Você Sabia que o Vaso Auto Irrigável Irá te Poupar Tempo?

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
vaso auto irrigável

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entenda o que é um Vaso Auto Irrigável, para que ele serve e como utilizá-lo.

Você já teve dificuldades em administrar a água das plantas enquanto estava viajando? Cuidar dos vasos de plantas pode ser uma tarefa complicada para quem costuma passar dias longe de casa ou até mesmo para quem tem uma rotina apertada. Pensando nisso, foram desenvolvidas técnicas de autoirrigação que estão se tornando cada vez mais populares, facilitando o cultivo tanto para o produtor caseiro como até mesmo para o produtor rural.

Métodos de Auto Irrigação

De modo geral, existem diversos métodos de auto irrigação, podendo variar em volume de água, quantidade de vasos e também de acordo com a necessidade das plantas. O vaso auto irrigável, portanto, um sistema que abastece a necessidade hídrica da planta sem que o produtor tenha de estar controlando diariamente.

As Funcionalidades do Vaso Auto Irrigável

A principal funcionalidade de um vaso auto irrigável está na facilidade para quem costuma esquecer de molhar as plantas e também para aqueles que passam muito tempo longe de casa. Além disso, para pessoas que possuem jardim vertical ou vasos grandes para plantas, o uso de sistemas autoirrigáveis evita o desperdício de água e faz com que não haja proliferação de mosquitos, incluindo o mosquito da dengue.

Vantagens do vaso auto irrigável

O vaso auto irrigável também é vantajoso para quem cultiva pequenas plantações e possui uma grande quantidade de vasos para jardim vertical. Uma vez instalado, o vaso auto irrigável terá uma manutenção muito menor que se o produtor irrigasse diariamente todas as plantas. Esse método economiza água, tempo e dinheiro, sendo ideal para grande parte dos produtores.

vaso auto irrigável vasos para jardim vertical

Três Formas de Fazer um Vaso Auto Irrigável

Uma das maiores vantagens desses vasos é que eles podem ser produzidos em qualquer lugar, com materiais simples e recicláveis, sendo um produto sustentável e ecologicamente correto. Separamos aqui três maneiras de fazer um vaso auto irrigável. Confira!

Garrafa PET:

1 – Coloque o vaso com a planta em uma bandeja com água até um determinado nível. Em seguida, faça um furo na parte inferior de uma garrafa de plástico (o furo deve estar mais baixo que o nível de água escolhido para a primeira bandeja);

2 – Encha a garrafa de água e feche bem, colocando a garrafa em uma segunda bandeja. Com as duas bandejas com água, basta colocar um cano emborrachado para conectar o nível hídrico de ambas a bandejas;

3 – Esse modelo se utiliza do sistema de nível da água, onde o equilíbrio será proporcionado através da reposição da água que o recipiente da planta consumir. Conforme a planta absorver a água, o nível irá diminuir. Consequentemente, a água da segunda bandeja será deslocada para a bandeja com o vaso, liberando espaço para que a água da garrafa possa escoar para a bandeja.

como fazer vaso auto irrigável

Sacos Plásticos:

1 – Selecione um saco plástico resistente e que suporte a quantidade de água desejada. Em seguida, faça um furo com uma agulha e passe um barbante por esse furo. O barbante deve alcançar o vaso de plantas;

2 – Encha o saco plástico com água e deixe-o em uma altura superior à do vaso, para que a gravidade possa levar a água até o solo. Você pode colocar diversos barbantes e irrigar todos os vasos dessa forma;

3 – Esse sistema funciona como um conta-gotas, semelhante à aplicação de soro em hospitais. A bolsa de água, por estar mais alta, vai liberando gotículas de água, que escorrem pelo barbante e chegam ao vaso, deixando o solo devidamente irrigado.

vaso auto irrigável: vasos de plantas

Vaso Autoirrigável Para Mudas:

1 – Corte uma garrafa PET ao meio e faça um furo na tampa. Em seguida corte um pedaço de lã e dê um nó, fazendo com que em ambos os lados sobre aproximadamente 15cm;

2 – Coloque água na parte debaixo da garrafa. Vire a parte superior ao contrário, de forma que a tampa fique próxima à água. Passe o pedaço de lã pelo buraco da tampa e deixe o nó para o lado de dentro. Coloque terra e as sementes;

3 – A lã funcionará como uma raiz artificial, que irá sugar apenas a quantidade necessária de água. Além de ser fácil de fazer, é ideal para cultivar com crianças, pois proporciona a visão de todo o processo de absorção da água pela planta.

vaso auto irrigável: horta vertical

 

Práticos e Eficientes!

Caso não queira fazer o seu vaso autoirrigável, existem modelos prontos em diversas lojas e com um valor acessível. A irrigação é uma das principais fontes de vida das plantas, mas em excesso pode favorecer a proliferação de pragas. É importante ter modelos de auto irrigação sempre em mãos, para que em emergências ou durante viagens você possa ficar livre de preocupações.

Técnica Moderna

Seja feito em casa ou comprado já pronto, o vaso auto irrigável é uma técnica que se encaixa na rotina do século XXI e que diminui os esforços do produtor, fazendo com que a prática da agricultura orgânica e do cultivo orgânico sejam mais atraentes para todos. Experimente e perceba a diferença na saúde de suas plantas!

Vem ai… Semana da Horta Orgânica

Já imaginou como seria viver o sonho de consumir seu próprio alimento orgânico e fresco produzido em casa e de quebra ter mais qualidade de vida, aumentar sua conexão com a natureza, criar um hobby que inclua toda a família ou ter um espaço particular longe do estresse, da ansiedade, da agitação e da “loucura” do dia a dia?

Como já deve ser de seu conhecimento, para começar, é necessário dar o primeiro passo…

Reserve o dia 03 de agosto de 2017 para participar da Semana da Horta Orgânica, um evento 100 % gratuito e online onde você vai aprender, por meio de uma série de vídeos, conceitos fundamentais para produzir sua horta orgânica. E claro, como fazer a sua horta orgânica de forma prática, acompanhando a implementação de uma horta orgânica suspensa dentro de um apartamento e dessa forma conseguir superar os obstáculos que te impedem de viver o sonho de ter uma horta orgânica, seja pela falta de dinheiro ou tempo, ataque de pragas, doenças e ervas daninhas, dentre outras dificuldades que podem ser superadas por meio do uso correto do conhecimento adequado.

Semana da Horta Orgânica

Se inscreva para participar desse evento que promete ser show de bola! (Clique aqui para se inscrever)