Essas Dicas de Como Preparar o Melhor Substrato Para Mudas Irá Melhorar Sua Horta e Sua Produção
Você Sabe o Que É um Substrato?
Substrato é uma mistura porosa que não retém umidade, que substitui a terra ou solo para produção de mudas. É nele que as raízes e a parte aérea irão se desenvolver e, aliado a adubação correta, se alimentar nos primeiros estágios da vida.
O substrato é uma mistura de diversos componentes, que varia conforme as necessidades da planta que irá se desenvolver nele. Geralmente é utilizado para evitar que patógenos sejam carregados para o local do plantio, mas pode ser empregado, além de na produção de mudas, no plantio de verduras, frutíferas e ornamentais.
Os Substratos Mais Conhecidos
Os substratos encontrados em agropecuárias têm a grande vantagem de serem esterilizados, assim protege o plantio de patógenos; um muito popular para produção de mudas é a vermiculita. Mas você também pode fazer seu próprio substrato orgânico em casa, desde que tenha alguns ingredientes.
Alguns tipos de substratos orgânicos são feitos com grama, esterno bovino, borra de café, folhas, cascas de plantas e cascas de ovos. Existe uma infinidade de possibilidades, basta combinar, deixar homogêneo e observar as características químicas, físicas e biológicas.
Essas Dicas Vão Te Ajudar a Preparar o Melhor Substrato
Para preparar o melhor substrato, siga as dicas que daremos e aplique os conhecimentos na sua horta orgânica.
Primeiro, escolha fazer um substrato orgânico, pois já sabemos os malefícios que os químicos causam à natureza.
Com o tipo orgânico definido, vale a pena pesquisar sobre a espécie que se quer plantar para atender as exigências dela. Combine seu substrato com a adubação orgânica e obtenha melhores resultados. Aproveite para fazer o curso que ministro sobre adubação orgânica (clique aqui) e faça já seu adubo de qualidade.
Uma ideia é fazer substrato orgânico com cascas de vegetais. Nesse caso, o substrato deve ser feito direto no solo, e ficará pronto entre 15 a 30 dias. É muito simples. Triture as cascas de vegetais que tiver à sua disposição, como cascas de legumes e frutas, cave um buraco no solo e coloque a mistura lá. Coloque borra de café na mistura, que isso vai ajudar a amenizar o cheiro das cascas e também é um ótimo fertilizante. Cubra com uma camada fina de solo, só para esconder as cascas. Molhe uma vez por dia e revire uma vez por semana, logo cobrindo com outra fina camada de terra.
Outra ideia é fazer com folhas secas, e aí pode ser feito direto no solo ou em algum recipiente de sua escolha, desde que seja grande para se ter um bom volume. Quando estiver pronto, peneire e aplique na sua horta. Nesse caso, seu substrato ficará pronto em aproximadamente 90 dias. Esse substrato orgânico é feito misturando-se 2/3 de folhas para 1/3 de solo. Molhe e revire uma vez por semana.
Atenção Especial
Tenha atenção especial para deixar seu substrato caseiro homogêneo, então deixe todas as partículas das cascas ou folhas ou de outro material escolhido de mesmo tamanho e misture muito bem.
Lembre-se, se for utilizar solo no seu substrato, pegue esse solo de locais que nunca tiveram uma plantação antes, para evitar a disseminação de doenças ou impurezas.
Se seu interesse for em substratos para replantio, escolha fazer aqueles que retém umidade, possuem nutrientes e matéria orgânica e não são revirados quando a planta começa a se desenvolver.
Eu sei que você ficou interessado no nosso curso Terra Fértil, em que ensino como fazer adubo orgânico para você aplicar na sua horta. Por isso, não deixe de ver o vídeo que mostra como será esse curso e adquira ele agora! É totalmente online com um preço acessível:
Você aprendeu algumas dicas para preparar o melhor substrato e agora precisa colocar a mão na massa. Depois, não se esqueça de compartilhar abaixo seus passos nesta experiência conosco.