Descubra Como Plantar Rosas Orgânicas e Garantir Um Jardim Saudável

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar rosas orgânicas

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Saiba Os Benefícios das Rosas e Aprenda Agora a Como Plantar Rosas Orgânicas

As Rosas São Muito Mais Que Beleza e Aroma Agradável

Há muito tempo nos jardins, floriculturas, paisagismo e eventos diversos, as rosas conquistaram o mundo por suas cores, beleza e aroma. Originalmente de regiões temperadas e frias, esse arbusto é tão popular que é cultivado em todo o mundo e é um dos negócios de flores mais rentáveis.

Plantar rosas é plantar saúde também, pois as flores das roseiras têm propriedades que atuam como sedativo, antidepressivo, previne o envelhecimento, combate ao estresse, úlceras e problemas cardíacos, entre tantos outros benefícios.

como plantar rosas orgânicas : rosas vermelhas

Sabendo de tudo isso, tenho certeza de que agora você vai querer plantar rosas e lutar por uma vida mais saudável! Nos próximos passos ensino como plantar rosas orgânicas, e você verá que não é nada complicado.

Saiba Como Plantar Rosas Orgânicas

Para plantar rosas orgânicas, você deve observar algumas características que elas preferem, como local e época de plantio, temperatura, luminosidade, solo e irrigação, para então de fato fazer o plantio. Isso vai fazer seu cultivo ficar mais barato por redução de perdas e vai te garantir rosas de maior qualidade.

Local e Época de Plantio

As rosas vêm de arbustos de 0,60 cm, quando é uma mini-roseira, 1,20 m as híbridas e até 3 m as trepadeiras, podendo ser cultivadas em diversos espaços.

Você pode cultivar as rosas em canteiros ou mesmo em vasos. Lembre-se de verificar o porte da sua roseira para plantar em um local de acordo, que tenha um tamanho em que ela possa se desenvolver bem.

A época mais indicada para o plantio é na segunda metade do outono até a primeira metade da primavera. Evite meses muito quentes.

Temperatura e ambiente

As roseiras se desenvolvem bem em locais com temperaturas de 25 a 30ºC, e em ambientes mais arejados.

como plantar rosas orgânicas : jardim de rosas

Luminosidade

Esta planta precisa de muito sol. Escolha um local para plantar que receba pelo menos 7 horas diárias de luz solar direta.

Solo

As roseiras precisam de solos com boa drenagem, e de preferência solos argilosos, férteis, com pH entre 6,5 a 7.

Irrigação

Quando sua planta ainda for jovem e não tiver florescido, regue diariamente, com cuidado para não deixar o solo encharcado. Depois da primeira floração, você pode passar a regar uma vez por semana, no inverno, ou duas vezes por semana, no verão. Outro cuidado muito importante é não molhar as flores: se estiverem úmidas, podem atrair fungos e ficarem doentes.

Como Plantar Rosas Orgânicas

Com todas as condições que indiquei acima levadas em consideração, é hora de realizar o plantio. Você vai perceber que plantar flores orgânicas é bem simples.

Caso tenha escolhido o plantio em canteiro, você precisa preparar um substrato para rosas. O solo deve ser remexido até 40 cm de profundidade com a adubação orgânica. Você pode fazer o adubo com uma mistura de 15 kg de esterco de gado curtido e 200 g de farinha de ossos, para cada metro quadrado, ou, adicionado ao esterco e à farinha, pode colocar húmus de minhoca também. Misture tudo muito bem e aguarde pelo menos uma semana para então realizar o plantio definitivo.

Nos canteiros, o espaçamento deve ser de 0,30 m entre plantas para as mini-roseiras, 0,60 m para roseiras híbridas, e para as trepadeiras e silvestres, o espaçamento deve ser de 1 m entre as plantas.

Caso tenha escolhido plantar em vaso, escolha um com um furo no fundo, coloque pedras para drenar e então adicione o solo adubado. Agora é só colocar sua muda e fazer a rega.

como plantar rosas orgânicas : flor de rosa

Poda

A poda pode ser feita após 1 ano do plantio. Os melhores meses para essa atividade é em julho e agosto. As podas então poderão ser feitas todos os anos.

Uma Manutenção Correta Irá Fortalecer Seu Cultivo

As roseiras são muito atacadas por fungos. Mas isso tem solução! Primeiro, previna as doenças causadas por fungos ao controlar bem a umidade: não deixe o solo encharcado ou a planta molhada. Se não for suficiente, aplique fungicidas orgânicos. Livre-se de outras pragas como insetos também com inseticidas orgânicos.

Uma medida é fazer a poda de limpeza para que sua roseira sempre floresça. Essa poda de roseira é feita cortando-se duas ou três folhas debaixo do botão.

como plantar rosas orgânicas : como podar roseiras

Cuidar da sua roseira é também ter atenção especial à adubação, pois ela precisa se nutrir. Faça essas adubações ao final da primavera e após a poda de inverno, para manter o vigor e dar os nutrientes necessários para brotações saudáveis. Você pode fazer esse adubo para rosas orgânicas em casa, com 2 kg de composto orgânico ou 20 litros de esterco curtido, 200 g de farinha de ossos e 100 g de torta de mamona, a serem misturados ao redor das plantas. Essa é só uma ideia, você pode pesquisar outras maneiras de fazer adubo orgânico com o que tiver à disposição.

O vídeo abaixo ensina como fazer mudas de roseiras por estaquia! Além disso, ele fala umas curiosidades bem interessantes. Vale a pena assistir:

Agora que você aprendeu tudo sobre como plantar rosas orgânicas, é hora de colocar a mão na massa! Não deixe de comentar e compartilhar suas experiências conosco, pois isso é muito importante para mim!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.