Como Fazer Adubo Orgânico Passo a Passo

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Aprenda o que é e como fazer adubo orgânico no Mini-Curso da ImGrower.

A produção de adubo orgânico é simples e barata, sendo feita por meio de processos simplificados, nos quais são elaborados ambientes propícios para o desenvolvimento de microrganismos benéficos às plantas com base em matéria orgânica normalmente descartada. Assista o vídeo e aprenda agora mesmo como fazer adubo orgânico.

Esse vídeo, é uma pequena parte do Mini-Curso Como Fazer Adubo Orgânico em que ensino:

  1. (Vídeo 1) – Composto Orgânico;
  2. (Vídeo 2) – Composto de Farelo Anaeróbico (Bokashi) + Técnica Secreta;
  3. (Vídeo 3) – Bokashi Aeróbico + Técnica Fundamental para a qualidade do composto
  4. (Vídeo 4) – Adubo Líquido

Cadastre-se e recebe agora mesmo o Mini-Curso Como Fazer Adubo Orgânico.


Adubo Orgânico e a Agricultura Orgânica

O Adubo Orgânico é o “suplemento” da planta que fornece os nutrientes fundamentais para o seu crescimento, sendo  produzido a base de produtos orgânicos e com a utilização mínima ou de nenhum produto químico, reguardando o solo dos prejuízos causados por esse produtos, pois leva em conta a sua utilização para futuras produções, prejudicando ao mínimo a sua qualidade e produtividade.

Para fins didáticos, vou dividir os adubos orgânicos em dois tipos: os “adubos simples” e os “adubos complexos”. Nesse post, terá uma visão geral sobre adubos orgânicos. Se tiver interesse em entender mais sobre esses adubos orgânicos, clique aqui.

Primeiro, vamos entender um pouco sobre o Composto Orgânico.

Composto Orgânico 

O composto orgânico é uma forma de compostagem que pode ser realizada em pequenas propriedades, funcionando como uma alternativa aos produtores que buscam eliminar o adubo sintético de suas plantações. … Clique para saber mais sobre o composto orgânico.

Composto orgânico

Bokashi 

O Composto de Farelo, também conhecido como Bokashi é um pó feito com farelo de arroz com certificação orgânica. O Bokashi é baseado em uma antiga prática de agricultura japonesa, onde os agricultores usam o solo rico em micróbios para dissolver resíduos da colheita, criando uma espécie de húmus com nutrientes suficientes para fertilizar as plantações futuras. Clique para saber mais sobre o bokashi.

bokashi

Adubo Líquido

O adubo líquido, também conhecido como Biofertilizante é uma forma líquida de adubo orgânico que pode ser utilizada por pulverização foliar ou até mesmo associada à irrigação. Sua produção necessita de materiais de fácil acesso como terra da mata, esterco e farelo de arroz e seu tempo de maturação é menor que de outros adubos orgânicos. Clique para aprender mais sobre o adubo líquido.


Para aprender comigo como fazer o Adubo Líquido, cadastre-se e receba agora mesmo o Mini-Curso Como Fazer Adubo Orgânico.


Adubo Líquido

Os Adubos Simples

Os adubos simples, são aqueles que podem ser utilizados em sua forma básica, como por exemplo, esterco, estrume, húmus de minhoca, fino de carvão, farinha de ossos, torta de mamona, pó de rocha, dentre outros. Mas são, principalmente, utilizados como ingredientes para os adubos complexos.

Clique aqui para aprender mais sobre os adubos simples.

Porquê devo utilizar o adubo orgânico?

O uso de adubos orgânicos melhora as condições do solo tanto em curto, quanto em longo prazo, mas para utilizar o adubo correto, é necessário que o produtor analise o solo e estude quais são suas deficiências. Em seguida, deve-se procurar o adubo orgânico que satisfará as necessidades.
O mais adequado é que utilize os adubos orgânicos em conjunto, pois eles são mais eficientes quando utilizados de forma sistêmica, levando em conta a cultura produzida.

A utilização adequada do adubo orgânico é fundamental para o crescimento da produção e para a agricultura orgânica. Cada adubo possui sua recomendação específica, logo, é necessário manter-se informado. Independente do tipo de adubo é recomendado a utilização de luvas tanto para o manejo quanto para a aplicação.  Fique sempre atento à forma como utiliza os adubos.

Tabela com os Adubos Orgânicos

ADUBO ORGÂNICO FUNÇÃO
Esterco Ajuda o solo a reter líquidos e fornece grandes quantidades de nutrientes;
Esterco de Galinha Rico em Nitrogênio, aumenta a produtividade da plantação;
Estrume Aumenta a retenção de líquidos e melhora a estabilidade do solo;
Compostagem Reaproveita o lixo orgânico e fornece nutrientes para plantações;
Composto Orgânico Melhora e preserva a qualidade do solo e facilita a absorção de nutrientes pela planta;
Adubo Líquido Auxilia no combate de pragas e previne o desenvolvimento de doenças;
Bokashi Aeróbico Fertilizante de mudas, deve ser usado principalmente no processo de plantação;
Bokashi Anaeróbico Condiciona o solo e é ideal para a preparação de mudas;
Húmus de Minhoca Aumenta o CTC e a matéria orgânica do solo. Fornece macro e micronutrientes;
Carvão Possui diversos elementos essenciais como Potássio e Silício em sua composição para assim revitalizar o solo;
Farinha de Ossos Rica em Fósforo e Cálcio, favorece o crescimento, a floração e frutificação da planta;
Torta de Mamona Usado na preparação dos adubos orgânicos, com fornecimento de nitrogênio, também condiciona as propriedades do solo e controla parasitas;
Pó de Rocha Corrige o fósforo do solo e fornece cálcio e micronutrientes, como Silício, Boro e outros.

Até mais,

Thiago Tadeu Campos