Aprenda o que é o leite orgânico e quais são os seus benefícios para a saúde.
O leite é um alimento ingerido, principalmente, pelas nossas crianças: filhos, netos, sobrinhos. Por isso, devemos ter ainda mais cuidado com a procedência deste alimento. O consumo de leite orgânico tem aumentado significativamente nos últimos anos: só no Brasil, o crescimento anual tem sido superior a trinta por cento.
O leite orgânico é um produto da indústria pecuária leiteira orgânica que promove uma exploração economicamente mais viável, ecologicamente mais correta e socialmente mais justa. Na produção do leite orgânico, os animais são criados de forma mais saudável, sem antibióticos, hormônios, promotores de crescimento ou estimulantes de apetite. Contudo, não é só a alimentação que determina a qualidade do produto, mas também as instalações, o manejo dos animais, a sanidade dos mesmos e o processamento e encapotamento do próprio leite.
Leite Orgânico e a Saúde de Nossos Filhos
Ao contrário da produção de leite convencional, a produção de leite orgânico não busca o maior retorno financeiro possível, sendo antes uma integração do todo de forma sustentável. O leite orgânico é mais saudável, uma vez que não contém químicos, conservando seu sabor natural e valor nutritivo. O grande problema é que o leite é um dos principais alimentos utilizado na dieta de nossos filhos, netos, sobrinhos e crianças.
Benefícios do Leite Orgânico
As vantagens do leite orgânico também se fazem sentir a nível ecológico e ambiental. É uma produção que visa a sustentabilidade ambiental, com práticas verdes e produtos exclusivamente biodegradáveis, melhores e mais justas condições econômicas para os produtores.
A grande diferença entre a produção do leite convencional e o do leite orgânico consiste na alimentação da vaca que é feita em piquetes rotativos, com ração orgânico, enquanto a alimentação do animal convencional é feita em pasto aberto, sem restrição à utilização de produtos químicos no pasto que se alimentam. Além disso, é permitida a aplicação de hormônios e outras substâncias nos animais, ao contrário do leite orgânico, em que o tratamento do gado é apenas homeopático e fitoterápico. Os antibióticos só são aplicados em último caso e nessa altura a extração de leite para consumo é suspensa.
Leite Orgânico | Leite Não-Orgânico | |
Criação | É utilizada medicina homeopática e fitoterápica. É proibido o uso de produtos biodegradáveis. | Medicina alopática. Uso de hormônios e outras substâncias similares. Autorizado utilizar produtos químicos sem qualquer restrição ambiental. |
Alimentação | A pastagem é feita em piquetes rotativos, adubados com esterco e a ração é exclusivamente orgânica. | É feita em pasto aberto, com adubos químicos e sem restrições alimentares. |
Bem Estar Animal | Pastagem de qualidade. Desmame aos 7 meses. Produção de 12Kg de leite por vaca ao dia. Gado Manuseio do animal sem gritos ou stress. | Pasto sem restrição de aditivos químicos. Bezerro é desmamado 2 dias depois de nascer. Produção de leite: 20 a 22 Kg por animal. Vacas vendidas para abate ao fim de 5 anos. Manuseio da vaca é agressivo. |
Leite Orgânico e a Sua Saúde
A principal vantagem do consumo do leite orgânico é para sua saúde. Por isso, preste atenção a seus hábitos alimentares. Sempre que possível, tente consumir alimentos orgânicos, no caso do leite orgânico terá a garantia de que está ingerindo um alimento sem alterações químicas, nem hormonais e com uma qualidade incomparável no que diz respeito à sua pureza e sabor. Além de garantir uma água mais limpa e solos mais férteis às futuras gerações.