Hidroponia em Casa: Possível, Fácil e Nutritivo

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
hidroponia em casa

(Artigo escrito por Thiago Campos)

É possível cultivar suas hortaliças em pequenos espaços com o uso da Hidroponia em casa!

O que é Hidroponia?

A Hidroponia é uma técnica de produção vegetal em que as plantas são cultivadas sem solo ou outro tipo de substrato. Para que haja o crescimento e desenvolvimento das plantas, os elementos essenciais são fornecidos através de uma solução nutritiva. Esta solução contém nutrientes na quantidade adequada para que as plantas crescerem de modo saudável.

Fazer ou comprar o sistema hidropônico?

Existem vários modelos de sistemas adaptados para Hidroponia em casa. Você pode optar por fazer um sistema ou comprá-lo pronto. Para quem tem tempo e habilidade para construir um, é preciso adquirir alguns materiais que irei falar mais adiante.

Basicamente, para construir um sistema hidropônico é necessário que você tenha uma estrutura que sirva de sustentação para as plantas, um reservatório para a solução nutritiva, um meio de contato entre as raízes e a solução nutritiva.

Para quem deseja comprar um sistema de Hidroponia em casa, atualmente existem no mercado sistemas hidropônicos projetados para pequenos espaços e com preço bem acessível.

Uma das vantagens de ter Hidroponia em casa é a disponibilidade de ter sempre alimentos frescos. Além disso, o cultivo em Hidroponia propõe o menor uso de recursos hídricos, sem desperdício de água ou nutrientes, uma vez que os nutrientes já vêm dosados para o cultivo. Os produtos cultivados através da Hidroponia também apresentam maior tempo de conservação, não só no comércio, mas também na geladeira caseira.

hidroponia em casa : hidroponia

Como fazer um sistema hidropônico

É simples construir um sistema de Hidroponia em casa. Para fazer um sistema de Hidroponia, é preciso ter os componentes essenciais que compõem o sistema, como:

  • Canal de cultivo: é o local onde as raízes irão se desenvolver e onde ficará a solução nutritiva. Normalmente é feito de tubos de PVC de 75mm.
  • Reservatório: é onde ficará armazenada a solução que irá nutrir as plantas. Diversos materiais são utilizados para fazer o reservatório, como baldes ou galões de água.
  • Bomba: a bomba será fundamental para transportar a solução nutritiva do reservatório até os canais de cultivo. Para montar um sistema de Hidroponia em casa, pode ser usada uma bomba com vazão de 100L/hora.
  • Tubulação de transporte: é usada para o transporte da solução nutritiva, ela faz a conexão da solução nutritiva do reservatório até o canal de cultivo e por isso, permanece conectada à bomba.
  • Temporizador ou timer: sua função é controlar o funcionamento da bomba. O timer liga e desliga a bomba em intervalos de 15 minutos normalmente.

6 – Bancada: é usada para sustentar os canais de cultivo. Pode ser construída de diversos materiais, como madeiras ou tubos de PVC. Também existe a possibilidade de fixar os canais na parede, dispensando a necessidade da bancada.

hidroponia em casa : horta de pvc

Substrato para hidroponia

Em Hidroponia, pode ser usado substrato para produzir frutas, hortaliças e flores com sistemas radiculares e partes aéreas maiores, que demandam sustentação. Existem diversos tipos usados no cultivo da horta hidropônica. São eles: lã de rocha, areia esterilizada, argila expandida, serragem, fibra de coco, e espuma fenólica.

Solução nutritiva

A solução nutritiva usada em Hidroponia é um componente fundamental para o processo de cultivo, pois através desta solução é que as plantas irão retirar os nutrientes para seu desenvolvimento. Por isso, é muito importante usar produtos de qualidade e manter sempre os principais fatores da solução como a temperatura, nível de oxigênio, condutividade elétrica e O pH sempre ajustados.

hidroponia em casa : solução para hidroponia

Manutenção do sistema hidropônico

A manutenção do sistema de Hidroponia em casa é simples. É preciso fazer o monitoramento diário por pelo menos 15 minutos, avaliar o estado da solução e fazer reposição, a cada dois ou três dias, caso necessário. Uma boa dica, para facilitar, é já deixar os nutrientes dissolvidos e apenas ir repondo de acordo com a necessidade da planta. Também é importante fazer leitura dos níveis de pH e condutividade, bem como avaliar as culturas implantadas no sistema.

Espécies mais cultivadas nos sistemas hidropônicos

Muitas plantas podem ser cultivadas através do sistema de Hidroponia em casa. Mas algumas espécies são mais adequadas e bem adaptadas para uma horta hidropônica. Entre estas espécies temos o alface, o morango e o tomate. Vou falar um pouco de cada uma delas:

  • Alface: por ser uma planta com o sistema radicular considerado pequeno, facilita bastante o cultivo de Hidroponia em casa. Por conta do tamanho pequeno, é possível que sejam cultivadas em alta densidade, o que permite boa utilização dos espaços.

hidroponia em casa : horta hidropônica

  • Tomate: o tomateiro tem o sistema radicular maior do que o alface, e por isso o mais adequado é cultivar os tomates em sistemas hidropônicos com gotejamento de nutrientes planta por planta, ou através do sistema de aeroponia.

hidroponia em casa : o que é hidroponia

  • Morango: cultivar morangos no sistema de Hidroponia em casa é muito similar ao cultivo do alface, pois a planta apresenta boa adaptação. Ele também tem o sistema radicular pequeno, e, portanto, as plantas podem ser cultivadas em uma densidade elevada.

hidroponia em casa : morangos hidropônicos

Faça sua horta hidropônica

Agora que você já sabe como fazer uma horta hidropônica, mãos à obra e faça sua horta hidropônica, para ter sempre alimentos frescos em casa!

            Espero que vocês tenham aprendido com esse artigo! O que achou da ideia de fazer uma horta hidropônica? Deixe seu comentário abaixo (sua opinião é muito importante!).

Assista o vídeo sobre Hidroponia em casa!

Um abraço! Até mais!

Thiago Tadeu Campos

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.