Descubra o que São Alimentos Orgânicos e Quais Seus Benefícios Para a Sua Saúde


Os alimentos orgânicos estão se tornando cada vez mais populares devido aos seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Entretanto, muitas pessoas não sabem distinguir os alimentos convencionais (não orgânicos) dos orgânicos e desconhecem as vantagens de se aderir uma alimentação livre de produtos químicos.

Para divulgar o consumo do orgânico no Brasil e para lançar a ideia ao leitor de que é possível produzir orgânico em casa e ainda economizar dinheiro com as compras do mercado ou até mesmo ganhar revendendo o excedente da produção que escrevi o E-book 9 alimentos orgânicos do futuro:

Clique Aqui para Baixar Grátis o E-Book.

Ebook 9 Alimentos Orgânicos do Futuro

O que são Alimentos Orgânicos

O alimento orgânico é produto final da agricultura orgânica, uma maneira de produção que evita o uso de fertilizantes artificiais e pesticidas.

Alimentos Saudáveis

Diferentemente da produção de alimentos convencionais ou derivados de OGM (Organismos Geneticamente Modificados), também conhecido como alimentos transgênicos, que são geneticamente modificados com o intuito de melhorar a qualidade do produto e a resistência às pragas locais, o sistema de agricultura orgânica visa produzir um alimento saudável para o consumidor final e também promove uma produção social e economicamente sustentável, recorrendo ao uso de adubo orgânico, sistemas de rotação de culturas, prevenção e controle das pragas naturais sem o uso de pesticidas, dentre outras técnicas limpas indispensáveis para o sucesso de uma produção orgânica.

Variedades de Alimentos Orgânicos

Os alimentos orgânicos, atualmente, não se restringem às frutas e vegetais comprados em feiras específicas, é possível encontrar diversos tipos desses alimentos para complementar sua dieta, desde produtos de consumo diário como arroz, feijão, ovos e frango, até alimentos mais específicos como o vinho, o mel e até mesmo o cacau orgânico ou chocolate orgânico.

alimentos organicos e produtos-organicos

Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos, além de serem mais saudáveis que os convencionais, também possuem as seguintes características: são ambientalmente corretos, são mais nutritivos, são economicamente viáveis e também socialmente mais justos. Vamos detalhar cada uma dessas vantagens.

Ambientalmente corretos

Em um alimento orgânico não é aplicado nenhum elemento químico potencialmente prejudicial ao solo, ar ou água. A intervenção química é evitada ao máximo, mantendo o ambiente livre de toxinas.

Os compradores têm deixado de consumir alimentos convencionais devido aos malefícios causados por seu consumo em longo prazo. Devido ao extenso uso de componentes químicos em sua produção, o alimento absorve tais substâncias.

A substituição por alimentos orgânicos tem sido uma alternativa viável para aqueles que buscam uma alimentação saudável. Além disso, ao preferir o consumo de alimentos orgânicos, você não está apenas contribuindo para seu próprio bem estar, mas também está agindo de forma sustentável em relação ao meio ambiente.

Mais nutritivos

Buscando prevenir determinadas doenças, são introduzidos antioxidantes na composição dos alimentos, uma vez que esses combatem os efeitos dos radicais livres no corpo. Já os alimentos orgânicos conservam naturalmente essas propriedades, preservando seu valor nutritivo.

Economicamente viáveis

Apesar dos custos associados a uma alimentação orgânica serem ligeiramente superiores, ainda assim continuam viáveis. Principalmente pelos seus benefícios nutricionais e efeitos positivos na prevenção de doenças em longo prazo. É um baixo investimento quando ponderadas as consequências para a saúde, condição física e bem-estar.

Socialmente justos

Outra vantagem do alimento orgânico é que qualquer pessoa pode optar por cultivar em seu próprio quintal esses alimentos, beneficiando sua família e mantendo um contato próximo à natureza, por isso são socialmente justos, podendo ser consumidos e cultivados por qualquer pessoa, independentemente de sua condição social.

No E-Book 9 Alimentos Orgânicos do Futuro, lanço a ideia para as pessoas de que é possível produzir o seu próprio alimento orgânico e irei disponibilizar todas as informações que vão precisar aqui no meu blog thiagoorganico.

alimentos-organicos

Por que os alimentos orgânicos são mais caros?

Infelizmente, os alimentos orgânicos são mais caros que os alimentos convencionais por alguns motivos que possivelmente deixarão de existir, uma vez que tais produtos já começarem a ser produzidos em larga escala e as técnicas de produção e a tecnologia limpa para produzir orgânico tem avançado muito.

Recenticidade da Produção Orgânica

Os custos da produção de produtos orgânicos ainda são mais altos devido à atual dificuldade em recorrer aos sistemas de produção industrial e a falta de investimentos em tecnologias que realizem o trabalho sem prejudicar a organicidade do alimento.

Desenvolvimento da Agricultura Orgânica no Brasil e no Mundo

Porém, com a maneira em que a agricultura orgânica vem se estabelecendo no Brasil e no mundo, todas as inovações tecnológicas e planejamentos para produção em larga escala, os custos de produção, processamento, distribuição e marketing devem reduzir gradativamente ao longo dos próximos anos, popularizando ainda mais a produção de orgânicos e, consequentemente, beneficiando o consumidor, que poderá usufruir de uma alimentação mais saudável e nutritiva no seu dia a dia.

Vale a Pena Esperar?

Infelizmente, quando o assunto é saúde não podemos deixar para amanhã, por isso, uma alternativa simples e fácil é é produzir o seu próprio alimento orgânico, seja em seu apartamento, casa, fazenda, sítio, ou onde puder.

Muito mais do que uma Simples Tendência

Atualmente, o sistema de produção de nossos alimentos está caminhando por um percurso que não é sustentável ao longo prazo, um simples exemplo é o problema atual que estamos enfrentando em encontrar solos férteis que possam produzir, inclusive, alimentos convencionais, por isso a mudança no sistema de produção de alimentos no mundo já deixou de ser uma tendência e tem se transformando em um movimento, no qual a agricultura orgânica, a agricultura orgânica urbana, a valorização do pequeno produtor, o cultivo caseiro e as demais formas de agriculturas limpas são fundamentais.

Conte Comigo Nesse Desafio

Já pensou em ter uma alimentação muito mais saudável a base de orgânicos, sem precisar gastar mais dinheiro com isso? Pelo contrário… economizar com as compras do mercado e até mesmo ganhar uma renda extra revendendo a produção excedente? Eu já…

Por isso, me lancei o desafio de repassar todo o meu conhecimento para o Brasil por meio da internet (no blog thiagoorganico, no meu canal no youtube e na minha página no facebook e agora estou te lançando o seu desafio: começar hoje mesmo a fazer a sua parte neste novo movimento.

Se dê a oportunidade de produzir o seu primeiro pé de orgânico, será muito mais simples que você imagina e o melhor… você não está sozinho(a) nessa.

Conte comigo, com os colegas que já aceitaram esse desafio e com toda a equipe da ImGrower para te fornecer o conhecimento necessário para isso.

O que você planta hoje será o seu futuro de amanhã. Faça sua parte!

alimentos organico -produza em casa: desafio do Imgrower

Comece deixando o seu comentário abaixo, dizendo se gostou do conteúdo, esclarecendo alguma dúvida, compartilhando experiências e ideias. Sua opinião é muito importante para mim.Obrigado!