9 Motivos Porque Você Deveria Comer Mais Alimentos Orgânicos

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
alimento organico imgrower

(Artigo escrito por Thiago Campos)

A alimentação vem sendo um grande problema do século XXI. O excesso de conservantes e aditivos químicos na indústria alimentícia é um desafio para aqueles que buscam manter uma rotina saudável. A alternativa para quem procura melhorar a qualidade da alimentação é introduzir alimento orgânico em sua dieta.

Para essas pessoas, separei uma lista com os 9 motivos para consumir mais alimentos orgânicos:

  1. Alimento Orgânico é mais nutritivo

    Produtos industrializados sofrem modificações que os tornam mais saborosos, com uma maior durabilidade, porém, menos nutritivos. A vantagem do alimento orgânico é que, por ser produzido naturalmente e sem interferência humana, preserva suas principais propriedades nutritivas.

  2. Orgânicos são mais saborosos

    Estudos comprovam que alimentos orgânicos tendem a ser mais saborosos por manter o alimento como um todo em seu estado mais puro. Os vegetais orgânicos, por exemplo, não recebem pesticidas diretamente em suas folhas.

  3. Prevenção de doenças

     Uma alimentação saudável em longo prazo traz inúmeras vantagens. Entre elas podemos citar a prevenção de doenças como o câncer. Outro ponto relevante é que, uma alimentação orgânica aumenta a imunidade e a resistência a outras doenças, isso se deve ao melhor aproveitamento dos nutrientes do alimento.

  4. Não contém alterações químicas

    A luta contra o uso de pesticidas, promotores artificiais de crescimento, agrotóxicos e outros aditivos químicos é um dos maiores desafios para quem produz alimentos orgânicos. Para manter a integridade do alimento orgânico, é proibido o uso de qualquer interferente químico. O alimento deve ser produzido da forma mais natural possível.

  5. Proibição do uso de hormônios ou antibióticos

    Tanto a pecuária como a avicultura tem estabelecido o uso de hormônios a antibióticos para sanar problemas de saúde e potencializar o crescimento animal. Numa produção orgânica não é necessária tal interferência, uma vez que os animais adoecem menos e, quando necessário são tratados com fitoterápicos.  O uso de hormônios é proibido tanto pela saúde do animal quanto pela do consumidor.

  6. Você pode cultivar produtos orgânicos

    A agricultura orgânica também pode ser caseira. Pequenas hortas com folhas, temperos e até algumas frutas podem ser cultivadas em ambientes domésticos, basta que a planta seja hidratada com água potável e que receba apenas adubos orgânicos.

  7. Agricultura orgânica é sustentável

    Por não envolver produtos químicos em sua produção, a agricultura orgânica é considerada uma agricultura sustentável. A água utilizada nas plantações não recebe os restos de agrotóxicos e pesticidas, o ar se mantém limpo e os canteiros participam de uma rotação que busca preservar e enriquecer o solo, evitando o desmatamento e conservando o equilíbrio da natureza.

  8. Incentivo aos pequenos agricultores

    Outra vantagem da agricultura orgânica é que essa pode – e deve – ser realizada em pequenas propriedades. Os cuidados exigidos do produtor são semelhantes aos da agricultura comum. No entanto, quando certificados, os alimentos orgânicos podem ser vendidos por um preço mais alto que o alimento convencional.

  9. Bem estar animal

    Devido ao alto consumo de carnes, ovos e leite, abatedouros e granjas tem elaborado sistemas industriais para conseguir abastecer o mercado. Os animais ficam em locais apertados, com pouca ventilação e são alimentados muitas vezes de maneira invasiva. O sistema orgânico possui um conjunto de regras que visam especialmente o bem estar animal e essas devem ser seguidas por todos os seus produtores.

 

Se gostou do conteúdo, tiver alguma dúvida, quiser compartilhar experiências ou até mesmo uma ideia, deixe seu comentário abaixo (ele é muito importante para mim).Obrigado!

 

Até mais,

Thiago Tadeu Campos

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.