
Saiba Porque as Plantas Purificadoras de Ar São Ótimas Para a Decoração de Sua Casa e Para o Seu Bem Estar.
Combatendo as Impurezas do Ar e a Poluição de Forma Orgânica e Natural
Respirar ar puro tem sido uma tarefa cada vez mais difícil, principalmente em grandes malhas urbanas como o centro de São Paulo ou em grandes países como a China. Isso acontece devido à poluição vinda de carros, fábricas, ao superaquecimento devido ao excesso de concreto e, até mesmo, pelo uso excessivo de produtos químicos no dia a dia.
No entanto, poucos sabem que não é necessário utilizar-se de remédios ou de aparelhos para respirar um ar limpo, afinal, diversas plantas conhecidas e de fácil acesso já realizam a filtragem do ar, eliminando gases prejudiciais e devolvendo um ar limpo para o ambiente.
Que saber mais sobre essas plantas?
Veja essa entrevista que dei a rádio Super Rede Boa Vontade – RS. e aprenda mais sobre o assunto
O que São Plantas Purificadoras de Ar?
Em geral, as plantas purificadoras realizam a redução de gases como benzeno, formaldeído, xileno, tricloroetileno e a amônia no ambiente. Tais gases são extremamente prejudiciais à saúde e podem, inclusive, afetar a respiração e desenvolver alergias.
Uma planta purificadora se utiliza de tais gases para manter-se saudável, portanto, o consumo não lhe é prejudicial. Como consequência, a planta libera no ambiente mais oxigênio e melhora significativamente a qualidade do ar.
Benefícios no Dia a Dia
Pesquisas demonstram que o ar que permanece dentro de ambientes fechados se torna um ar viciado, sem circulação, podendo conter até cinco vezes mais poluição que o ar externo. As plantas purificadoras são uma maneira de combate direto à poluição interna, que pode também ser resultado do uso excessivo de produtos de limpeza e tintas.
Além de oferecer um ar mais puro e proporcionar o conforto diário, as plantas purificadoras de ar também são ótimas como artigos decorativos, deixando o ambiente mais natural e agradável, já que o uso de plantas na decoração resulta em um ambiente mais familiar.
Escolha Sua Planta Favorita!
O que não faltam são opções na hora de escolher a planta purificadora de ar ideal. As mais populares são a Babosa, a Espada de São Jorge, a Hera Inglesa e a Samambaia, mas para aqueles que buscam plantas, que além de purificadoras, decorem o ambiente, vale utilizar plantas como a Gérbera, a Clorofito, a Azaleia e a Planta Jiboia. Algumas plantas como o Lírio da Paz e a Dracena de Madagascar são tóxicas para animais domésticos e devem ser colocadas longe do alcance de animais.
Entre as diversas plantas purificadoras de ar, é possível encontrar desde plantas de menor porte, que podem ser cultivadas em pequenos vasos em hortas suspensas, até plantas maiores, que podem atingir altura média de até 5 metros. Portanto, se o espaço é reduzido recomenda-se o uso de plantas em vasos e jardineiras, já para plantas como a Palmeira Ráfia são necessários vasos largos e mais profundos.
Qual o Ambiente Ideal Para Uma Planta Purificadora de Ar?
As plantas purificadoras podem ser colocadas em qualquer ambiente interno, e são indicadas, principalmente, para espaços reduzidos como apartamentos e escritórios. As plantas de apartamentos e as plantas de escritório tendem a ser menores e com menor manutenção, já as plantas de ambientes abertos possuem mais espaço para se desenvolverem e, dessa forma, exigem cuidados diários, tanto com irrigação quanto com a manutenção do crescimento.
A maioria das plantas purificadoras de ar são de fácil acesso e excelentes para decorar o espaço, sendo necessário apenas pesquisar antes da aquisição para adquirir uma planta que caiba no espaço e que aceite as condições climáticas disponíveis.
Cuidar de uma planta purificadora é uma tarefa simples e divertida, que incentiva o contato com a natureza e alivia o estresse. Essa experiência pode ser o primeiro passo para o cultivo da sua própria horta orgânica, repleta de temperos, legumes e até mesmo ervas medicinais!
Que saber mais sobre essas plantas?
>Veja essa entrevista que dei a rádio Super Rede Boa Vontade – RS. e aprenda mais sobre o assunto
Agora que você já sabe quais plantas são ideais para a purificação e umidificação do ar em ambientes internos, é hora de escolher sua espécie favorita e encontrar um espaço para ela em sua casa. Compartilhe sua experiência com plantas purificadoras e conte para mim qual a sua planta favorita. Seu comentário é muito importante!