Como a Calda de Pimenta Caseira vai te Livrar da Mosca Branca e do Pulgão

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
inseticida natural caseiro calda de pimenta e alho-passo-2

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Aprenda como Fazer um Inseticida Natural Caseiro com Extrato de Pimenta e Alho muito utilizado na Agricultura Orgânica que combate a Mosca Branca e o Pulgão.

Para a produção do inseticida temos um processo simples e barato, que envolve ingredientes e materiais de fácil acesso, o custo de produção é cerca de 50% abaixo do valor de comércio de sua versão industrial.

Ingredientes:

  1. 200g de alho
  2. 200g de pimenta do reino
  3. 2L de álcool comum
  4. 10ml de Detergente Neutro
  5. Água

Materiais:

  1. 2 Garrafas PET vazias 2L
  2. Medidor
  3. Funil
  4. Etiqueta Para Identificar Data de Produção
  5. Balança
  6. Liquidificador
  7. Peneira
  8. Balde

Modo de Fazer:

  1. Adicione 200g de alho à 1L de álcool, bata no liquidificador até a mistura ficar homogênea;

inseticida natural caseiro extrato de pimenta e alho-passo-1

  1. Utilizando o funil, coloque a solução em uma das garrafas vazias e reserve por 7 dias em um ambiente escuro;
  1. Adicione 200g de pimenta do reino à 1L de álcool, bata no liquidificador até a mistura ficar homogênea;

inseticida natural caseiro extrato de pimenta e alho-passo-2

  1. Utilizando o funil, coloque a solução na garrafa vazia restante e reserve por 7 dias em um ambiente escuro;
  2. Após o período de 7 dias, coe 100ml de cada solução e misture-as em um balde com água, coando primeiro a solução de pimenta do reino e em seguida a solução de alho;
  3. Em seguida acrescente 10ml do detergente neutro e mexa até a mistura ficar uniforme;

inseticida natural caseiro extrato de pimenta e alho-passo-3

  1. Coloque a solução em um pulverizador e complete com até 20L de água.

Como Utilizar a Calda de Pimenta e Alho

É recomendado pulverizar a calda natural nas plantas nos períodos com baixa incidência do sol, como no começo da manhã e o final da tarde, evitando que o produto evapore rapidamente e não tenha tempo de agir com eficiência na plantação.

Assista esse vídeo que ensino como fazer o Extrato de Pimenta com Alho:

A Importância do Inseticida Natural Caseiro em Calda

A calda natural é uma maneira alternativa de proteção para o agricultor orgânico e até mesmo para o agricultor convencional que busca eliminar os produtos químicos e as pragas de sua plantação. Sua composição é ideal para o combate do pulgão e da mosca branca.

Mosca Branca

A mosca branca é uma das principais pragas com a qual o agricultor orgânico tem de lidar, pois atinge o algodão, as plantas do tipo brássicas, leguminosas, curcubitáceas, entre outras. No Brasil sua presença é mercada nas plantações de tomate, onde pode prejudicar de 40 a 70% da produção, causando amadurecimento irregular e perda de poupa dos frutos. Seus ovos são depositados na parte inferior das folhas, dificultando a identificação de sua presença no cultivo.

Pulgão

O pulgão é um problema popular para o produtor, porém só causa grandes danos em casos de infestação, o que facilita o controle e a prevenção contra essa praga. É necessário estar atento à presença do pulgão, pois pode transmitir viroses, como por exemplo, o mosaico.

Por viver em colônias sem machos e se reproduzirem por partenogênese, os pulgões encontrados em grupos de fêmeas, fazendo com que a reprodução seja muito mais rápida, mas que ao mesmo tempo não possua diversidade genética entre os insetos.

Qual a Diferença Entre o Inseticida Natural e o Sintético?

Levando em consideração a importância de uma agricultura limpa para o sistema orgânico, o uso de produtos sintéticos e quimicamente modificados é algo inviável, no entanto, a produção de defensivos agrícolas orgânicos é uma forma de suprir a necessidade do produtor urbano e rural no combate de pragas e doenças que afligem a plantação.

Método Limpo e Orgânico

Para o combate da mosca branca e do pulgão branco o uso de inseticidas naturais como a calda natural é uma das maneiras mais eficazes de combate orgânico. Sua produção é simples e a pulverização pode ser feita pelo próprio agricultor com um pulverizador comum. Além de barata a calda natural é uma opção prática e sustentável na agricultura orgânica.

Além de ser um produto orgânico, a calda de pimenta pode ser produzida em qualquer local e não corre risco de contaminação ou agressão ao meio ambiente, sendo uma forma limpa de defensivo agrícola, podendo ainda ser associada, por exemplo, ao controle biológico de pragas e outras maneiras de adubação orgânica.

Deixe o seu comentário abaixo, dizendo se gostou do conteúdo, esclarecendo alguma dúvida, compartilhando experiências e ideias. Sua opinião é muito importante para mim.Obrigado!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.