Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Tabaco Orgânico

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
tabaco orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Saiba o Porque o Tabaco Orgânico é a Opção Mais Saudável e Mais Saborosa Para Quem Deseja Abandonar o Cigarro e Adquirir um Estilo de Vida Sustentável

Você Já Conhece o Tabaco Orgânico?

O consumo de tabaco é uma tradição antiga, realizada por grandes mestres das vilas e aldeias e até hoje utilizado como método ansiolítico para algumas pessoas. No entanto, há uma grande confusão acerca do consumo de tabaco quando em sua forma orgânica e livre de produtos químicos e do consumo de cigarros, uma versão alterada e industrializada da planta. Ao contrário da folha do tabaco, o cigarro industrializado traz malefícios à saúde e pode auxiliar no desenvolvimento de doenças como o câncer e por isso sua venda é regulamentada e controlada por órgãos de saúde.

Já o tabaco orgânico é uma planta que pode ser consumida naturalmente e que possui em sua composição pequenas quantidades de nicotina, intensificando o sabor e o aroma para aqueles que apreciam o tabaco e sendo uma opção mais saudável para aqueles que buscam se desvencilhar do vício com cigarros industrializados.

tabaco orgânico:tabaco natural

Tabaco Orgânico vs Tabaco Convencional

As diferenças entre o tabaco orgânico e sua versão industrializada começam no cultivo da terra e vão até o processo de embalagem. Além disso, o tabaco natural, produzido de forma orgânica pode ser consumido sem que haja nenhum tipo de dano ao meio ambiente, enquanto os cigarros convencionais poluem o ar e as ruas devido ao hábito de jogar os filtros no chão após o consumo, tais filtros não são biodegradáveis e prejudicam o ambiente.

Tratos Culturais Necessários Para o Tabaco Orgânico

Para o processo de plantação, é proibido o cultivo do tabaco orgânico em um solo que tenha recebido, nos últimos três anos, agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Caso haja algum desrespeito à tal imposição a empresa não vem a receber o selo orgânico necessário para realizar as vendas do tabaco orgânico. Durante o desenvolvimento das plantas é necessário utilizar métodos de compostagem orgânica e fertilizantes feitos com produtos naturais e orgânicos.

tabaco orgânico:fumo orgânico

É Possível Consumir Tabaco Sem Aditivos Químicos?

Embora o senso comum aponte que o consumo de tabaco está diretamente relacionado aos aditivos químicos, é totalmente possível consumir o tabaco orgânico sem a inserção de aditivos em sua composição.

Marcas como Hi Tobacco, Rainbow, Bressan e Vênus se especializaram em passar as folhas de tabaco em vapor d’água para reduzir as quantidades de nicotina e substituir o banho químico realizado nos cigarros convencionais. Além disso, os cigarros feitos com tabaco orgânico devem ser armazenados longe dos cigarros convencionais para que não haja nenhum tipo de contaminação.

O Uso do Tabaco Orgânico Para o Controle de Pragas

Contudo, o maior benefício do tabaco orgânico não é para o ser humano, e sim para as demais plantas que compartilham o espaço na horta, pois as folhas de tabaco conseguem substituir o uso de inseticidas e ajuda na prevenção e no controle de diversas pragas. Esse inseticida pode ser feito apenas diluindo cigarros de tabaco orgânico em água e deixando macerar por alguns dias. A aplicação deve ser realizada com um borrifador.

O estilo de vida orgânico vai muito além do que estamos acostumados a colocar no prato, principalmente quando falamos sobre um modelo que preza pela sustentabilidade e pela qualidade de vida. Se você está acostumado a fumar, talvez o tabaco orgânico seja uma opção viável para reduzir o vício, mas caso você não tenha nenhuma relação com o cigarro, o tabaco ainda pode ser útil em seu dia a dia ao proteger as plantas de sua horta orgânica.

tabaco orgânico:cigarro orgânico

Agora que você já conhece o tabaco orgânico e todas as suas vantagens quando comparado com cigarros industrializados, é hora de fazer a escolha certa e optar pela opção saudável e livre de toxinas. Compartilhe conosco as diferenças que você sentiu depois de trocar o cigarro pelo tabaco orgânico. Sua opinião é muito importante para nós!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.