Descubra Como os Cosméticos Orgânicos Podem Melhorar a Saúde da Sua Pele e Garantir Uma Vida Mais Saudável.
O uso de cosméticos está cada vez mais frequente no dia a dia tanto dos homens quanto das mulheres brasileiras, especialmente quando relacionado à saúde da pele e a prevenção do envelhecimento precoce. Contudo, poucas são as pessoas que conhecem os riscos por trás dos rótulos ‘milagrosos’ e da alta quantidade de produtos químicos presentes em tais cosméticos que prometem rejuvenescer cada vez mais e tratar a pele ao mesmo tempo em que expõe à pele à produtos químicos e, em alguns casos, até mesmo tóxicos.
Cosméticos Orgânicos Possui Matérias Prima Pura
Sendo assim, a melhor forma de cuidar da pele sem expor a mesma aos produtos químicos dos cosméticos atuais é através do uso de cosméticos orgânicos naturais, feitos com matéria prima pura e com o menor uso possível de compostos químicos, de modo a garantir que, mesmo após o uso contínuo e em longo prazo, o produto não será prejudicial à saúde e tampouco terá efeitos colaterais para o usuário.
Os cosméticos orgânicos e naturais tem como diferencial a produção sustentável e o modelo de produção ecologicamente correto, além de possuir um maior nível de óleos essenciais puros que permitem melhor ação das propriedades regenerativas, antioxidantes e da hidratação para a pele, fator esse fundamental para o rejuvenescimento e para os cuidados diários, não causando nenhum tipo de dano à saúde e trazendo uma certificação exclusiva, como o selo IBD e o selo ECOCERT.
Entendendo as Diferenças: Orgânicos, Naturais e Veganos
Entre os produtos não-industrializados de beleza e cuidados pessoais, é preciso saber diferenciar os tipos de produção, visto que cada linha segue determinados princípios e que há uma pequena diferença entre os cosméticos orgânicos, naturais e veganos. Em suma, todos são produzidos com uma baixa (ou nula) quantidade de produtos químicos e possuem uma fabricação sustentável.
Os produtos orgânicos, por exemplo, são produzidos com matéria prima livre de agrotóxicos e um cultivo sustentável, enquanto os cosméticos naturais exigem uma produção menos industrial, ou seja, não permite o uso de fragrâncias, componentes ou corantes sintéticos, da mesma forma que proíbe o uso de conservantes artificiais. O uso de óleos naturais permite que os cosméticos sejam mais duráveis, preservando as propriedades de cada cosmético.
Já os produtos veganos são fonte de um processo produtivo livre de toda e qualquer origem animal, como a cera de abelha, o leite ou a banha animal, dando preferência ao uso de argilas, minerais, ervas aromáticas e extratos vegetais. Além disso, os produtos veganos compartilham a filosofia vegana e, dessa forma, também não são testados em animais.
Benefícios dos Produtos Orgânicos
O cosmético orgânico tem como principal vantagem a pureza de sua composição, com fontes naturais, sustentáveis e renováveis de matérias primas, colaborando com a saúde do meio ambiente e não expondo a pele à compostos químicos de alto risco, visto que muitos dos cosméticos atuais industrializados trazem em sua composição derivados do petróleo e resíduos químicos.
Outro ponto a ser ressaltado é o efeito natural e o resultado em longo prazo, uma vez que os produtos agem de forma natural e estimulam a produção de novas células da pele sem prejudicar a saúde. Os óleos essenciais são utilizados em sua maior potência, sem diluição ou perda de propriedades ao longo da fabricação, trazendo resultados mais rápidos e muito mais eficientes. Para quem busca uma pele perfeita, o abandono dos cosméticos industrializados é o primeiro passo que precisa ser dado.
Conheça as Marcas Pioneiras
Atualmente no Brasil é possível encontrar uma série de marcas de cosméticos que trabalham com uma produção orgânica, natural ou até mesmo vegana. A Bioart, por exemplo, é especialista em maquiagens e cuidado com o rosto, com uma composição diferenciada para pessoas que possuem determinadas alergias. Já a Cativa Natureza oferece produtos com selo rastreável e possui uma linha de rosto, corpo e cabelo baseada na cosmética probiótica.
A Surya Brasil está no mercado há mais de 20 anos e trabalha com uma linha de cabelo, rosto, corpo e unhas que vão desde o orgânico até o vegano, trazendo uma grande variedade de preços e um grande leque de opções para clientes alérgicos. É possível conhecer sua fábrica através de um tour guiado. Enquanto isso, a Ikove Organics traz produtos diferenciados com selo fairtrade exclusivo relacionado ao uso do cacau.
A Lush, conhecida mundialmente, pode ser encontrada em lojas brasileiras e oferece toda uma gama de cosméticos ao consumidor, além de garantir em sua linha vegan um rastreamento da produção do cosmético, aproximando o consumidor do produtor. Em 2010, a Sachi se instaurou no mercado de produtos naturais com óleos vegetais e uma linha de perfumes para ambiente.
Muitos desses produtos podem ser facilmente encontrados pela internet, portanto, é possível dar início à um novo estilo de consumo sem grandes esforços e tendo como principal consequência uma pele saudável, bem cuidada e livre de resíduos químicos e sequelas em longo prazo.
Cosméticos Feitos em Casa
No entanto, para quem deseja conhecer um pouco mais do mundo dos cosméticos orgânicos antes de renovar os produtos, vale a pena o teste com cosméticos feitos em casa. Os hidratantes caseiros são um excelente exemplo de cosmético anti-idade e podem ser facilmente reproduzidos com ingredientes simples como chá, suco de aloe vera, cera de abelha, amido de milho, açúcar mascavo, azeite de oliva, água de rosas, mel, óleo de coco e ervas.
Você pode começar lendo este artigo em que ensino como fazer uma horta orgânica em casa em 6 passos (veja mais aqui).
Os resultados são facilmente notáveis, facilitando a compreensão da importância acerca do uso de produtos naturais e livres de toxinas, especialmente quando estes são aplicados diariamente e diretamente no corpo e no rosto.
Agora que você já sabe como os cosméticos orgânicos podem ajudar no tratamento anti-idade e como são importantes para uma pele saudável, é hora de começar a optar por versões orgânicas, naturais e até mesmo veganas dos seus produtos favoritos. Já sabe por onde começar? Deixe um comentário abaixo. Sua opinião é muito importante!