Aprenda Tudo o Que Você Precisa Saber Para Como Cultivar Antúrio Orgânico para Ter os Belos Arranjos Florais e Garantir uma Horta Orgânica Mais Colorida.
A Flor do Antúrio
O antúrio (Anthurium sp.), de origem da Colômbia e do Equador, é uma planta que dificilmente passa de 1m de altura, e é muito utilizada em paisagismo, para decoração de jardins e até em pequenos espaços como apartamentos. Além da beleza, o antúrio ajuda a purificar o ar!
A beleza dela não é exatamente a flor, que pode dar o ano inteiro e são muitas em uma espiga (o cabinho), e sim a folha colorida e em formato de coração. Na verdade, quando falamos em antúrio, já consideramos que a flor é o conjunto da espiga mais a folha modificada.
As cores da folha são variadas. Você pode encontrar antúrio branco, amarelo, vermelho, verde, marrom… Cada uma apresentando um espetáculo diferente!
Agora vamos falar como cultivar antúrio orgânico, para que você possa usufruir dos benefícios dessa planta.
Aprenda a Como Cultivar Antúrio Orgânico
Aprender a como cultivar antúrio orgânico é fácil. É só observar algumas recomendações de clima, luminosidade, solo e cultivo, para assim garantir um plantio de maior qualidade.
As Condições Ideais Para Cultivar Antúrio
O clima ideal para essa planta é aquele com temperaturas que podem variar de 20 a 29°C, com boa umidade do ar. Ele não se dá bem com a luz solar direta, então escolha um local para plantar à sombra ou meia sombra, mas também não o deixe sem luz nenhuma: ele precisa de uma iluminação indireta.
Ele pode ser cultivado em solos arenosos ou mais argilosos, desde que tenha boa quantidade de matéria orgânica e boa drenagem, e com pH de 5,5 a 6,5.
Como Plantar Antúrio
Você pode fazer uma plantação de antúrios em canteiros, à sombra de outras plantas, ou ainda plantar antúrio em vasos ou em jardineiras. Se for plantar em canteiros, erga os canteiros a 20cm do solo e 1,3 a 2m de largura, e faça o plantio. Para o caso de vasos e jardineiras, coloque a terra adubada e depois apoie a planta, colocando mais terra e apertando de leve para fixar.
Você pode plantar sementes de antúrio ou utilizar o caule. No caso das sementes, assim que fizer a colheita delas, já as plante, superficialmente, em um solo adequado. Plantar antúrio por semente não é muito indicado, porque a planta pode demorar muito para se desenvolver. Se for plantar pelo caule, utilize aquelas partes do caule que tem raízes aéreas, pelo menos duas por parte, e plante.
Caso decida plantar a muda, o cuidado que você deve ter na hora de comprar a muda de antúrio é comprar aquelas com pelo menos 10cm de altura.
O espaçamento indicado para plantio de antúrio é 25 a 90cm entre plantas.
Como Cuidar do Seu Plantio de Antúrio
A irrigação deve ser feita todos os dias, para garantir que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado. O importante dessa atividade é que você estará sempre observando sua planta e assim poderá identificar qualquer doença ou pragas que podem estar ocorrendo.
Para garantir uma planta bem nutrida, utilize fertilizantes orgânicos para antúrios a cada 6 meses. Você pode optar por compostagem ou esterco curtido.
Se quiser aproveitar sua planta como flor de corte, você precisa esperar 1 ano do plantio, que é quando ela geralmente começa a dar as flores. Espere dar todas as flores para fazer o corte. Depois do corte, coloque em água. Ela pode durar nessas condições até 60 dias, o que a deixa ainda mais atrativa para decoração. Assim, você só precisa pulverizar as folhas do antúrio com água, para mantê-las vistosas, principalmente em lugares onde a umidade do ar é baixa.
No inverno, diminua um pouco a irrigação. O antúrio precisa ficar em certo repouso para dar flores de maior qualidade nas próximas vezes.
Independentemente do motivo do seu plantio, procure se desfazer das folhas desbotadas e doentes, e de plantas indesejadas perto que possam estar retirando nutrientes e água do antúrio. Caso tenha ataque de fungos, um bom fungicida para antúrios é a calda bordalesa.
Outro cuidado é saber como replantar o antúrio. Quando seu antúrio tiver 3 anos, recomendo que faça o replantio para áreas maiores, para que ele se desenvolva mais. É somente fazer o transplante da sua planta.
O Mini Antúrio e o Antúrio Gigante
No mercado de flores, os consumidores são bem exigentes. É por isso que foram criados os mini antúrios, para agradar aqueles compradores que preferem plantas mais delicadas. O mini antúrio também foi criado pensando no mercado e ainda se tem os antúrios gigantes, que são velhos conhecidos de nós – foram tanto utilizados na década de 1980 que passou a ser considerado uma flor “brega”!
Gostou das dicas? Veja esse vídeo com algumas dicas sobre como cultivar antúrio e mini antúrios:
Você acabou de aprender a como cultivar antúrio orgânico e agora tem que colocar as mãos na massa! Conte suas experiências e deixe sua opinião abaixo. Sua opinião é muito importante para mim!