O Húmus de Minhoca irá Turbinar o Seu Adubo Orgânico

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
Humus de minhoca - Como fazer adubo orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entenda o que é o Húmus e para que ele serve.

Observando os diversos tipos de fertilizantes químicos disponíveis no mercado atualmente, encontramos diferentes opções.

Superficialmente esses produtos podem parecer uma boa escolha, porém, as consequências em longo prazo são demasiadamente prejudiciais para o consumidor final e, principalmente para o agricultor orgânico, que terá seu solo desgastado e empobrecido pelos produtos químicos ali presentes.

Uma forma milenar de renovar nos nutrientes absorvidos pelas plantas é a utilização de materiais já degradados no solo, ou seja, o reaproveitamento de lixos orgânicos disponíveis na natureza para a revitalização da terra.

A Função do Húmus na Agricultura Orgânica

Além de ser uma forma barata de adubação, a produção do húmus é simples e totalmente orgânica, evitando que a produção sofra as consequências da fertilização sintética.

O húmus que tem como matéria prima o esterco de minhoca, fornece ao solo hormônios vegetais não sintetizados, fazendo com que as plantas consigam de forma natural absorver nutrientes diferenciados e consigam crescer de maneira vigorosa e sem deficiência de nutrientes importantes como a tríplice NPK ou o Zinco.

Humus de minhoca - Como fazer adubo orgânico

Húmus vs Húmus de Minhoca

A principal diferença entre um e o outro, é a presença das minhocas: o húmus comum dispensa o uso de minhocas.

Tanto o húmus comum quanto o húmus de minhoca são excelentes fertilizantes, pois além de não causarem nenhum dano ao solo são muito indicados para a reciclagem de matéria orgânica presente na propriedade, uma vez que os elementos presentes nos lixos orgânicos são essenciais para uma boa germinação e para melhorar o nível de absorção da água no solo.

As Vantagens de Utilizar o Minhocário

Para que a compostagem com minhocas seja realizada de forma segura e eficaz, é necessário a construção de um minhocário. Todo o processo de produção do húmus será feito através da mistura de minhocas com matéria prima, em seguida basta apenas reabastecer o lixo orgânico até que o composto esteja pronto.

Uma forma muito eficiente de fazer a minhocultura é utilizando minhocas californianas, pois elas, além de se alimentarem com aproximadamente o valor de seu peso todos os dias e de produzirem o adubo orgânico de forma rápida, também se reproduzem com uma maior frequência.

A criação de minhocas pode ser feita no mesmo local da plantação utilizando apenas o lixo orgânico e os demais compostos vindos da propriedade.

Tendo um minhocário na propriedade, sempre haverá um local para depositar os lixos orgânicos, o produtor economizará com fertilizantes sintéticos e terá à disposição um adubo orgânico de altíssima qualidade.

humus de minhoca imgrower

O Diferencial do Húmus de Minhoca

Porosidade do Solo

O húmus de minhoca é importante principalmente para a porosidade do solo, pois o processo no qual a matéria orgânica passa no sistema digestivo da minhoca é o que faz com que o risco de erosão seja reduzido e que o solo tenha uma melhor absorção da água e dos nutrientes.

Nutrientes

Por possuir uma maior duração no solo, o húmus de minhoca também oferece uma quantidade alta e constante de nutrientes diversificados, além de garantir a proliferação de micróbios e bactérias essenciais para os processos enzimáticos da planta e do solo. Com essa nutrição as raízes crescem mais fortes e os metais pesados são aos poucos eliminados do solo.

Regula o pH

Além disso, o húmus de minhoca ajuda a regular o pH da terra, pois seu próprio pH tende ao pH neutro. Esse equilíbrio do solo dispensa o uso de grandes quantidades de adubos, mesmo que orgânicos, e garante maior qualidade da agricultura orgânica como um todo.

Faça e Utilize o Húmus Já!

Evitar o uso de produtos químicos na agricultura não é difícil quando observamos as relações dos nossos ancestrais com a natureza. Tudo pode ser produzido sem a presença de agrotóxicos, adubos ou fertilizantes sintetizados, basta ter a informação certa.

A mudança muitas vezes é lenta e gradual, mas certamente fará diferenças em longo prazo e trará uma vida muito mais saudável e sustentável para os nossos filhos.

Apesar de ser extremamente rico, o húmus deve ser associado com outros adubos orgânicos para que a produção orgânica seja saudável, tenha uma produtividade alta, sem a necessidade de colocar em risco a saúde dos consumidores.

 

Se gostou do conteúdo, tiver alguma dúvida, quiser compartilhar experiências ou até mesmo uma ideia, deixe seu comentário abaixo (ele é muito importante para mim).Obrigado!

 

Até mais,

Thiago Tadeu Campos