Tudo que Você Precisa Saber para Plantar Morango Orgânico

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Descubra Como Plantar Morango Orgânico e quais os seus benefícios Para a Sua Saúde.

Vermelhos, práticos para o dia a dia, saborosos e ricos em nutrientes: como plantar morango orgânico que está conquistando cada vez mais espaço nas feiras e mercados do Brasil. Além de mais bonitos, os morangos orgânicos são mais apetitosos e concentram todos os nutrientes sem nenhum tipo de agrotóxico ou produto químico em sua composição, sendo uma excelente escolha para a dieta de bebês e crianças, visto que sua cor é extremamente atrativa e seu sabor incomparável.

Conheça o Morango Orgânico

Além disso,veja como plantar morango orgânico  possui um processo simples de cultivo, permitindo que a fruta seja plantada em pequenos vasos e jardineiras. O cultivo orgânico, ao contrário do que é divulgado, tende a ser muito mais fácil de se aplicar que o cultivo convencional de morangos, pois não exige a presença de agrotóxicos e tampouco a inserção de inseticidas; com algumas dicas de adubos orgânicos é possível plantar e colher morangos 100% orgânicos e altamente nutritivos.

como plantar morango orgânico : morango orgânico

Como Plantar Morango Orgânico

Os morangos orgânicos são plantas de alta rentabilidade, perfeitas para a agricultura familiar e com uma grande aceitação no mercado; sua produção também pode ser realizada para consumo próprio em pequena escala, permitindo frutas frescas e saborosas durante todo o período de colheita.

Clima e Luminosidade

Embora sejam encontrados nos mercados durante os doze meses do ano, o morango é considerado uma fruta sazonal e seu cultivo deve ser realizado entre abril e maio para que as plantas consigam se desenvolver em épocas mais frias. A incidência solar quando unida às altas temperaturas são extremamente prejudiciais ao morango, visto que seu clima ideal é o subtropical e temperado.

como plantar morango orgânico

Solo

Ao preparar o solo para cultivar morangos orgânicos, o produtor deve se atentar em manter um solo fértil, argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 6,5. A adubação orgânica pode ser realizada antes e durante o cultivo, de modo a preparar o solo para as mudas e, em seguida, mantê-lo rico em nutrientes para que o morango se desenvolva com qualidade.

Plantio

O morango orgânico não exige tanto espaço para ser cultivado, mas seus canteiros precisam estar cerca de 30cm acima do solo e possuírem entre 0,8m e 1,2m de largura, assegurando que as duas fileiras de morangos não venham a se esbarrar e ainda assim consigam crescer e desenvolver seus respectivos frutos. Já o espaçamento entre plantas deve ser mantido entre 35cm e 40cm, facilitando tanto o crescimento do morango quanto seu manejo com o passar dos meses.

como plantar morango orgânico : plantação de morango

Mudas

Muitos dos produtores de morango orgânico optam por plantar diretamente as sementes nos canteiros, mas a melhor opção é elaborar mudas em bandejas ou tubetes, pois o morango é uma planta resistente ao transplante e a elaboração de mudas permite uma pré-seleção das melhores plantas para o cultivo final. As covas para o transplante devem conter cerca de 5cm de profundidade e o solo não pode estar encharcado; a qualidade do solo é fundamental para um bom transplante de mudas.

Qual o Melhor Tipo de Irrigação?

O processo de irrigação dos morangos orgânicos pode ser feito por aspersão ou gotejamento, desde que não sobrecarregue o solo ou lave seus nutrientes. Uma dica importante é irrigar em horários com baixa incidência solar, como o começo da manhã e o final da tarde, assim é possível que a água seja absorvida de forma lenta, sendo melhor aproveitada pelo solo. Durante os primeiros 40 dias, as plantas devem ser irrigadas duas vezes ao dia, após esse período, uma irrigação é suficiente.

Tratos Culturais

Após 30 dias do transplante, é recomendado capinar os canteiros para retirar ervas daninhas com muito cuidado, pois as raízes crescem na parte superior do solo. Em seguida, o produtor orgânico deve proteger o solo com palha de arroz ou saco de plástico preto, assim os morangos não entram em contato diretamente com o solo.

como plantar morango orgânico : plantar morango

O uso da calda bordalesa é recomendado em plantações de larga escala para combater fungos; já a presença de insetos pode ser repelida com o óleo de neem. Em plantações menores e até mesmo para quem deseja plantar morangos em pequenos vasos, soluções de alho e pimenta são excelentes substituídos e preservam a organicidade do morango sem alterar seu sabor.

Colheita

A colheita do morango orgânico é realizada entre 60 e 80 dias após o florescimento das mudas e prolonga de 4 a 6 meses, variando de acordo com a espécie. Os morangos devem ser colhidos manualmente e com muito cuidado, pois são frutas delicadas e que podem amassar com grande facilidade. Organizar os morangos em cumbucas de plástico é uma boa opção para quem deseja revender ou até mesmo armazenar a fruta sem ter de lidar com o impacto constante, preservando sua aparência e seu sabor por muito mais tempo.

Morangos Orgânicos Hidropônicos: Aprenda a Cultivar

como plantar morango orgânico : plantio de morango

Há, no entanto, uma variante do método de produção de morangos, que permite maior produtividade e maior rentabilidade das plantas para garantir que o morango seja vendido o ano todo com a mesma qualidade. A agricultura hidropônica, realizada longe do solo e suportada por canteiros ensacados de substrato é realizada em estufas para que o ambiente seja protegido e não sinta as influências do espaço externo em seu processo de cultivo.

Nesse caso, a qualidade da água gotejada constantemente nos canteiros de morango é o verdadeiro diferencial para o bom desenvolvimento das plantas. Em geral, para cada 4 pés de morango a agricultura hidropônica exige 8L de substrato, mas permite que as plantas tenham maior qualidade e evita que fungos ou insetos adentrem o ambiente e venham a prejudicar o cultivo. A vantagem do sistema hidropônico para o produtor está em se tratar de um sistema que ocupa pouco espaço, podendo-se organizar diversos canteiros verticalmente.

As Vantagens de Consumir Frutas Orgânicas

Adquirir hábitos saudáveis vai muito além da escolha de alimentos não processados no supermercado; produzir e consumir alimentos orgânicos é uma das formais mais simples e eficazes de garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes, especialmente quando falamos das frutas e legumes. Pensando nisso, você pode elaborar uma pequena horta orgânica em seu quintal ou até mesmo planejar uma horta de vasos verticais para melhor aproveitar o pouco espaço disponível.

O verdadeiro segredo de como plantar morango orgânico está em prezar pelo cultivo 100% orgânico e pelo aproveitamento total das frutas e legumes produzidos, seja através de sucos ou sopas. A alimentação orgânica, quando compreendida como um estilo de vida, traz vantagens não só para quem consome, mas também para quem produz e para o meio ambiente como um todo.

como plantar morango orgânico : morango

Agora que você sabe como plantar morango orgânico, é hora de começar a planejar um espaço em sua horta orgânica para plantar essa deliciosa fruta. Compartilhe conosco sua experiência e deixe nos comentários qual a sua receita preferida com morangos! Sua participação é muito importante para nós!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.