Aposto que você nunca parou para pensar em como plantar grama orgânica, não é mesmo? É o que vamos fazer agora! Neste artigo aprenderemos como plantar grama orgânica de um jeito muito simples! Veja aqui tudo o que você precisa saber para ter em sua casa uma grama verde livre de agrotóxicos.
Mas Afinal, O Que é Grama Orgânica?
Muitas pessoas acham que grama é tudo igual: grama é grama! Mas as gramas orgânicas possuem um diferencial: são cultivadas livres de defensivos químicos em todo o processo de plantio, o que significa que desde a origem da semente até a “pisada” descalça no gramado fofo, o plantio não prejudicou nem a saúde de quem plantou nem a do meio ambiente. E isso faz muita diferença! Vamos ver o porquê:
Tem Mesmo Diferença entre Grama Orgânica e Convencional? Qual a Vantagem de Cultivar um Gramado Orgânico?
Gramas podem tornar o solo saudável e vivo pois o deixa sempre ativo e facilitam o cultivo de outras plantas, ajudando-as a serem mais tolerantes à seca, resistentes a doenças e o melhor: sem manutenção. Porém devemos ficar atentos: cultivada de maneira tradicional são tratadas com níveis altos de agrotóxicos como herbicidas e inseticidas, perdendo sua capacidade de suporte e piorando o solo ao invés de melhorar. É mais ou menos assim: sabe aquela grama bem verdinha? Pode estar em cima de um solo completamente morto! Qual a vantagem disso? A melhor maneira de aproveitar todas as vantagens das gramas é cultivá-la de maneira orgânica. Então vamos aprender?
Como Plantar Grama Orgânica
Solo
O solo é um ponto chave no cultivo da grama. Pense que o solo é um organismo vivo. Ele precisa estar saudável, rico em matéria orgânica e não compactado para oferecer suporte às plantas que você tem interesse em plantar e isso inclui a grama.
Portanto, o investimento inicial deve ser voltado à saúde do solo. Após o processo de sustentação, a grama crescerá forte o suficiente para se manter e combater eventuais pragas e doenças.
O solo deve estar com pH entre 6,0 e 6,5, bem drenado e fértil. Caso o solo esteja “fraco” em nutrientes, recomenda-se antes do plantio, cobertura do solo com adubo verde para devolver a ele nitrogênio e matéria orgânica.
Irrigação
Recomenda-se regar a grama duas vezes ao dia no verão e uma vez ao dia no inverno até o gramado se estabilizar. À medida que crescer e não precisar tanto de suporte, diminua a rega para uma vez ao dia no verão e dias alternados no inverno.
Plantio
Vou focar aqui no plantio com sementes e por isso a primeira dica é que escolha bem o tipo de grama que se adapta ao clima de sua região: nem todos os cultivares possuem condições iguais. Depois de escolher a grama para seu clima, lembre-se: a semeadura direta exige que você remova qualquer traço de gramíneas que possa infestar a sua área. Faça isso antes de jogar as sementes, tirando plantas daninhas até as suas raízes.
Rastele o solo a cerca de 2 cm de profundidade e jogue as sementes de maneira uniforme em sua área de plantio. Cubra com cerca de 5 cm de solo.
Para um maior sucesso, recomendo que cubra todo o solo semeado com palha e capim seco. A umidade e o calor retidos ajudarão as sementes a germinarem.
Não cubra as sementes com muito solo. Lembre-se que a grama precisa atingir a superfície e isso requer esforço.
Tratos Culturais e Controle de Pragas
O adubo ideal para a grama é o adubo orgânico. Como já falei em outra oportunidade, existem muitas maneiras de se fazer um adubo orgânico de qualidade de acordo com suas necessidades. Se você se interessar em aprender, veja aqui.
A maior diferença entre gramas convencionais e orgânicas é como você tratará sua grama. O maior vilão no cultivo de um gramado é a aparição das plantas daninhas. Para conta-las, nos tratos convencionais, as pessoas enchem o gramado de herbicida, trazendo uma série de malefícios tanto para sua saúde e de sua família quanto ao meio ambiente. Mas existem maneiras naturais de combater pragas e doenças de maneira igualmente eficazes. Já falei aqui outra vez sobre o segredo para controlar pragas e mais completo ainda está o meu E-book. Dá uma olhadinha.
Cuidados que Você Precisa ter com Sua Grama Orgânica
Não apare a grama nova! Deixe ela crescer no mínimo 8 cm de altura. Isso permitirá que ela esteja com raízes estabelecidas e resistentes.
No plantio recente evite pisar, fazer esforço e deixar animais brincarem no solo semeado. Solo compactado dificulta a germinação das sementes.
Agora que você já sabe como plantar grama orgânica, é com você! Aproveite e deixe seu jardim muito mais bonito e aconchegante!
Gostou do conteúdo, tem dúvidas ou quer compartilhar experiências? Deixe seu comentário abaixo! Ele é muito importante para mim! Obrigado!