A Renda Portuguesa Vai Ser Sua Planta de Destaque em Jardim e Também em Interiores
A Renda Portuguesa
Com certeza você já viu em algum jardim ou até mesmo decorando interiores a samambaia chorona ou a samambaia renda portuguesa, de nome científico (Davallia fejeensis). De origem da Austrália, essa planta já conquistou por ser ornamental e poder ser cultivada nos mais diferentes ambientes.
Ela é uma das plantas para jardim vertical e pode ser utilizada também para decorar alguns cômodos em sua casa. Você pode cultivar a renda portuguesa até mesmo no banheiro! Elas apreciam o vapor que sai do chuveiro e de quebra você tem um ambiente mais agradável.
Quer entender como plantar renda portuguesa orgânica? Neste texto te contarei algumas dicas para plantar e cuidar dessa samambaia.
Como Plantar Renda Portuguesa Orgânica
Para saber como plantar renda portuguesa orgânica, fique bem atento às condições básicas de ambiente que ela prefere, para ter sucesso quando fizer o seu próprio plantio.
Tipos de Vasos
O vaso ideal para a renda portuguesa é aquele que se plantam outros tipos de samambaias, como o vaso de fibra de coco. Mas você também pode plantar em jardineiras ou vasos largos e pouco profundos.
Solo
O solo deve ser rico em matéria orgânica. Você pode criar seu próprio substrato também com composto orgânico, terra de jardim mais argilosa e areia.
Luminosidade
A renda portuguesa não tolera sol direto. Você deve plantá-la em meia sombra, como debaixo de árvores ou em interiores. Ela precisa de iluminação, porém não direta.
Irrigação
A irrigação deve ser frequente, em dias alternados (dia sim, dia não). A renda portuguesa adora uma água, aprecia alta umidade, mas não é recomendável ficar encharcada ou com água no prato sob o vaso (se tiver), para evitar a proliferação do mosquito transmissor de doenças.
Como Fazer Mudas de Renda Portuguesa
Para fazer suas próprias mudas de renda portuguesa, você precisa de uma tesoura de poda bem afiada e limpa, para cortar os rizomas (aquele caule marrom de onde saem as folhas). Os pedaços de rizoma que cortar devem ter de 6 a 8 gemas.
Enterre as estacas no vaso de maneira um pouco inclinada, na vertical, até a metade. Faça a rega e cuide normalmente dela, que em breve irá brotar.
Como Cuidar de Samambaia Renda Portuguesa
Para cuidar da renda portuguesa e deixá-la sempre vigorosa, é preciso fazer podas drásticas. Pode todas as hastes das folhas a 2 cm de distância da base, em agosto. Não é porque ela está sem folhas que você não deve regar; a rega deve ser contínua, da mesma maneira que você sempre fez. Em breve vai brotar folhas verdes.
Fique sempre atento à presença de pragas e doenças. Se aparecerem lagartas, por exemplo, faça a catação manual e, se persistirem, utilize inseticidas naturais.
A Nô Figueiredo dá umas dicas sobre a renda portuguesa, vale a pena conferir. É só clicar aqui.
Faça Seu Jardim
Agora que você aprendeu como plantar renda portuguesa orgânica, e além disso, já sabe até faz as mudas, que tal colocar esse conhecimento em prática e cultivar a sua própria renda portuguesa? Coloque aqui sua opinião, ela é muito importante para mim!