Tudo que Você Precisa Saber para Plantar Coentro Orgânico

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar coentro orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entendas as características e Como Plantar Coentro Orgânico.

O coentro está entre as ervas aromáticas mais marcantes da gastronomia mundial. Tem sua origem na região leste do mediterrâneo e oeste da Ásia. Seu aroma forte e sabor característico fazem do coentro uma planta essencial em todas as cozinhas, principalmente para quem gosta de preparar pratos da gastronomia mediterrânea e peixes.

Além de ser utilizado como tempero, o coentro orgânico também tem seu protagonismo na medicina, uma vez que é rico em vitaminas, riboflavina que é a Vitamina B12, e proporciona melhoras em incômodos gastrointestinais. Tanto as folhas quanto os frutos do coentro orgânico podem ser utilizados no dia a dia.

Como Plantar Coentro Orgânico

Possuir um pé de coentro orgânico em sua casa é uma carta na manga, principalmente para quem gosta de ousar na cozinha e busca experimentar novos sabores. O coentro é uma planta versátil, que pode ser plantada em hortas orgânicas, pequenos canteiros e até mesmo em vasos suspensos. Plantar coentro pode ser o primeiro passo para quem deseja começar a cultivar alimentos orgânicos em casa, pois é de fácil cultivo e os resultados surgem rapidamente, sendo um incentivo para produzir sempre mais.

como plantar coentro na horta orgânica

Semente

A semente do coentro orgânico é um tanto quanto delicada e por isso exige mais cuidado durante a plantação. Em alguns casos é importante hidratar as sementes 24 horas antes do plantio. O produtor deve buscar sementes de coentro orgânicas e saudáveis. Adquirir sementes de outros produtores orgânicos é uma opção para quem não sabe onde encontrar as sementes ideais.

Ao contrário de diversas plantas, o coentro não suporta bem o transplante devido à fragilidade das raízes, logo, a formação de mudas, em sementeiras não é recomendada. Uma alternativa é montar a horta em vaso, associando o coentro orgânico com outras hortaliças e temperos.

como plantar coentro orgânico : semente de coentro orgânico

Solo

Quem quer aprender como plantar coentro orgânico, deve saber que precisa de um solo fértil e bem drenado, mas com alguns pontos a serem levados em consideração, como por exemplo, a quantidade de Nitrogênio, que em excesso pode atrasar todo o desenvolvimento e o amadurecimento da planta. Caso haja necessidade de correção da fertilidade, é possível utilizar adubos orgânicos para reparar a quantidade de Fósforo e Potássio.

Plantio

Para aprender como plantar coentro orgânico, você precisa saber que a formação de mudas em sementeira não precisa ser feita, basta escolher o local e realizar o plantio. As sementes devem estar depositadas entre 2cm 2,5cm da superfície do solo. Com relação ao espaçamento entre linhas de plantio, é recomendada a distância de 30cm e entre as plantas de 5cm a 10cm, variando de acordo com o espaço disponível.

Ao plantar em vasos, deve-se respeitar o espaçamento mínimo entre plantas e após um pequeno período, o produtor deve retirar as plantas mais fracas para que as demais cresçam com mais vigor. A germinação ocorrerá entre uma e duas semanas após o plantio.

Clima

Embora seja uma planta delicada para o manejo, o coentro orgânico é bem resistente às variações climáticas. Não é recomendado plantar ou colher coentro durante o inverno pois temperaturas muito baixas podem parar o seu crescimento ou torna-lo lento, entretanto a planta suporta variações de 20°C a 30°C durante a germinação e 18°C e 25°C no período de desenvolvimento. É necessário evitar cultivar o coentro orgânico em temperaturas baixas. O melhor florescimento do coentro se dá entre a primavera e o verão.

como plantar coentro orgânico : como plantar hortaliças orgânicas

Iluminação

A iluminação durante o desenvolvimento do coentro é um dos fatores determinantes para a qualidade do produto final. A planta exige uma alta iluminação, podendo essa ser realizada através de luz solar direta ou sombreamento parcial. Em situações de cultivo protegido, é possível plantar o coentro orgânico e regular sua qualidade através da iluminação artificial.

Quanto maior for a quantidade de sol recebida pela planta, melhor será seu sabor e seu aroma. Contudo, vale ressaltar que o excesso de luz solar direta pode queimar as folhas ou prejudicar seu desenvolvimento, sendo necessário um acompanhamento diário do produtor orgânico para encontrar o equilíbrio na iluminação.

Irrigação

O melhor método de irrigação para quem quer plantar coentro orgânico é o uso de irrigação por aspersão, pois não encharca o solo, mas em ambientes domésticos o sistema de gotejamento ou a irrigação manual são opções viáveis. O solo deve estar sempre úmido, nunca encharcado,  na primeira fase do desenvolvimento da planta, em seguida, as irrigações devem ser mais espaçadas desde que não deixem o solo seco.

como plantar coentro orgânico : horta em vaso

Tratos Culturais

O coentro é uma planta que não necessita de grandes esforços, principalmente por ser um inseticida natural. O forte cheiro das folhas faz com que pragas e insetos se afastem da plantação. Diversos agricultores orgânicos utilizam essa característicaa do coentro para associar a planta às demais hortaliças. As folhas de coentro também podem ser utilizadas na preparação de um inseticida natural para combater ácaros e pulgões.

O produtor orgânico deve estar atento à possíveis infestações de ervas espontâneas, pois elas competem com o coentro orgânico pelos nutrientes do solo. As ervas daninhas podem ser carpidas ou retiradas com a mão.

A adubação de cobertura é uma técnica indicada para fazer a manutenção da fertilidade do solo, os adubos de cobertura são facilmente absorvidos e agem mais rápido no enriquecimento do solo.

Colheita

A colheita do coentro orgânico pode ser realizada entre 50 e 70 dias após a plantação suas folhas e sementes devem ser retiradas o mais próximo possível do uso. Colher em demasia, sem que seja realmente preciso, faz com que o coentro perca suas propriedades. Assim como os principais temperos, quanto mais fresco, mais perfumado e saboroso o coentro orgânico será.

como plantar coentro orgânico : adubos orgânicos para hortas

Consuma Temperos Orgânicos!

O consumo de hortaliças orgânicas é essencial, principalmente com a alta quantidade de agrotóxicos e produtos químicos colocados nos alimentos industrializados. A alimentação orgânica é uma alternativa para garantir uma vida saudável e sustentável. Ao plantar coentro orgânico e demais hortaliças, você poderá reutilizar o lixo orgânico doméstico como adubo e terá sempre à disposição produtos ricos em nutrientes e realmente orgânicos.

Para aqueles que tem dúvidas de como fazer uma horta orgânica, o processo é simples e fácil, podendo ser realizado tanto em interiores quanto exteriores, inclusive em apartamentos. O coentro orgânico também pode ser revendido em feiras orgânicas e compartilhado com amigos, incentivando o consumo orgânico.

Agora que aprendeu como plantar coentro orgânico, é sua vez de botar a mão na massa! Deixe seu comentário abaixo dizendo como vai fazer para plantar o seu coentro orgânico aí na sua casa ou propriedade rural… (sua opinião é muito importante).

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.