Principais Espécies de Formigas que Podem Atacar sua Horta Orgânica

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
tipos de formiga

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Saiba Os Tipos de Formiga que Podem Atacar sua Horta Orgânicas e Como Realizar o Controle organicamente.

As Principais Pragas Do Seu Cultivo

As formigas são insetos da Ordem Hymenoptera, Família Formicidae, e constituem uma das principais pragas para os cultivos. Cerca de 75% do custo e tempo gastos com o controle das pragas florestais é representado por esses insetos, para o caso de reflorestamentos. Mas elas não estão presentes apenas em maciços florestais: os produtores rurais e pessoas nas cidades já devem ter se deparado com esses organismos em suas hortas orgânicas.

As formigas estão presentes em todo o planeta, com exceção apenas da Antártida e do Polo Norte, em 10 mil espécies descritas dentro de sua Família. Só no Brasil, existem por volta de 2 mil espécies.

Descubra Quais Os Principais Tipos De Formiga

É comum os produtores se perguntarem: mas como acabar com as formigas? É uma pergunta importante, mas antes, procure saber de qual tipo de formiga está se falando, porque o controle depende disso.

As espécies mais comuns no Brasil são:

Formigas cortadeiras: possuem coloração amarronzada e uma reentrância profunda no topo da cabeça. Se alimentam de um fungo, criado dentro do formigueiro à base das folhas que elas cortam. As principais espécies desse grupo são as saúvas (Atta sp.) e as quenquéns (Acromyrmex sp.). As saúvas podem ser reconhecidas pelos três pares de espinhos no dorso e por grande quantidade de terra solta do formigueiro, enquanto as quenquéns possuem quatro espinhos e pequenos ninhos.

tipos de formiga : formiga

Formiga fantasma: possuem um corpo claro e pequeno. Da espécie Tapinoma melanocephalum, elas fazem trilhas irregulares e habitam dentro e fora de residências. Seu alimento favorito são os adocicados.

tipos de formiga : como acabar com formigas

Formiga louca urbana: pertencente à espécie Paratrechina longicornis, essas formigas de coloração marrom escura a preta, andam de maneira irregular e constroem formigueiros dentro e fora de residências. Suas antenas são longas e na cintura há um tipo de nó.

tipos de formiga : como matar formigas

Formiga lava-pé: de cores que variam do amarelo claro ao preto brilhante, a espécie Solenopis sp. é conhecida pelas picadas doloridas que chegam a formar bolhas e provocar reações alérgicas. Se alimentam de vegetais, animais e alimentos processados. Seus ninhos são montes pequenos de terra solta, fora das residências.

tipos de formiga : as formigas

Formiga de fogo ou pixixica: da espécie Wasmannia auropunctata, são pequenas e possuem coloração marrom clara. Constroem ninhos no solo ou árvores, mas podem infestar móveis e tecidos, como camas e roupas. Quando ameaçada ela pica e seu veneno pode induzir uma alergia.

tipos de formiga: como combater formigas

Formiga faraó: uma ameaça para a saúde pública, pois carregam bactérias que causam infecções e podem ocorrer em hospitais e berços, além de ter crescimento rápido. A espécie Monomorium pharaonis, de coloração amarelada a marrom, se alimenta de gorduras e doces.

tipos de formiga : espécie de formiga

E também existem as formigas predadoras, que são inimigos naturais e, portanto, auxiliam no controle de pragas das culturas. Elas possuem uma reentrância no topo da cabeça bem menor quando comparado às espécies praga.

Aprenda a Fazer o Controle Orgânico das Formigas

Quando você identificar os tipos de formiga, estará mais preparado para fazer o controle. Lembre-se que para cada espécie existe seu próprio controle.

Por exemplo, para as formigas cortadeiras, que são o alvo da preocupação de quem tem hortas ou culturas, pode-se fazer um controle físico com barreiras ou biológico.

Como Fazer o Controle Físico

As barreiras consistem em construir canais na terra em que se coloca água com detergente ao redor das culturas, colocar cones de plástico invertidos ao redor dos caules das plantas para evitar a escalada das formigas ou mesmo tiras plásticas com graxa ou vaselina ou tiras de papel alumínio.

Você também pode fazer outro controle físico despejando água quente dentro do formigueiro, mas preste atenção no tamanho do formigueiro e confirme se está jogando água em todo ele, para não correr o risco de matar uma parte e ser surpreendido depois pela continuação de ataques de formigas.

Como Fazer o Controle Biológico

O controle biológico pode ser o plantio de espécies com atividade inseticida, que repelem as formigas, como a batata doce com a liberação de látex repelente quando cortada, ou plantio de gergelim que, ao serem carregados para dentro do formigueiro, matam o fungo da qual as formigas se alimentam.

Outra alternativa é a aplicação de bioiscas, certificadas pela agricultura orgânica, em que a base é a planta Tephrosia candida que atrai as formigas pelo odor cítrico e assim faz o controle do fungo. Sem comida, as formigas mudarão de lugar ou morrerão.

tipos de formiga : horta

 Assista ao vídeo que fiz explicando como fazer o controle das formigas cortadeiras:

Já para as formigas lava pé, que causam incômodo para a saúde e alimentação das pessoas, é necessário fazer um manejo integrado de pragas, pois estas se alimentam de restos já atacados por pulgões e ácaros.

Saiba Um Pouco Sobre Manejo Integrado de Pragas

O manejo integrado de pragas é importante para um controle geral e tem como objetivo diminuir a quantidade de pragas até que elas não prejudiquem mais as culturas, para que se tenha culturas saudáveis e menos impacto ambiental e econômico. Assim como a formiga lava pé, diversas outras pragas ocorrem simultaneamente. O conhecimento sobre sua cultura, sobre as diferentes espécies que podem causar dano e a atenção para com elas irá poupar o agricultor de um prejuízo.

tipos de formiga : picada de formiga

Agora que você aprendeu mais sobre os principais tipos de formiga e  os danos que elas podem causar, compartilhe suas experiências e nos conte se já teve sua horta orgânica invadida por formigas e se precisou fazer o combate ou controle. Conte também sobre os tipos de formiga que encontrou. Sua opinião é muito importante!

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.