Você Sabe Porque o Iogurte Orgânico é melhor para Saúde?

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
iogurte orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Descubra o porquê de o iogurte orgânico ser a melhor opção para seu dia a dia, a qualquer hora e em qualquer lugar!

O Iogurte Orgânico e Seus Benefícios

O iogurte é um produto acessível e versátil, podendo ser consumido em qualquer refeição, e que proporciona uma harmonia perfeita com sabores tanto salgados quanto doces. A tradição de comer iogurte tem conquistado cada vez mais brasileiros, e hoje o derivado do leite se tornou um produto essencial, inclusive para sua saúde. Seus benefícios à saúde são devidos à formulação da receita e modo de produção do iogurte, visto que tanto o convencional quanto o orgânico, são produzidos através da reprodução de bactérias benéficas ao homem.

O iogurte orgânico é a opção para quem busca substituir produtos industrializados e processados por versões naturais e livres de toxinas. Além disso, o iogurte orgânico consegue garantir um bom oferecimento de Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B12 e demais nutrientes, atuando, portanto, como um excelente regulador intestinal e como um dos auxiliares no combate à hipertensão.

iogurte orgânico : receita de iogurte natural

Grande Fonte de Cálcio

Além disso, o iogurte orgânico pode oferecer, com apenas um copo de 240g, cerca de 50% dos valores diários de cálcio necessários. Para a terceira idade, o consumo de cálcio deve ser constante e em grandes quantidades, principalmente para combater a osteoporose. Para os consumidores que são lacto-intolerantes, o iogurte orgânico pode também ser uma solução, uma vez que converte a lactose em glucose e ácido lático, facilitando seu consumo. Graças a esse fator, o iogurte natural orgânico tem se tornado uma alternativa para as pessoas que são intolerantes à lactose ou que possuem uma dieta restrita.

Iogurte Orgânico vs Iogurte Industrializado

A principal diferença entre o iogurte natural orgânico e sua versão industrializada está no processo de produção e consequências do consumo em longo prazo. Enquanto o sistema orgânico preza pelo bem-estar animal e pela qualidade do produto servido, o método industrializado busca produzir e vender cada vez mais, mesmo que isso envolva introduzir produtos químicos ao alimento, para torna-lo mais duradouros e diminuir seus custos de produção.

Além disso, o iogurte orgânico possui um valor muito maior de nutrientes concentrados e também pode ser utilizado como parte de tratamentos estéticos. Vale ressaltar que fazer iogurte orgânico é uma tarefa fácil e muito mais barata do que o consumo de alimentos industrializados.

iogurte orgânico : alimentos sem lactose

Como Fazer Iogurte Orgânico

A receita para fazer iogurte orgânico é simples e pode ser adaptada para garantir sabores mais acentuados. Em geral, basta ferver o leite orgânico, misturá-lo ao iogurte natural e deixar o líquido sofrendo as ações das bactérias durante algumas horas. O fermento para o iogurte orgânico é o próprio iogurte natural, por isso o processo de produção é tão simples e rápido. A adição de poupa de frutas, gelatinas e até mesmo mais iogurte natural consegue aproximar o sabor do iogurte natural em algo muito semelhante aos produtos vendidos em mercados convencionais.

iogurte orgânico : fermento para iogurte

Dietas Vegetarianas

Para os adeptos de dietas vegetarianas e dietas veganas, existe a possibilidade de consumir o iogurte orgânico produzido com leite de soja ou demais leites. O alimento orgânico é um produto que oferece um cuidado a mais para os animais, contudo, deve-se respeitar a escolha pessoal de cada indivíduo e, dessa forma, oferecer uma opção vegana para quem optar por esse estilo de vida.

Consuma Produtos Orgânicos

Consumir alimentos orgânicos é a melhor forma de manter uma alimentação saudável e um estilo de vida sustentável. O consumo do iogurte orgânico, por exemplo, é um grande incentivo para a agropecuária orgânica brasileira, que trata suas vacas com respeito e garante um leite puro e 100% natural.

iogurte orgânico : alimentação saudavel

Agora que você já conhece o processo de fabricação do iogurte natural orgânico, é a hora de produzir! Compartilhe sua experiência de produção de iogurte orgânico, conte-nos também qual o seu sabor favorito de iogurte orgânico. Sua opinião é muito importante para mim!