Você Sabia que é Quase Impossível Produzir Orgânico sem Microrganismos?

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
microrganismos-adubo-organico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entende o que são Microrganismos e qual sua importâncias para Agricultura Orgânica e Convencional.

Todo ecossistema necessita do equilíbrio entre os seres vivos e seres não vivos, na agricultura convencional e na agricultura orgânica essa necessidade não é diferente. Por exemplo, ao observarmos o solo, vemos que a terra ali depositada sofreu diversas intervenções, sendo decomposta, aerada, além de outros processos comuns realizados pelos microrganismos.

Saúde do Solo

A saúde do solo depende diretamente da quantidade de microrganismos ali presente, pois é através desses pequenos seres vivos que a terra ganha suas propriedades de produtora, deixando de ser um composto de rocha para se tornar o solo fértil que poderá ser utilizado.

Qualidade do Solo

Os microrganismos sempre estiveram presentes e são, em sua maioria, seres que vivem em contato direto com a terra e que por fazerem daquele ambiente seu habitat acabam influenciando de maneira positiva na qualidade do solo daquele espaço.

Microrganismos Inoculados

O Ser humano descobriu que existe uma maneira de ser reproduzir microrganismos benéficos ao solo, por meio da Solução de Microrganismos. Aprenda a produzi-la e a enriquecer o seu solo no Minicurso gratuito Como Fazer Adubo Orgânico.

microrganismos-solo

Os Diferentes Tipos de Microrganismos no Solo

Os microrganismos podem ser divididos entre diversos seres vivos, desde bactérias e fungos, até algas. Cada solo possui suas principais características e a forte presença dos microrganismos faz com que o uso de produtos químicos seja facilmente dispensável, uma vez que o equilíbrio do solo é atingido de forma natural.

Fixação de Micronutrientes no solo

Alguns microrganismos auxiliam na prevenção de pragas e doenças, como o Azotobacter,  que age como um antibiótico orgânico, protegendo as plantas de fungos prejudiciais. Já outros microrganismos têm como função melhorar a fixação de micronutrientes no solo, em especial o Zinco, tanto o Bacillus subtilis quanto Thiobacillus thioxidans são ótimos biofertilizantes, protegendo as plantas e mantendo a saúde do solo.

Flora Equilibrada

Cada microrganismo tem uma função específica no solo, logo, a ausência do mesmo causará graves deficiências no cultivo. Sendo assim, é importante observar constantemente as plantações para ter certeza de que sua flora microbiana está devidamente equilibrada. Quanto mais abundante e quanto mais diversificada for a flora microbiana, melhor será a qualidade do solo.

Qual a Função dos Microrganismos?

Em geral, os microrganismos são os seres que dão vida ao solo, realizando decomposições de matéria orgânica e transformando essa matéria em compostos inorgânicos, que poderão ser utilizados pelas plantas. Além disso, os microrganismos também agem como biofertilizantes, auxiliando na adubação orgânica e dispensando o uso de defensivos químicos.

Planta Saudável

A presença de microrganismos no solo proporciona uma maior saúde às plantas ali cultivadas e também garante a manutenção constante dos nutrientes, uma vez que, o desgaste do solo é inevitável devido à utilização para plantações.

Vantagens para o Produtor Orgânico

Em suma, os microrganismos oferecem diversas vantagens para o produtor orgânico urbano e rural. A presença de uma flora microbiana no solo previne o aumento de fungos prejudiciais e também garante o fornecimento de antibióticos orgânicos ao solo. Na produção de húmus, os microrganismos são responsáveis por realizar parte da compostagem e principalmente, para eliminar o forte odor dos materiais orgânicos.

Capacidade Fotossintética das Plantas

Os microrganismos aumentam a capacidade fotossintética das plantas, funcionando como adubo orgânico para a plantação e ajudando a decompor as matérias orgânicas depositadas na camada superior do solo.

microrganismos-vida-no-solo

Microrganismos e a Agricultura Orgânica

Na plantação orgânica a presença dos microrganismos é essencial, pois propiciam um equilíbrio de forma natural ao solo, sem a intervenção humana e a sua existência é fundamental para que a produção orgânica cresça com saúde, da mesma forma que a presença de microrganismos é fundamental para que um floresta tenha árvores fortes e saudáveis.

Se gostou do conteúdo, tiver alguma dúvida, quiser compartilhar experiências ou até mesmo uma ideia, deixe seu comentário abaixo (ele é muito importante para mim).Obrigado!

Até mais,

Thiago Tadeu Campos

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.