Você já se perguntou sobre como o esterco dos bovinos pode ser reaproveitado dentro de um contexto de agricultura sustentável? Aprenda como curtir o esterco de gado e a sua importância para o cultivo e para o bolso do produtor!
Compostagem e Agricultura Orgânica
Um dos principais pilares da agricultura orgânica é a proibição do uso de agrotóxicos e insumos agrícolas nocivos à saúde do produtor, consumidor final ou até mesmo do meio ambiente. Como consequência desta imposição, é necessário que o produtor orgânico usufrua de técnicas e métodos naturais de combate às pragas e nutrição do solo, evitando o empobrecimento da terra com relação a seus nutrientes e garantindo um desenvolvimento saudável para o plantio.
A compostagem é uma grande parceira do agricultor orgânico e sua produção pode ser realizada tanto em pequenos apartamentos, com o auxílio de composteiras domésticas, como em grandes cultivos orgânicos, através de pilhas de adubo natural que serão, posteriormente, armazenados e aplicados na plantação.
Reaproveitando Matéria Orgânica Animal
O uso do esterco de gado é a melhor forma de compostagem que o agricultor pode aplicar em sua horta orgânica, pois além de nutritivo, não contamina rios ou nascentes próximas à plantação. Vale considerar que produzir adubo com matéria orgânica animal é uma forma de reaproveitar o que antes era visto como descartável.
Uma fazenda que antes acumulava moscas pelo excesso de esterco de seu gado, agora pode produzir seu próprio adubo e até mesmo revendê-lo para produtores orgânicos locais.
Aprenda Como Curtir o Esterco de Gado
Para que o esterco bovino se torne um adubo fértil e de alta qualidade é preciso que passe por um processo de compostagem natural, quando sua matéria é elevada a temperaturas altas por processos de fermentação, eliminando as bactérias e microrganismos nocivos que ali existiam.
O primeiro passo para produzir esterco de gado é elaborar uma pilha de matéria orgânica no chão, mantendo o esterco umedecido com o auxílio de uma mangueira ou baldes de água. Em seguida, o produtor orgânico deverá cobrir essa pilha com palha ou folhagem seca, protegendo o adubo de animais e da exposição direta ao sol.
Caso o esterco esteja rodeado de moscas, é recomendado a aplicação de cal em sua superfície, ajudando a eliminar os insetos daquela região.
A cada três dias é necessário revirar a pilha com o auxílio de um rastelo. Esse processo auxiliará na compostagem de toda a matéria orgânica de maneira uniforme. Após 60 dias o esterco apresentará uma nova textura, leve e solta, apontando que a compostagem está completa e o adubo já pode ser utilizado na plantação.
Vale lembrar que o adubo orgânico final não apresenta cheiro ou umidade. Não se esqueça de verificar esse detalhe antes de armazenar seu adubo!
Respeite o Tempo de Fermentação
O tempo de fermentação foi definido com base no processo de compostagem do esterco bovino, ou seja, o período necessário para que os patógenos sejam destruídos e para que o adubo não queime as plantas ao ser depositado no solo, visto que sua composição inicial é demasiadamente forte para qualquer tipo de plantação.
Adubo Líquido
Com o adubo pronto, o produtor orgânico poderá produzir o que chamamos de adubo líquido: uma mistura de 1kg de esterco para cada 10l de água. A mistura deve ficar 10 dias agindo para que todo o adubo se dissolva na água. Para aplicar, dilua 1 parte de adubo para cada 10 partes de água e regue o cultivo!
O Esterco de Gado é Ideal Para a Sua Horta Orgânica!
O adubo produzido com esterco de gado pode ser aplicado em vasos, hortas, jardins e jardineiras, auxiliando no desenvolvimento tanto de flores quanto de verduras e árvores frutíferas. Sua composição é rica em NPK, a tríade fundamental para o crescimento de qualquer planta, especialmente na agricultura orgânica.
Com os processos adequados de compostagem e aplicação do adubo de esterco de gado, você terá os resultados em pouco tempo, melhorando desde a aparência até o valor nutricional dos alimentos orgânicos cultivados.
Agora é hora de assistir a um vídeo especial sobre como transformar o esterco em adubo, é só clicar aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=GPbeOs1odrE
Agora que você já sabe como curtir o esterco de gado, que tal dar o primeiro passo e mudar a forma que você aduba a sua horta orgânica? Se você já usou o esterco de gado, conte nos comentários quais foram as suas impressões e os resultados. Seu feedback é muito importante para nós!