O Pulgão pode Destruir toda Sua Produção – Aprenda Como Combatê-lo

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Aprende como fazer o remédio para Pulgão com Extrato de Alho e Cebola e como utilizá-lo em sua produção. 

O pulgão aflige grande parte do cultivo brasileiro, na agricultura orgânica os resultados não são diferentes. O uso de defensivos naturais é imprescindível na plantação orgânica, pois não requer altos investimentos nem se utiliza de substâncias químicas para ser produzido.

O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.

Como Fazer o Inseticida Natural

O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.

Materiais:

  1. Vasilhame 10L
  2. Misturador
  3. Luvas e Equipamento de Proteção
  4. Pulverizador
  5. 2 Baldes
  6. Pano ou Peneira Para Coar

Ingredientes:

  • 350g Cebola Picada (3 Cebolas)
  • 20g Alho Picado (5 Dentes)
  • 10L de Água

Modo de Fazer:

É importante salientar que o processo de produção do inseticida natural feito com alho e cebola pode ser feito em qualquer local, contudo, deve-se utilizar luvas e demais equipamentos de proteção, principalmente quando em contato direto com o extrato.

Primeira Parte:

  1. Adicione 5L de água em um balde;

remédio-para-pulgão-extrato-de-alho-e-cebola-passo

  1. Acrescente a cebola e o alho já picados;

remédio para pulgão extrato de alho e cebola passo 1

+

remédio para pulgão extrato de alho e cebola passo 2

  1. Utilize as mãos para espremer os ingredientes dentro d’água para que as substâncias sejam liberadas, criando assim uma solução mais nutritiva.

remédio para pulgã -extrato-de-alho-e-cebola-passo-3

Segunda Parte:

  1. Com a ajuda de um pano ou uma peneira, coe a solução de alho e cebola e coloque a água em um segundo recipiente;

remédio para pulgão extrato de alho e cebola passo 4

  1. Dilua essa solução nos 5L restantes de água;
  2. Mexa bem e coloque no pulverizador.

Como Aplicar o Remédio para Pulgão

Para pulverizar a plantação, utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para sua segurança. Utilize a peneira fina no orifício de carga do pulverizador para não entupir.

Realize a pulverização das plantas em períodos com baixa incidência do sol, como por exemplo no início da manhã ou ao final da tarde, assim o extrato poderá ser absorvido lentamente pelas plantas antes de evaporar.

Aplique no mesmo Dia

Por se tratar de uma solução orgânica e natural, deve-se aplicar o extrato natural de alho e cebola no mesmo dia em que o mesmo for produzido, para que a solução não perca os nutrientes essenciais ali presentes.

remédio para pulgão extrato de alho e cebola aplicação

Porque Você deve Utilizar o Extrato Natural de Alho e Cebola

É fundamental fazer um processo de prevenção de pragas na produção orgânico, porém é natural que mesmo com o processo de prevenção ocorra o ataque de alguma praga na produção, por isso, além de utilizar as técnicas limpas de produção para evitar as pragas e doenças, o produtor urbano e rural deve saber como combatê-las, neste caso como combater o pulgão, ou pulgão branco.

Aplique o Extrato

Para evitar o a instalação do pulgão na plantação, o agricultor orgânico urbano e rural deve recorrer à soluções orgânicas de combate, como o uso de inseticida naturais, feitos através da combinação de ingredientes comuns e acessíveis.

O extrato de alho e cebola é uma solução para o produtor orgânico, para o agricultor convencional que busca maneiras mais limpas de combater o pulgão branco e também para quem possui uma pequena horta em casa.

Deixe o seu comentário abaixo, dizendo se gostou do conteúdo, esclarecendo alguma dúvida, compartilhando experiências e ideias. Sua opinião é muito importante para mim.Obrigado!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.