Como Plantar Uva Orgânica e os Cuidados Necessários.
A Uva e Seus Benefícios
A uva (Vitis sp.), fruto popular da videira, tem diversas utilidades. Nem sempre se pode consumir in natura a uva que é utilizada na produção de vinhos, como direi adiante. Mas, em geral, delas são feitos sucos, vinhos, geleias, sorvetes, e carregam consigo diversos benefícios.
A uva é fonte de vitamina C e do complexo B, rica em minerais como magnésio, ferro, cálcio, enxofre, fósforo, ajuda a reduzir riscos de infartos, derrames e a prevenir o câncer.
Cultivar videiras é interessante por seus benefícios para a saúde e alimentação, e também por ser adaptável a condições diferentes de sua origem.
Como Plantar Uva Orgânica
Para saber como plantar uva orgânica, é preciso primeiro escolher qual a finalidade do seu plantio. Se for para consumo in natura, você terá variedades diferentes do que se for para o processamento, ou seja, a produção de sucos e vinhos. Após, verifique as condições adequadas para a variedade escolhida.
As Variedades de Uva
Dentre os diversos tipos de uva de mesa, utilizadas para o consumo in natura, tem-se a uva Itália, que é a mais fina, a Red Globe, Benitaka, Brasil, Patrícia, Superior Seedless ou Festival, Crimson Seedless, Thompson Seedless e Catalunha, Rubi, Niágara Rosada, entre outras.
Para processamento, tem as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, ambas de origem francesa, Lambrusco Salamino, da Itália, entre tantas outras, de origem europeia.
Como Fazer Mudas de Videira
As mudas podem ser feitas a partir das sementes de uva, enxertia ou uso de estacas.
Ao utilizar sementes, coloque-as no local em que deseja plantar, e verifique se a temperatura desse ambiente está em torno de 20ºC, que é o ideal para sua germinação. Faça as regas de modo a manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. As sementes irão germinar no período de 2 a 8 semanas, e quando atingir 8cm de altura, transplante para um local fechado ou estufa até ela crescer 30cm e tiver no mínimo 5 folhas. Agora sim você pode transferir para o local definitivo do plantio.
Para fazer enxerto de uva, é preciso escolher também um porta-enxerto, que é o cavalo. Os frutos que você quer produzir vem do cavalheiro, que é encaixado no cavalo, e o cavalo, que normalmente não produz bons frutos, é mais resistente a nematoides e a insetos, como o filoxera. Para escolher o porta-enxerto, você deve pesquisar ou testar as variedades, para encontrar a que melhor combina.
Também podem ser feitas mudas de uva a partir de estacas. As estacas devem ser retiradas de videiras saudáveis, de ramos lignificados que apresentem nós não muito curtos nem muito longos, que estejam na parte mediana da planta.
Temperatura
Temperaturas entre 15 e 30ºC são adequadas para o cultivo das videiras.
Luminosidade
As videiras precisam de luz direta (7 a 8 horas) na florada e na época de maturação das uvas.
Solo
A videira se desenvolve bem nos mais variados tipos de solo, desde que sejam bem drenados. Coloque no seu vaso um substrato com argila e areia grossa, que garantia a drenagem.
Adubação
Para garantir bons cachos, adube semanalmente com adubo orgânico após os primeiros cachos aparecerem.
Irrigação
Como as videiras não suportam encharcamento, fique sempre atento à irrigação. Escolha um local em que as chuvas são mais espaçadas e leves, para evitar esse problema, e quando for regar, observe se o solo já não está úmido.
Local do Plantio e Suporte
Você pode plantar as videiras em grandes locais, com espaçamento de 2m x 2m ou 3m x 3m, que são os mais comuns, ou ter uma parreira de uva em vasos.
Ao plantar em grandes locais, utilize suportes tipo espaldeira, latada ou pérgola, ou treliças.
Como Plantar Uva em Vasos
Para saber como plantar uva em vaso, siga as recomendações das condições ambientais já descritas.
As variedades mais recomendadas para plantio em vaso são a Niágara Rosada ou Branca e a Isabel, pois são mais rústicas.
Tamanho do Vaso
O tamanho do vaso deve ser de no mínimo 40 cm de diâmetro e de profundidade, ou de 50 litros. Em seu interior, antes de colocar o substrato, coloque pedras ou cascalhos para ajudar na drenagem.
Tratos Culturais
Para prevenção e controle das doenças que mais ocorrem em videiras, como a antracnose e o míldio, pode ser aplicada a calda bordalesa, semanalmente e intercaladas.
Outro detalhe importante para manter seu cultivo com qualidade é a poda da parreira de uva. As podas devem ser realizadas para as mudas ganharem o porte desejado, na poda de formação no início do desenvolvimento, e também para terem o vigor da frutificação, nas podas de produção. A época de podar uva para produção é no inverno. Na poda de formação, deixe no máximo dois brotos.
O Canal Vila Nina TV mostra como fazer essas podas. Confira:
Colheita
A colheita poderá ser realizada após 3 anos do plantio, aproximadamente. Isso depende da luminosidade e da temperatura. Observe todas as etapas do plantio e dos tratos para ter uma boa colheita de uva orgânica.
Agora que você sabe mais sobre como plantar uva orgânica, coloque nos comentários sua opinião. Ela é muito importante para mim!