Tudo que Você Precisa saber para Plantar Girassol Orgânico

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar girassol orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Conheça Todos os Benefícios e Saiba Como Plantar Girassol Orgânico em Seu Jardim.

Como Plantar Girassol Orgânico e Suas Vantagens

O girassol é uma das flores mais bonitas, e também mais populares ao redor do mundo. Seu porte majestoso e os movimentos proporcionados através da rotação em direção à luz solar diariamente fazem do girassol uma planta única, que além da beleza pode oferecer óleos essenciais e sementes que são tradicionalmente utilizadas na gastronomia mundial torradas ou até mesmo cruas.

Além disso, a planta ornamental pode ser utilizada na decoração de diversos ambientes, desde que exista uma pré-seleção da espécie cultivada, visto que alguns girassóis podem alcançar até 4 metros de altura.

como plantar girassol orgânico : girassois

Como Plantar Girassol Orgânico

Contudo, uma das maiores vantagens de como plantar girassol orgânico é sua praticidade, podendo ser cultivado em qualquer espaço onde haja luz e não exigindo cuidado em demasia. Para quem deseja renovar o ambiente ou até mesmo incentivar as crianças a cultivar plantas orgânicas em seu jardim, o girassol é uma excelente escolha tanto pela praticidade quanto pela facilidade em como plantar.

Solo e Irrigação

Alguns detalhes, no entanto, devem ser observados antes de plantar o girassol orgânico em qualquer lugar, como as propriedades do solo. Apesar de ser uma planta resistente, o girassol se desenvolve melhor quando exposto em um solo bem drenado, profundo e fértil, de modo a absorver a água e mantê-lo úmido sem que as raízes estejam encharcadas. O pH deve ser mantido entre 6 e 7,5 e uma vez que desenvolvidos, os girassóis suportam leves períodos de seca.

É importante que as plantas sejam irrigadas constantemente em horários frescos. As mudas devem ser irrigadas duas vezes ao dia, porém não devem, em momento algum, permanecerem ensopadas. A quantidade de água será medida de acordo com a temperatura ambiente e com o grau de evaporação, logo, em dias mais amenos é importante reduzir a quantidade de água utilizada na irrigação.

como plantar girassol orgânico : girassol

Plantio

Os girassóis orgânicos são plantas que tendem a ocupar grandes espaços, pois crescem de forma expansiva. Sendo assim, as covas precisam ser organizadas com espaçamento de 40cm entre cada planta e 80cm entre as linhas de cultivo. As covas podem ser feitas sem ferramentas, utilizando as próprias mãos e uma régua para calcular os 4cm de profundidade necessários para enterrar as sementes.

Em casos de cultivo em vasos, é importante escolher vasos fundos e sementes cujas raízes consigam sobrevivem em um espaço reduzido. As espécies de mini girassóis são perfeitas para decorar sacadas e jardineiras ou até mesmo para o cultivo em apartamentos e consultórios. Todavia, é importante tomar cuidado com as mudas, visto que durante o período de germinação os girassóis são demasiadamente sensíveis. A germinação do girassol orgânico pode demorar até duas semanas.

Clima e Luminosidade

Para quem deseja montar uma horta orgânica em casa e utilizar os girassóis como forma de decorar e dar vida ao espaço, é necessário utilizar proteções externas para que o vento não venha a prejudicar o desenvolvimento dos girassóis, especialmente quando os mesmos já estão altos e vigorosos, pois o caule, embora resistente, nem sempre suporta a força do vento.

como plantar girassol orgânico: plantar semente de girassol

Cada uma das espécies de girassol possui sua temperatura ideal de florescimento, mas em geral todas as espécies possuem um melhor desenvolvimento em temperaturas que variam entre 18°C e 30°C, pois o calor em demasia pode danificar a planta e queimar suas folhas. O girassol não deve ser cultivado em locais onde a temperatura cai para 5°C e o espaço escolhido deve receber diariamente a luz solar por algumas horas.

Tratos Culturais

Uma das maiores dificuldades retratadas por agricultores orgânicos que cultivam o girassol está, principalmente, no controle de pragas, visto que os principais causadores de danos à plantação de girassóis orgânicos são as vaquinhas, a lagarta-preta e os percevejos. Já entre as doenças, o mofo branco tende a aparecer em boa parte dos cultivos de girassol orgânico.

Sendo assim, o produtor orgânico deve se utilizar de tratos culturais que não sejam invasivos e que não prejudiquem à saúde do solo. Caso a plantação do girassol seja em vasos ou pequenas horas, é possível retirar manualmente as ervas daninhas e as pragas que surgirem com o passar dos meses, mas em espaços maiores, a recomendação é do uso de insumos agrícolas orgânicos e pesticidas naturais que não possuam produtos químicos em sua composição.

como plantar girassol orgânico : girassol-vermelho

Dessa forma, todo o cultivo estará protegido e sua organicidade será preservada. Em raros casos, a presença de aves pode vir a prejudicar a plantação, sendo necessária a instalação de uma proteção externa para os girassóis orgânicos e as demais plantas ali cultivadas.

Colheita

A colheita do girassol orgânico pode ser feita a partir do 70º dia após a germinação e cada espécie possui uma finalidade específica para a qual será destinada após a colheita. Os frutos secos do girassol, também conhecidos como cipselas podem ser utilizados e revendidos, assim como a sementes e as flores do girassol.

Tanto a indústria alimentícia quando a indústria dos cosméticos orgânicos possui interesse no cultivo de girassóis, portanto, a presença dos produtos orgânicos utilizados como matéria prima está se tornando cada vez mais importante para o mercado como um todo.

como plantar girassol orgânico : plantio de girassol

Cultive Alimentos Orgânicos

Assim como o girassol orgânico, é possível elaborar uma horta repleta de alimentos saudáveis e nutritivos, livres de todo e qualquer insumo agrícola convencional. As pequenas hortas, embora pareçam ineficientes em um primeiro momento, tendem a ser o passo responsável pela mudança no estilo de vida de muitas famílias. Cultivar alimentos orgânicos com crianças é uma forma de trabalhar a responsabilidade individual e a importância do alimento em nosso dia a dia.

A alimentação orgânica, além de natural é nutritiva e envolvente. Não se trata de ir até um estabelecimento e consumir aquilo que é imposto, mas sim de entrar em contato com o produtor (ou até mesmo produzir) dos alimentos e conhecer todo o processo de cultivo. Em longo prazo, esse pequeno gesto garantirá uma vida mais saudável, com qualidade de vida e envolvida em um sistema de agricultura sustentável. Por que não começar hoje mesmo e planejar uma pequena horta orgânica em seu quintal?

Agora que você já sabe como plantar girassol orgânico é hora de dar vida à sua casa com girassóis de todos os tamanhos! Compartilhe com a gente sua experiência de cultivo e envie fotos de seus girassóis. Vamos adorar conhecer sua plantação!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.