Entenda porque o café orgânico irá te ajudar a ficar mais disposto de forma saudável.
Tomar café é uma tradição na vida de muitos brasileiros. Seja para despertar, para relaxar ou apenas para socializar, o famoso cafezinho está presente na maioria das casas e dos escritórios. Existem também os apreciadores de café, aqueles que consomem por pura degustação, provando grãos de diversos lugares do mundo. Muitos desses admiradores, no entanto, desconhecem os processos pelos quais os grãos têm de passar para adquirir o sabor característico.
O plantio, a chegada da florada, a colheita, a lavagem e separação dos grãos, a viagem até a fábrica para iniciar a fase de secar, torrar e moer os grãos, embalar e por último encaixotar, durante todos esses processos, o consumidor do café convencional recebe pequenas doses de produtos químicos, que são introduzidos para aumentar a qualidade e a durabilidade do produto.
O café orgânico é produzido indo contra esses princípios, permanecendo livre de agrotóxicos, fertilizantes e outros tipos de intervenções artificiais.
O que é o café orgânico?
O café orgânico é produzido sem a utilização dos fertilizantes químicos, como agrotóxicos, fungicidas, herbicidas, inseticidas e outros tantos produtos usados no processo de produção do café tradicional.
O solo que produz o café convencional não é tratado da mesma forma que o do café orgânico. A agricultura orgânica se baseia no cuidado, que vai desde o plantio até o consumidor final. No lugar de fertilizantes químicos, se adotam alternativas como adubos verdes e fortalezas no desenvolvimento do plantio, evitando que o produto orgânico fique suscetível às doenças e pragas.
Benefícios do café orgânico para a sua saúde
O consumo de produtos orgânicos, como o café, promove diversos benefícios ligados à saúde, além de ser um produto sustentável. Ainda que os preços desses produtos orgânicos sejam mais elevados do que os tradicionais e comerciais, o consumo de orgânicos tem aumentado no Brasil graças à seus inúmeros benefícios.
O café tradicional, que em seu processo de produção adota o uso de pesticidas além de outros produtos químicos, pode provocar o acúmulo de gordura corporal, causar danos no sistema nervoso e até mesmo reprodutivo. O café orgânico possui uma alta quantidade de antioxidantes, que inclusive podem contribuir no atraso do processo de envelhecimento, e podem contribuir também na inibição do avanço de doenças como o mal de Parkison, o mal de Alzheimer e a cirrose hepática.
A Cafeína do Orgânico
A cafeína ativa mecanismos no cérebro que, por sua vez, contribuem no crescimento de neurônios e trabalham ativando células-tronco que se convertem em novos neurônios.
O café orgânico também possui um alto grau de cafeína, por isso o seu consumo não deve ser abusivo, principalmente por pessoas que sofrem com hipertensão, crianças e grávidas. O que faz mal para o organismo é o consumo excessivo.
O café orgânico, contribui diretamente para a sua saúde. Esses grãos orgânicos moídos cuidadosamente irão contribuir com sua saúde, com o bem estar ambiental e social.