Conheça o Sistema de cisterna e Aprenda a Reutilizar a Água de Forma Sustentável em Sua Própria Casa.
Cisterna: Uma Alternativa Sustentável de Reaproveitamento da Água
Devido à crise hídrica dos últimos anos, o sistema de cisternas ganhou popularidade não só no meio agrícola, como também em residências e espaços domésticos. É uma forma sustentável de economizar a água encanada através da reutilização da água da chuva. A água da chuva coletada é armazenada em um ambiente fechado, livre de bactérias e de outros agentes externos até o momento do uso.
Em geral, elas consistem em grandes recipientes enterrados que armazenam toda a água da chuva e, em seguida, direcionam-na para usos não potáveis, como mangueiras de jardins e vasos sanitários.
Onde Utilizar a Água de Cisterna?
Embora exista a possibilidade de colocar filtros e tornar a água utilizável para cozinhas e chuveiros, recomenda-se o uso para tarefas cotidianas que não exigem água potável, como irrigar hortas orgânicas e jardins, lavar carros e calçadas e ser utilizada em descargas e torneiras externas. Além de garantir o reaproveitamento da água que seria escoada para ruas e bueiros, o sistema de cisterna consegue garantir economia em longo prazo, pois substitui o uso de água encanada no dia a dia.
Compreendendo o Funcionamento
Primeiramente, deve-se ressaltar que todas as cisternas devem seguir a Norma Brasileira Para Aproveitamento de Água da Chuva (NBR 15527). Essa norma garante a segurança da cisterna com o uso da água para fins não potáveis. Conversar com um profissional é a melhor maneira de escolher a cisterna ideal para sua residência, pois cada espaço possui uma demanda distinta. Em prédios comerciais, a coleta de água pode ser feita, por exemplo, através de telhados verdes, enquanto nas residências é possível captar boa parte da água da chuva apenas com a posição do telhado ideal, calhas, canos e dutos.
Funciona como uma caixa de armazenamento de água, que deve estar abaixo do solo para manter a água sem variação de temperatura e também evitar a contaminação por agentes externos. Em geral, as cisternas possuem um cano para a entrada da água, um cano para a saída e um cano chamado ladrão, o qual direciona o excesso de água para o solo, além de uma bomba que impulsiona a água para fora do recipiente.
Saiba Diferenciar os Tipos de Cisterna
Cada residência possui uma necessidade hídrica única, e cabe a um especialista determinar se sua residência necessita de uma cisterna de 10.000 litros ou se uma de 5.000 basta para atender à demanda de sua família. Em casos especiais, como pequenas casas, uma de 3.000 litros é o ideal.
O tanque da cisterna pode ser feito de diversos materiais, podendo também ser produzido em alvenaria. Os principais modelos são em plástico modular e fibra de vidro, materiais que não transmitem cheiro ou odor e ainda preservam a qualidade da água. A cisterna subterrânea deve ser bem planejada para evitar a entrada de animais e insetos, que contaminam a água e prejudicam a manutenção. Caso não tenha espaço disponível para cavar e instalar sua cisterna, é possível encontrar modelos de cisternas verticais, desenvolvidas e indicadas para espaços limitados.
Faça da Sua Casa Um Espaço Sustentável
Conversar com um especialista sobre o projeto é a melhor forma de encontrar a cisterna ideal, que combine sua demanda ao espaço físico disponível. Uma cisterna pode ser instalada em poucos dias e os resultados farão grande diferença nas contas ao final do mês. Para quem preza por um estilo de vida sustentável, a cisterna traz inúmeras vantagens aos moradores e principalmente ao meio ambiente, uma vez que evita o desperdício de água limpa e redireciona a água da chuva para o uso diário. Cuidar da natureza também é uma forma de prezar pelo bem-estar da sua família.
Use uma Cisterna Caseira
Você também pode fazer a sua cisterna utilizando um galão de 240l com sistemas de pavio (cano PVC) ou pode adquirir nos Supermercados, Lojas de Jardinagem, Lojas de Produtos Naturais, Lojas de Produtos para casa ou comprar sua cisterna caseira pela internet em algum site de confiança. O importante é utilizar dessa ferramenta simples e que irá ser fundamental para o reaproveitamento de um dos recursos mais importantes para o ser humano, para as plantas e que está cada vez mais escasso : a água.
Agora que você já sabe como funciona uma cisterna, é hora de planejar um espaço na sua casa para montar sua própria cisterna, e começar a reaproveitar a água da chuva para hortas orgânicas e para o seu jardim. Compartilhe nos comentários como está sendo sua experiência e qual modelo de cisterna você está utilizando. Sua opinião é muito importante para mim!