Descubra Como Plantar Pepino Orgânico e a Ter Melhor Qualidade de Vida

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
como plantar pepino orgânico

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Como Plantar Pepino Orgânico e Garantir Uma Alimentação Mais Saudável

O Pepino

O pepino (Cucumis sativus) é um alimento muito popular. Esse fruto, de origem indiana, é composto por 95% de água! Ideal para ser consumido nas épocas mais quentes do ano, em conservas, crus e até mesmo imaturos.

Assim como a abóbora, a melancia, o chuchu e o maxixe, o pepino faz parte da família das cucurbitáceas e está presente nas nossas refeições, mas pode também ser um aliado nos tratamentos cosméticos, como na composição de máscaras faciais, cremes, loções e shampoos.

como plantar pepino orgânico : pepino orgânico

Dentre seus diversos benefícios estão o tratamento dos dentes, gengiva e garganta, possui ação anti-inflamatória do tubo digestivo e da bexiga, controla a pressão arterial e auxilia na prevenção e tratamento da diabetes tipo II.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de pepino?

Tipos de Pepino

Se não sabia, vou te apresentar eles agora para que você saiba qual o melhor pepino para você ter em sua horta orgânica, é preciso conhecer os tipos de pepino. Aqui você encontra os mais conhecidos, para te ajudar a escolher:

Pepino caipira: muito comum, geralmente usado em saladas e em sucos para emagrecer.

como plantar pepino orgânico : tipos de pepino que existem

Pepino japonês: seu preço é maior, é mais firme que o caipira e é usado em saladas japonesas, as chamadas sunomono.

como plantar pepino orgânico : como cultivar pepino

Pepino aodai: seu sabor e aparência são como o do pepino japonês, e o tamanho é parecido com o pepino caipira. É uma junção dos dois. Mais usado em saladas e conservas.

como plantar pepino orgânico : pepino aodai

Pepino mini: é um pepino pequeno, usado para fazer conservas, mas também pode ser consumido como aperitivo.

como plantar pepino orgânico : tratos culturais do pepino

E aí? Conseguiu escolher um tipo para começar o seu plantio? Espero que sim, pois agora vou te dar todas as dicas necessárias para ter um plantio saudável e orgânico.

Como Plantar Pepino Orgânico

Época de Plantio

Não existe uma época de plantar pepino bem definida. O pepino pode ser cultivado durante todo o ano em regiões com clima subtropical.

Clima

O clima ideal para o plantio do pepineiro é um clima quente, de temperaturas que variam de 26ºC a 28ºC, ao abrigo do vento.

Caso você só possa cultivar pepino em regiões mais amenas, é preciso que se faça o plantio em ambientes protegidos, para controlar a temperatura.

Solo

Solos férteis, pouco ácidos, de pH entre 5,8 a 6,8 e bem drenados são os adequados para o pepino.

como plantar pepino orgânico : plantio de pepino

Luminosidade

O pepino precisa de luz solar direta por pelo menos 4 horas todos os dias.

Adubação

A adubação recomendada é de 10 toneladas de composto orgânico por hectare ou 400 gramas por cova.

Plantio

Ao decidir a variedade que quer plantar, procure por sementes ou mudas.

como plantar pepino orgânico : mês de plantar pepino

Se for semear, faça isso já no local definitivo, pois as mudas de pepino não toleram bem o transplante. A semeadura deve ser feita em local com temperaturas acima de 20ºC, a 2 cm de profundidade, de 4 a 6 sementes por cova. As sementes irão germinar de 5 a 15 dias. Desbaste as piores e deixe 2 mudas.

Se você não puder semear direto no local, utilize recipientes pequenos, como copos, para fazer germinar as sementes em local aquecido, e depois faça o transplante, com muito cuidado.

Para plantar pepino tutorado, o espaçamento recomendado é de 60 cm a 1 m entrelinha e 45 cm entre as plantas. Para rasteiras, o espaçamento entrelinhas é de 2 m e de 75 cm a 1 m entre as plantas e, por fim, para o caso de pepinos para conserva, o espaçamento entrelinhas é de 1 m e 20 cm entre as plantas.

como plantar pepino orgânico : época de plantar pepino

É sempre melhor plantar pepino tutorado do que deixar rasteiro. Quando rasteiro, a possibilidade de ser atacado por pragas e doenças é maior. Para fazer o tutoramento, coloque estacas de bambu ou madeira a 1 m ou 2 m de distância uma da outra, e amarre com arame no topo. Quando o pepineiro crescer, amarre as ramas.

Outra opção para quem quer saber como plantar pepino orgânico é fazer em vaso! Sim, o pepino pode se desenvolver bem em vasos de 50 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro. Para quem quer plantar pepino em garrafa pet, também é possível.

Irrigação

A irrigação deve ocorrer sempre que perceber que o solo está secando. Lembre-se de nunca encharcar o solo, para não apodrecer as raízes.

Tratos Culturais

Para ramificar mais, faça a poda na ponta das ramas, em qualquer cultivo, porém no tutorado faça isso apenas quando as ramas chegarem ao topo do suporte.

Para que seus pepinos alcancem a padronização do mercado, que indica que sejam de 20 cm a 3 cm de diâmetro para o pepino japonês, tire todos os frutos da haste principal e deixe apenas 2 por haste lateral.

Fique sempre atento às condições ideias de cultivo e aos tratos culturais do pepino para poder agir em tempo de continuar um plantio de pepino sadio.

Controle de Pragas e Doenças

O pepino sofre com excesso ou falta de água e luz solar. Nunca molhe as folhas durante a rega, pois podem acabar ficando queimadas, se o sol estiver forte. Além disso, folhas molhadas favorecem o aparecimento de fungos, como oídio e míldio, que podem ser combatidos com calda bordalesa.

como plantar pepino orgânico : doenças do pepino

As folhas do pepino ficam amareladas quando são expostas a menos de 4 horas de sol por dia e quando são expostas a muito mais luminosidade. Fique sempre atento a esses fatores.

Outra possibilidade de doença de pepino é o amarelecimento das folhas por causa de ácaro, que se nota por pontos alaranjados. Para combater, faça uma mistura de pimenta, alho e óleo de neem e aplique nas folhas, com o auxílio de um pouco de sabão de coco.

Colheita

A colheita pode ser realizada de 50 a 60 dias do plantio, mas isso depende da cultivar e do uso. Os pepinos destinados a conservas geralmente são colhidos mais cedo que os demais, quando atingem de 3 cm a 9 cm de comprimento.

Faça em torno de 3 colheitas por semana, pois isso estimula a produtividade.

como plantar pepino orgânico : como plantar pepino em vaso

O Canal Vida Rural MT mostra um plantio de pepino. Vale a pena assistir! É só clicar aqui.

Cultive Pepino Orgânico

Agora que você aprendeu tudo sobre como plantar pepino orgânico, que tal colocar a mão na massa? Deixe aqui seu comentário, para eu saber sua opinião sobre o conteúdo e suas experiências em cultivos.

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.

Notice: echo_ald_crp está obsoleto desde a versão 2.2.0! Use echo_crp() em seu lugar. in /srv/users/serverpilot/apps/thriadeorganico2/public/wp-includes/functions.php on line 4435