Como Cultivar Árvores Frutíferas em Vasos: Saiba Todos os Detalhes

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Aprenda como Cultivar Árvores Frutíferas em Vasos com técnicas fáceis e ideais para locais pequenos!

As Árvores Frutíferas e Suas Vantagens

Com largos troncos e copas frondosas, as árvores frutíferas são parte fundamental da agricultura brasileira. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que dentre as inúmeras espécies presentes no Brasil, encontramos árvores frutíferas que podem ser plantadas em vasos, principalmente quando cultivadas com métodos orgânicos de agricultura.

Para garantir um crescimento saudável é fundamental escolher espécies de árvores frutíferas que tenham porte baixo ou médio, pois suas raízes conseguem se desenvolver em espaços reduzidos, como vasos e hortas menores.

Árvores Frutíferas em Vasos

A variedade de cultivos quando falamos em árvores frutíferas em vasos é enorme!

Tanto o produtor rural quanto o produtor orgânico urbano podem cultivar árvores de romã, araçá, acerola, pitanga, jabuticaba, laranja, limão, goiaba, caju, maracujá, amora, manga e até mesmo lichia orgânica em vasos.

Contudo, é fundamental que para cada espécie o agricultor orgânico prepare o solo e respeite as necessidades de cada muda, possibilitando um crescimento saudável e livre de pragas e doenças.

Como Escolher o Vaso Ideal

O primeiro passo é escolher o vaso e considerar suas proporções de superfície vs profundidade. É importante que o vaso suporte no mínimo 20l de terra e tenha furos em sua base para possibilitar a drenagem da água e evitar a proliferação de doenças nas raízes.

Considere o espaço de 2m² para cada árvore a ser cultivada e cerca de 80cm de largura com 85cm de profundidade. Esse valor pode variar de acordo com o cultivo, mas não se esqueça que as raízes irão se desenvolver ali para estruturar o crescimento da árvore e seus frutos!

O local em que o vaso será posicionado deve ser fresco e não oferecer riscos à planta, sendo assim, evite corredores, salas fechadas e espaços com grande fluxo de passagem.

árvores frutíferas em vasos: mudas frutíferas

Solo e Irrigação

Assim como em um cultivo orgânico tradicional, o solo fértil é parte fundamental para o desenvolvimento da muda.

Comece forrando o vaso com predriscos ou cascalho, assim possibilitará a drenagem da água. Em seguida, preencha o vaso com uma mistura de terra e substrato orgânico, oferecendo nutrientes e suporte para que as raízes se desenvolvam. A muda deve conter a largura de aproximadamente um dedo, sendo posicionada no centro do vaso e protegida com mais uma camada de terra e torrões. Pressione a superfície ao finalizar do plantio.

A irrigação deve ser feita logo em seguida, mantendo a terra úmida, mas nunca encharcada. Durante o crescimento, é recomendada a irrigação 3 vezes por semana, sempre verificando a necessidade de água de acordo com o solo.

Você pode fazer um vaso auto-irrigável para facilitar o cultivo ou programar alarmes em seu celular para garantir a árvore esteja sempre bem hidratada.

Luminosidade

Com relação à luminosidade, vale considerar a necessidade de cada planta, mas não é recomendado que nenhuma árvore receba menos de 6h de luz ao dia.

Caso a árvore frutífera esteja em um apartamento, busque a área que recebe mais sol ao longo do dia, garantindo que toda a sua estrutura seja contemplada com raios de sol.

Poda

A poda dos frutos deve ser realizada com uma tesoura específica de poda, evitando o desgaste dos caules e protegendo a árvore de machucados. É necessário também realizar a poda sazonal, evitando que os galhos cresçam em demasia.

árvores frutíferas em vasos: planta frutífera

Árvores Frutíferas Orgânicas em Vasos

Cultivar árvores frutíferas em vasos com métodos orgânicos pode se tornar ainda mais fácil quando contamos com o apoio dos inseticidas orgânicos, visto que a presença de pragas e insetos é inevitável em qualquer cultivo e o uso de pesticidas é proibido no cultivo orgânico. Já para as doenças, é recomendada a poda das áreas danificadas, evitando que a mesma se alastre para toda a superfície da árvore.

Além de decorar sua horta ou jardim, as árvores frutíferas são excelentes para quem deseja começar uma horta orgânica, pois não ocupa tanto espaço e apresenta todos os processos de desenvolvimento das plantas ao longo da vida.

Qual árvore frutífera você gostaria de cultivar em sua casa? Assista esse vídeo que separei especialmente para você sobre o assunto, é só clicar aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=ACbTzqOgHSc

Agora que você já sabe como cultivar árvores em vasos é hora de colocar a mão na massa e começar o plantio em sua casa. Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários! Sua opinião é muito importante para o site.

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.