Você Já Conhece o Álcool Orgânico? Descubra as Vantagens e os Diversos Usos Desse Produto em Seu Dia a Dia
O Que é o Álcool Orgânico
Produzido da cana de açúcar, de cereais ou até mesmo do milho, o álcool é um dos produtos mais versáteis em nosso cotidiano, podendo ser utilizado tanto para o abastecimento de carros e máquinas, quanto para o consumo ou para tratamentos de limpeza e higiene. Contudo, uma das maiores consequências da produção do álcool está em seu fator de poluição, especialmente o álcool provindo da cana de açúcar, que passa por grandes queimadas antes de ser destilada.
Ao mesmo tempo, o uso de agrotóxicos nas plantações e a inserção de compostos químicos ao longo da produção do álcool tornam o produto final extremamente nocivo à saúde, mesmo quando seu uso não está direcionado ao consumo.
Diferenças Álcool Orgânico vs Álcool Convencional
Como forma de driblar os compostos químicos e garantir que o álcool seja produzido de forma saudável e sustentável, produtores orgânicos desenvolveram métodos de produção de álcool orgânico, adaptando a destilação e a fermentação de modo a evitar a inserção de produtos nocivos. O álcool orgânico consegue poupar cerca de 30% da água utilizada em seu processo de produção, sendo vantajoso não apenas para o consumidor, como também para o produtor e para o meio ambiente.
Usos e Aplicações do Álcool Orgânico
O álcool orgânico se tornou uma vantagem tanto para a indústria alimentícia quanto para a indústria de cosméticos orgânicos, que atualmente produz perfumes, colônias e desodorantes 100% orgânicos e garante que pessoas com alergias ou pele sensível consigam usufruir de todas as vantagens de seus produtos.
A indústria de alimentos utiliza o álcool orgânico para a produção de vinagres, conservantes naturais e produção de bebidas, como a cerveja orgânica e destilados, oferecendo uma diversidade de opções para quem deseja uma vida livre de agrotóxicos, pesticidas e demais produtos químicos presentes nos alimentos convencionais e industrializados.
Atenção: embora orgânicas, as bebidas alcóolicas possuem os mesmos efeitos que as demais bebidas, sendo, portanto, proibidas para consumo para menores de idade. Beba com moderação.
Como é Feito o Álcool Orgânico
Para que o álcool orgânico seja viável, são realizadas algumas mudanças em seu processo de produção, ao começar pela escolha dos ingredientes; toda a matéria prima do álcool orgânico deve ser 100% orgânica e certificada. A cana de açúcar, por exemplo, é colhida ainda verde para evitar as queimadas e sua destilação é realizada com o mínimo possível de intervenções.
Já o álcool de cereais é produzido através do melaço, evitando a contaminação com produtos não orgânicos. Os materiais utilizados na destilação e na fermentação também não devem ter contato com produtos industrializados, preservando a total organicidade do álcool.
Além de ser uma opção mais saudável, o álcool orgânico pode ser utilizado de diversas formas, tendo em sua forma base um produto de uso diário para a limpeza, assepsia e higienização de ambientes. Trocar produtos convencionais por opções orgânicas também faz parte de uma escolha de vida sustentável, que preza pelo meio ambiente e pelo não-uso de agrotóxicos. Em longo prazo, essa escolha desencadeará a limpeza de rios, mananciais e, principalmente, de nosso organismo, que poderá funcionar de maneira natural e sem produtos químicos depositados pela indústria alimentícia.
Agora que você já conhece o álcool orgânico é a sua vez de começar a mudança! Fique sempre atento aos rótulos e busque pelo Selo Orgânico nas embalagens. Compartilhe nos comentários sua opinião sobre o álcool orgânico e dê sugestões de uso para esse produto tão versátil! Sua opinião é muito importante!