Horta em 1 Metro Quadrado: Solução Prática Para Produzir Alimentos Para Até 30 dias!

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
horta em 1 metro

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Descubra Como é Possível Construir Uma Horta em 1 Metro Quadrado de Solo e Conheça as Melhores Técnicas Para Que Suas Plantas Permaneçam Saudáveis e Nutritivas.

A vontade de se alimentar de forma saudável e nutritiva é algo que está presente no dia a dia de muitas pessoas, mas que acaba sendo deixado de lado pela falta de tempo e principalmente pela falta de espaço. Mas o que ninguém te contou até hoje é que é possível montar um sistema de produção 100% orgânico mesmo em pequenos espaços. Uma horta em 1 metro quadrado pode ser capaz de produzir alimentos suficientes para sustentar uma pessoa durante um período de até 30 dias!

horta em 1 metro : mini horta

A horta em 1 metro é feita através da organização sistemática do cultivo e da montagem inteligente de uma horta restrita, fazendo com que o canteiro produzido consiga comportar diversos tipos de cultura, sem que para isso seja preciso abrir mão de do espaço destinado ao seu jardim.

Como Montar Sua Própria Horta em 1 Metro

O primeiro passo é montar uma caixa sem fundo utilizando madeira. Deve-se escolher uma madeira com baixa taxa de absorção de água, pois o contato com a terra úmida pode vir a prejudicar a estrutura da horta. Em seguida, é necessário forrar a caixa com papelão para evitar a contaminação do solo ou a entrada de pequenas pragas. Por fim, o produtor deve separar a horta com estacas ou barbantes de modo a criar diversos nichos dentro da própria horta orgânica em 1 metro.

Cada nicho irá comportar uma espécie diferente de planta, mas deve ser reservado espaço suficiente para que as plantas consigam se desenvolver sem interferir no crescimento das plantas vizinhas. A distância pode variar entre 7cm e 80cm entre plantas. O solo deve conter duas partes de terra de barranco para cada parte de composto orgânico, para que permaneça sempre fértil e nutritivo.

horta em 1 metro : como montar uma horta

Ao final, o produtor orgânico pode imaginar as plantas em seu tamanho final e assim calcular o espaçamento entre as covas, para somente então depositar as sementes ou as mudas.

Escolhendo os Vegetais e Ervas

Há três tipos de plantas que podem ser cultivadas em uma horta em 1 metro: as plantas de pequeno porte, como ervas, rabanetes, cenouras, cebolas, alface, salsa e beterraba; as plantas de porte mediano, que exigem mais espaço e maiores cuidados como o repolho, pimenta, berinjela, brócolis e couve flor; e as plantas verticais, como o tomate, pepino, vagem, ervilha e o feijão, que devem ser acomodadas nas laterais e no fundo, para auxiliar na sustentação da estrutura da horta.

horta em 1 metro : horta em casas pequenas

Cada espécie deve ser cultivada em um nicho, e o produtor deve tentar manter as plantas menores na parte frontal da horta, para que a luz incida em todas as plantas e não seja necessário o uso de insumos agrícolas durante o crescimento. Também é essencial que seja feita a rotação de culturas na horta após cada ciclo de colheitas, para que as propriedades do solo sejam renovadas, reduzindo a incidência de pragas e doenças.

Cultivo e Cuidados

Com relação à irrigação, recomenda-se o sistema de gotejamento para que o solo não fique saturado, o que proporciona a reprodução de fungos. Outra forma de nutrir o solo é utilizando   cobertura morta ou matéria orgânica, que além de garantir maior saúde ao solo, oferece a proteção necessária contra algumas espécies de insetos e parasitas.

horta em 1 metro : modelos de hortas

A horta de 1 metro é simples e muito fácil de cuidar, podendo ser um projeto educacional para ensinar as crianças da família o valor dos alimentos orgânicos, livres de compostos químicos. A manutenção é relativamente baixa e seu custo pode pesar apenas no primeiro momento, para montar a estrutura e adquirir as primeiras sementes orgânicas. Ao final do primeiro mês, já é possível observar os frutos de uma conquista crescendo e ganhando espaço.

Além disso, uma horta em 1 metro quadrado é suficiente para promover o bem-estar físico e mental de quem passa muito tempo em ambientes fechados e sem contato com a natureza.

horta em 1 metro : horta organica

Agora que você já sabe como montar, organizar e cuidar de sua horta em 1 metro é hora de colocar as mãos na massa! Compartilhe quais foram as plantas escolhidas para a sua horta e como está sendo o processo de manutenção e irrigação. Sua opinião é muito importante!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.