Aprenda a Plantar Flores Orgânicas e Ter uma Horta Mais Colorida e Saudável

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar flores

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Saiba Como Plantar Flores Orgânicas, as Melhores Para Cada Local e Como Fazer a Manutenção

A Importância de se Plantar Flores

As flores, muito utilizadas como plantas ornamentais, carregam consigo algumas propriedades que a tornam importantes para a purificação do ar e para a alimentação, o que contribui para a melhoria da saúde mental e do corpo, e são excelentes para atrair polinizadores como borboletas e abelhas.

como plantar flores : orquídeas

Além desses benefícios, elas podem ser cultivadas em pequenos espaços, em ambientes mais internos como apartamentos, em hortas suspensas ou hortas orgânicas. Isso só depende da espécie e das condições do local em que forem plantadas.

Saiba Quais Flores Plantar

O primeiro passo de como plantar flores orgânicas é selecionar as espécies. Então pesquise e veja se em sua horta tem as condições ótimas para o cultivo. Aqui estão algumas sugestões:

Rosas: interessantes para se ter em um jardim pois podem ser plantadas como arbustos ou trepadeiras. São utilizadas como enfeites na culinária e possui aroma agradável.

Margaridas: seu aroma atrai polinizadores como abelhas e mariposas e deixa o local mais bonito.

Tulipas: além da beleza, são fáceis de serem cultivadas, pois conseguem sobreviver em diversas condições.

como plantar flores : plantar flores

Cravos: são fáceis de se cultivar e possuem cores diversas, dando um toque mais vivo ao jardim.

Orquídea borboleta: esta orquídea consegue se desenvolver bem em locais fechados e até com ar condicionado.

Orquídea sapatinho: ideal para locais com sombra, sendo utilizada para decoração de interiores como sala de estar.

Dente-de-leão: utilizado na culinária por seu sabor adocicado, semelhante ao mel.

Hibisco: pode ser cultivado como arbusto ou árvore, essa planta é comestível e possui um sabor cítrico.

como plantar flores : como cultivar flores

Lírio da paz: indicada para ambientes que recebem pouca luz, pode ser colocada em interiores e, além da beleza, ajuda a purificar o ar.

Outras espécies que exuberam beleza são: delfínio, amor perfeito dos jardins, asessippi lilás, áster, astilbe, astromélia, boca de leão, calêndula, candytuft, dálias, deladeira, gailárdia, gerânio, ipomeia, jasmim azul, lavanda, miosótis, nemésia, entre outras.

Você pode escolher as espécies também por serem anuais ou perenes. As anuais têm um ciclo de vida curta, com duração de um ano. Depois de florir, elas formam as sementes e então morrem. As perenes vivem por anos ou décadas. Elas dão flores na época favorável, por exemplo, na primavera, e depois a parte que fica acima do solo fica dormente ou morre, porém, a planta ainda está viva e florescerá outras vezes. As anuais geralmente precisam de mais cuidados quanto à fertilização e irrigação que as perenes.

Escolha o Local Adequado e Prepare o Solo

Para se ter um jardim ou horta orgânica com uma beleza exuberante oriunda das flores, é preciso tomar alguns cuidados com a iluminação, o solo e a manutenção.

Escolha o local pensando no solo e na iluminação. Prefira lugares em que se tenha sol e sombra durante o dia, mas existem plantas que exigem um pouco mais ou menos de luz. Verifique as características das plantas que se pretende cultivar e, se for fazer um jardim ou horta com mais de uma espécie, escolha aquelas que são parecidas. Geralmente as flores precisam de sol por 6h a 8h por dia durante a primavera, pois é do sol que vem a energia para produzirem flores.

como plantar flores : plantas ornamentais

Recomenda-se o preparo do solo com o afofamento da camada superior, aproximadamente uns 15 cm; boa quantidade de matéria orgânica; e aplicação de adubo orgânico para fornecimento de nutrientes para as plantas. Plante em solos não muito arenosos nem muito argilosos (pegajoso).

Como Plantar Flores Orgânicas

Para plantar as flores em vasos, o vaso deve possuir um furo no fundo para a saída da água, e é importante colocar pedras antes de colocar o solo, para que a água saia sem que se perca o solo. Após colocar o solo já preparado e adubado, coloque a semente ou a muda. A profundidade para dispor as sementes depende de cada espécie e, normalmente, essa informação vem na embalagem quando se compra flores, porém, uma média é de 6 cm de profundidade. Se as raízes estiverem muito grandes ou entrelaçadas no fundo, no caso das mudas, pode-se podá-las. Depois, dê socos no solo para assentá-lo e deixá-lo firme, mas com cuidado. Agora é só regar.

como plantar flores : horta

Se sua intenção for como plantar flores orgânicas em vaso e depois colocar no jardim, faça um buraco no solo com tamanho duas vezes maior que o vaso. Ao fundo, coloca-se o adubo, rega-se e, assim que a água for absorvida, disponha a planta. Agora cubra com terra, com cuidado para o caule não ficar coberto, mantenha irrigado, e dê leves socos para assentar o solo e o deixe ao nível do solo do jardim.

Aprenda a Fazer a Manutenção do Seu Jardim ou Vaso

Para manter suas plantas bem hidratadas, coloque água no solo ao redor das flores, toda semana, e deixe que essa água atinja uns 2 cm a 4 cm, em jardins. Em potes, como o solo é em menor quantidade e por isso segura menos água, é preciso molhar com mais frequência. Essas regas podem ser feitas no início da manhã ou final da tarde, para evitar a evaporação da água. Não encharque o solo.

Outra medida de manutenção é a limpeza do seu jardim. Retire todas as ervas daninhas e lixos, e fique atento para a ocorrência de doenças. Retire também as folhas velhas (marrons), e, se desejar, corte as flores para bouquets – algumas florescem novamente.

como plantar flores : hortas domésticas

Fique atento ao tamanho das suas plantas. Se plantadas em vasos, estas irão crescer e precisarão ser colocadas em vasos maiores. Se plantadas em jardins, pense em colocar estacas de bambu ou de galhos de árvores como suporte para elas.

Agora que você aprendeu mais sobre como plantar flores orgânicas, compartilhe suas experiências e conte se já tentou plantar flores em casa. Sua opinião é muito importante!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.