O Segredo Sobre o Controle de Pragas que Nunca te Contaram

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
controle de pragas e doencas-imgrower

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entende o que é o controle de pragas e como fazê-lo na agricultura orgânica e convencional.

Para o produtor orgânico urbano e rural, manter a saúde de seu plantio é uma tarefa árdua, principalmente pela falta de conhecimento acerca das possibilidades de adubação do solo, prevenção e controle de pragas e doenças. Sendo assim, os métodos utilizados nos primórdios da agricultura, com o complemento de novos métodos, são muito utilizados na agricultura orgânica.

O controle biológico de pragas e doenças na agricultura orgânica está diretamente relacionado ao cuidado diário da produção orgânica e pode ser feito através de diversos processos, como o monitoramento constante do cultivo, para a prevenção das doenças, ou também por métodos de controle imediato, utilizando-se de técnicas para a redução de pragas como o controle biológico. Contudo, é de extrema importância saber como e quando aplicar tais técnicas na agricultura orgânica, uma vez que a cultura é ligeiramente mais frágil que a agricultura convencional.

Métodos Agroecológicos

Os métodos agroecológicos têm como objetivo compreender a individualidade de cada plantação, ou seja, estudar o ambiente no qual a cultura está instalada, analisar as propriedades do alimento plantado e, dentro desses critérios, desenvolver as formas de prevenção de doenças e pragas.

Equilíbrio do ecossistema

A busca pelo equilíbrio do ecossistema não é, necessariamente, a eliminação de pragas e doenças como um todo. Os métodos agroecológicos buscam manter os insetos, fungos e bactérias sempre presentes na agricultura, porém, em quantidade reduzida, evitando sua reprodução exagerada, afinal, para a agricultura orgânica a interação de todos organismos vivos com o ambiente é essencial.

Inimigos Naturais

Para evitar o desequilíbrio ecológico, o agricultor deve incentivar a reprodução dos inimigos naturais de pragas da agricultura ali cultivada. Além disso, é importante realizar o monitoramento constante de ovos e larvas, assim como se utilizar de adubos e fertilizantes orgânicos nas plantações.

inimigos naturai joninha imgrower

Lagarta do Cartucho

Um exemplo de controle e prevenção de pragas e doenças, é que, atualmente o Brasil vem sofrendo um grave problema nas plantações orgânicas de milho: a lagarta do cartucho. Essa lagarta se instala nos milharais, devastando a produção. Para evitar esse ataque constante, os produtores orgânicos utilizam como defesa o controle biológico, colocando o Tesourinha, inimigo natural das lagartas do cartucho no milho num mesmo ambiente. Essa técnica faz com que o uso de defensivos agrícolas seja dispensável, preservando a organicidade da plantação.

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

O manejo integrado de pragas é uma das principais formas de controle agroecológico e tem como foco principal o controle de pragas através de planos de medidas. Na agricultura convencional, o manejo de integrado de pragas consiste em diminuir a quantidade de agrotóxicos. Já na agricultura orgânica são utilizadas técnicas que cuidam do ecossistema. No solo, por exemplo, é incentivada a rotação de culturas e a nutrição equilibrada entre macro nutrientes e micronutrientes.

pragas formiga imgrower

Técnicas Limpas

Com os agrotóxicos e pesticidas, os insetos tornam-se cada vez mais resistentes, sendo assim, o uso de defensivos químicos após um longo período de uso, só trará maiores danos para a plantação. O MIP propõe a técnicas como a utilização de sementes mais resistentes e a instalação de barreiras físicas e mecânicas para evitar o aumento descontrolado de insetos na agricultura.

Faça a Prevenção e Controle de Pragas e Doenças

O agricultor orgânico precisa ter o conhecimento acerca dos métodos de prevenção, contudo, as técnicas de controle também devem ser de conhecimento do produtor orgânico. Algumas vezes, é inevitável a chegada de pragas e doenças à plantação orgânica, principalmente, por conta das produções da área cultivada.

doencas-imgrower

Saiba o que Fazer

Por isso, o agricultor deve possuir conhecimento para lidar com ambas as situações: de prevenção e controle de pragas para conseguir cultivar produtos orgânicos de qualidade e saudáveis. Lembre-se que uma planta saudável terá menos ataques de pragas e doenças, por isso, é fundamental fazer a adubação orgânica correta do solo.

Vem ai… Semana da Horta Orgânica

Já imaginou como seria viver o sonho de consumir seu próprio alimento orgânico e fresco produzido em casa e de quebra ter mais qualidade de vida, aumentar sua conexão com a natureza, criar um hobby que inclua toda a família ou ter um espaço particular longe do estresse, da ansiedade, da agitação e da “loucura” do dia a dia?

Como já deve ser de seu conhecimento, para começar, é necessário dar o primeiro passo…

Reserve o dia 03 de agosto de 2017 para participar da Semana da Horta Orgânica, um evento 100 % gratuito e online onde você vai aprender, por meio de uma série de vídeos, conceitos fundamentais para produzir sua horta orgânica. E claro, como fazer a sua horta orgânica de forma prática, acompanhando a implementação de uma horta orgânica suspensa dentro de um apartamento e dessa forma conseguir superar os obstáculos que te impedem de viver o sonho de ter uma horta orgânica, seja pela falta de dinheiro ou tempo, ataque de pragas, doenças e ervas daninhas, dentre outras dificuldades que podem ser superadas por meio do uso correto do conhecimento adequado.

Semana da Horta Orgânica

Se inscreva para participar desse evento que promete ser show de bola! (Clique aqui para se inscrever)