação orgânica equilibrada.

Irrigação

A batata é muito exigente em água, mas também pode ser prejudicada pelo excesso. O sistema de irrigação por aspersão, embora seja o mais utilizado, favorece a ocorrência de doenças foliares (requeima e pinta-preta). Para diminuir este problema, recomenda-se sempre que possível, a irrigação pela manhã para evitar que a folhagem permaneça com umidade durante a noite.

Colheita

A batata consumo deve ser colhida em dias secos, amenos e com baixa umidade no solo para evitar a contaminação dos tubérculos por doenças. A classificação deve ser feita por tamanho. Após a embalagem em sacos, deve-se guardar as batatas em locais limpos, ventilados e escuros para evitar o esverdeamento. Recomenda-se apenas a escovação dos tubérculos, evitando-se a lavagem dos mesmos.

Horta Orgânica em Casa

Ter uma horta em casa, além de proporcionar saúde e bem-estar para a família, você também estará contribuindo com o meio ambiente e recursos naturais. Fazer uma horta orgânica aumenta o seu contato com a natureza e também permite economia com feiras e supermercados. Após seguir as recomendações deste artigo, você terá como plantar batata orgânica também na sua hortinha!

como plantar batata orgânica : adubo orgânico para batata

E aí, gostou de conteúdo? O que achou das orientações de como plantar batata orgânica na sua horta? deixe seu comentário abaixo (sua opinião é muito importante para mim!).

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.