Fácil e Nutritivo: Descubra Como Plantar Couve Orgânica

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar couve orgânica

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Você Sabe Quais os Benefícios da Couve?

Descubra Como Plantar Couve Orgânica. A couve (Brassica oleracea) é uma hortaliça muito apreciada pelos brasileiros, assim como suas parentes da família das brassicas, como o repolho, o brócolis, a rúcula, o nabo, o rabanete. Mas a couve não tem origem no Brasil: ela é das terras do Mediterrâneo. Isso não é um problema, pois ela traz muitos benefícios para quem a consome, além de ter um cultivo fácil.

A couve, que pode ser consumida crua, frita ou cozida, é fonte de beta-caroteno, vitamina A, C, E e do complexo B, ferro, cálcio, potássio, fibras. Tem potencial preventivo de câncer, ajuda na qualidade dos ossos, dentes e sangue, deixa a pele saudável, atua na desinfecção do intestino, combate as doenças do fígado, combate os vermes, entre tantos outros benefícios.

aprenda a plantar couve orgânica : couve

Descubra como plantar couve orgânica na sua horta e a garantir que esse alimento esteja sempre à disposição, seja pelas propriedades nutritivas, seja pelo potencial medicinal.

Escolha as Cultivares

Existem 5 variedades de couve mais populares. Escolha a sua pesquisando suas características específicas, e então a que melhor se adequa no ambiente que você tem disponível para cultivo.

Couve Manteiga: folhas lisas, arredondadas e macias.

Couve Crespa: folhas crespas, enrugadas, doces.

Couve Roxa: folhas roxas, é resistente a temperaturas muito baixas.

Couve Preta: folhas enrugadas, longas e finas.

Couve Portuguesa: folhas grandes, espessas, e é tolerante a variações do clima.

Condições Para que Você Possa Plantar Couve Orgânica

Agora que você viu que existem várias variedades, fique atento às recomendações gerais de plantio.

Época de Plantio

A couve pode ser cultivada durante todo o ano, mas sua preferência é pelos meses de fevereiro a maio, quando o clima está mais ameno. A época de plantio de verduras e legumes depende também da cultivar, então verifique qual a que você quer plantar para obter essa informação mais assertiva.

Temperatura

A temperatura ideal é 22ºC, que permite um cultivo durante todo o ano. Em outras condições, faça seu plantio nos meses mais úmidos e menos quentes.

As sementes de couve não podem ser semeadas durante invernos rigorosos, mas ela prefere ser cultivada em climas amenos.

Luminosidade

Quando em condições amenas, a couve deve ser cultivada sob sol pleno. Caso o clima esteja mais quente, é necessário deixar uma meia sombra.

aprenda a plantar couve orgânica : couve folha

Solo

Um solo bem drenado, fértil, com pH próximo ao neutro é o ideal para o plantio de couve.

Para saber como preparar a terra para sua horta orgânica, você pode ler o que ensinei no blog sobre substratos.

Como Plantar Couve Orgânica

Para aprender a plantar couve orgânica, você pode escolher partir para as sementes ou pelos rebentos.

No caso das sementes, coloque-as na sementeira com o substrato adequado, a 1 cm de profundidade, e espere a germinação, que deve ocorrer, no máximo, com 14 dias. Agora, você só poderá transplantar sem problemas quando sua muda tiver 10 cm e pelo menos 6 folhas. Faça isso quando o clima estiver mais ameno também, para que ela não sofra muito. Irrigue ao plantar.

Se optar por utilizar o rebento, você vai encontra-lo perto do caule principal. Tire-os da base da planta, se tiverem no mínimo 20 cm, e plante em solo já úmido.

No Canal Somos Verdes você pode ver como plantar couve e outras dicas.

Espaçamento

O espaçamento recomendado é de 50 cm a 1 m entre as linhas, e de 25 cm a 50 cm entre as plantas, na linha. Isso pode variar conforme as variedades, e conforme sua necessidade. Espaçamentos maiores possibilitam que as plantas tenham maior área para se desenvolver e fiquem maiores que aquelas em espaçamentos menores, embora o número de plantas diminua.

aprenda a plantar couve orgânica : horta no quintal

Adubação

Para nutrir sua couve, utilize adubo orgânico. Você pode colocar também emulsão de peixe ou chá composto para adubar.

Irrigação

O solo deve estar sempre úmido. Quando você for fazer a irrigação, verifique seu estado primeiro. Condições de encharcamento fazem mal às raízes e favorece o surgimento de doenças.

Colheita

Com todas as condições favorecendo a couve, ela poderá ser colhida nos 10º a 16º meses. Deixe pelo menos 5 folhas mais jovens ainda na planta, para que ela se recupere e continue produzindo.

Ao realizar a colheita, faça o corte a 2 cm do solo, para mantê-la produzindo. Outra dica é, se elas chegaram no ponto da colheita, não deixe as folhas na planta, pois elas podem acabar perdendo a maciez e ficando amargas.

aprenda a plantar couve orgânica : horta orgânica

Tratos Culturais

Mantenha a cobertura morta, para manter a umidade do solo e evitar que plantas daninhas prejudiquem o plantio na horta orgânica.

Sempre verifique se as condições de irrigação e adubação estão adequadas, e atenção especial à ocorrência de pragas e doenças.

Lagartas, traças e pulgões são algumas pragas da couve. A traça e a lagarta podem ser combatidas com a pulverização nas folhas do preparado de sálvia, que é uma planta medicinal aromática. Para combater as lagartas, ainda pode ser pulverizado chá de boldo. Essas medidas são para repelir as borboletas que geram as lagartas.

Para combater o pulgão podem ser pulverizados outros inseticidas naturais, como, por exemplo, calda de pimenta. No caso da pimenta, a aplicação pode ser feita até 12 dias antes da colheita, para que o efeito do odor se dissipe nas folhas.

Algumas doenças são a podridão negra e a alternariose. A podridão negra é causada por uma bactéria, e a alternariose, por fungos. Tente se valer das medidas preventivas, que incluem rotação e diversificação de culturas, retirada de restos culturais, utilização de sementes e mudas sadias, entre outras técnicas. Caso não seja possível e se observe a ocorrência dessas doenças, você pode utilizar a calda bordalesa.

Descubra Como Plantar Couve Orgânica, deixe abaixo seu comentário/opinião sobre esse cultivo. Sua opinião é muito importante para mim!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.