Tudo que Você Precisa Saber para Plantar Gengibre Orgânico

livia
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar gengibre orgânico

(Artigo escrito por livia)

Aprenda Tudo Sobre Como Plantar Gengibre Orgânico e a Ter Esse Milenar Produto Sempre à Disposição

Sobre o gengibre

O gengibre é uma planta bastante conhecida e tem suas origens na Ásia, mais especificamente na Ilha de Java, e também na Índia e China. A partir desses locais, a planta foi difundida por diversas regiões tropicais do mundo. Na Europa é conhecida há muitos séculos, por ter sido levada através das grandes Cruzadas. Em nosso país, o gengibre chegou em menos de um século após o descobrimento. Como era uma planta muito comum de ser encontrada, os naturalistas que visitavam o Brasil, no período colonial, achavam que se tratava de uma planta nativa.

 

como plantar gengibre orgânico : gengibre

Benefícios de cultivar gengibre orgânico

Muitas pessoas consideram que o gengibre seja uma raiz, no entanto, o gengibre é um rizoma (um tubérculo, como a batata), com a característica de possuir caules retorcidos. O uso do gengibre proporciona inúmeros benefícios, principalmente por ser um alimento rico em propriedades medicinais. O gengibre é utilizado como planta medicinal há mais de três mil anos, sendo empregado para diferentes males. É considerado rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Apresenta inúmeros benefícios para a saúde humana. Existem muitas maneiras de utilizar o gengibre. Aqui neste artigo, vamos descrever como utilizar o gengibre e como plantar gengibre orgânico. Os benefícios do gengibre podem ser adquiridos através do chá de gengibre, ingerindo a água de gengibre e também através da ingestão do gengibre com limão. Muitos estudos relatam que o gengibre emagrece, acelerando o metabolismo, e também relaxando o sistema gastrointestinal, e ainda na prevenção de náuseas e vômitos.

Além de todos esses benefícios, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago. O gengibre também pode ser consumido in natura, apresenta um sabor forte, entretanto, refrescante e agradável. Com tantos benefícios, o mais adequado é que o gengibre seja cultivado sob manejo orgânico. Quando o gengibre é cultivado no sistema orgânico, suas propriedades medicinais e sabor, serão mais preservados, isentos de contaminantes químicos. Conforme já falei aqui no Blog, o cultivo orgânico assegura que as principais propriedades dos alimentos sejam mantidas e além disso, os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis, preservam a saúde humana e a o meio ambiente. Aqui neste artigo você aprenderá como plantar gengibre orgânico.

como plantar gengibre orgânico : chá de gengibre

Espécies de gengibre

Existem diferentes espécies de gengibre. Um dos mais conhecidos é o gengibre de Kahili. Ele apresenta um sabor intenso, mas é bastante apreciado na culinária. É a variedade de gengibre mais utilizada no Brasil.

A característica de plantas de gengibre é que suas flores possuem formas inusitadas. Os diferentes tipos de plantas de gengibre apresentam grande variedade de arranjo floral, tamanho dos rizomas, formas de folhas, etc. Vamos apresentar alguns tipos de gengibre para vocês.

O Ginger Spiral é considerado indígena, oriundo da região Sudeste da Ásia. Ele pode crescer bem em uma variedade de condições climáticas como no clima temperado ou subtropical. Esta planta é utilizada no tratamento de doenças como febre, bronquite, erupção, asma entre outros.

Ginger escondido é conhecido por este nome por apresentar flores escondidas dentro de folhas. É também chamado de cúrcuma. Em alguns casos, uma mancha vermelha é encontrada nas folhas. Ele cresce bem em vasos, no entanto, os rizomas necessitam frequentemente de água, uma vez que cresce a uma taxa rápida. Zingiber é um tipo de gengibre caracterizado por flores de cor creme-amarela.

Lírio de borboleta é um tipo de gengibre muito utilizado para fins de jardinagem. Os rizomas desta planta crescem rapidamente e, portanto, é preciso transplantar com frequência.

como plantar gengibre orgânico : gengibre na horta

Como plantar gengibre orgânico

Cultivar gengibre é fácil e muito recompensador, pois depois de cultivado, só necessita fazer a irrigação e aguardar para que ele amadureça e você possa desfrutar de um alimento fresco e saboroso no seu prato. A melhor época para iniciar o cultivo do gengibre é no início da primavera, pois ele é uma planta de clima tropical e não sobrevive a geadas.

Escolha sua planta de maneira correta. Como já falamos, há muitas espécies de gengibre. Para cultivar o tipo comestível, escolha da espécie Zingiber officinale. Você pode adquirir em mercados ou mercearias. Escolha os rizomas com bastante vigor, livres de rugas e com pequenos pontos visíveis (“olhos”) nas extremidades dos “dedos”. Compre gengibre orgânico, se possível. Gengibre não orgânico pode ter sido tratado com um inibidor de crescimento.

como plantar gengibre orgânico : como cultivar gengibre orgânico

Dicas para o plantio

Caso você queira cultivar mais do que uma muda, corte o gengibre com uma faca ou tesoura de jardineiro desinfetada. Cada pedaço de 2,5 cm a 3,75 cm de largura com um ou mais “olhos” podem se desenvolver como uma planta individual. Depois de cortar, deixe os pedaços em um local seco por alguns dias para que cicatrizem. Calos de proteção se formarão sobre a superfície cortada, reduzindo o risco de infecção. Cada pedaço de gengibre precisa de 20 cm de espaço.

Prepare o solo. O gengibre se desenvolve em solos de alta qualidade com boa drenagem. Para o cultivo orgânico, use adubos orgânicos como o Bokashi para o plantio.

O gengibre prefere sombra parcial, com apenas a luz do sol matinal, longe de grandes raízes. Caso você esteja cultivando gengibre em vasos, escolha um recipiente que tenha pelo menos 30 cm de profundidade. Um vaso de plástico é melhor do que um de terracota, desde que você faça muitos buracos de drenagem em sua base.

Regue o local logo após o plantio. Verifique o solo diariamente e regue antes que ele seque completamente. Mas não deixe o solo encharcado, pois poderá favorecer o apodrecimento da planta.

Para a colheita, o gengibre apresenta aroma mais intenso quando seu desenvolvimento ocorre no chão. Aguarde o caule amarelar para fazer a colheita.

O gengibre costuma ser uma planta bem resistente à pragas e doenças, mas os principais insetos praga são o pulgão, a cochonilha, alguns besouros e a larva-arame. A melhor forma de combate-los é utilizando o controle biológico de pragas, como o uso de nematoides entomopatogênicos, também parasitoides e fungos entomopatogênicos. Também existem algumas caldas naturais que podem ser utilizadas no controle dessas pragas.

E aí, gostou do artigo? O que achou das dicas de como plantar gengibre orgânico? Deixe seu comentário abaixo (sua opinião é muito importante!).

livia