Aprenda Como Plantar Mandioca Orgânica Que Vai Te Trazer Muitos Benefícios
A Mandioca Orgânica ou Aipim e Seus Diversos Benefícios
Conhecida desde antes da colonização do Brasil pelos europeus, a mandioca (Manihot esculenta), também chamada de aipim, macaxeira, mandioca-doce ou mansa, é um arbusto com raízes comestíveis. A origem da mandioca é a América do Sul, o que explica sua popularidade por aqui.
A mandioca produz bem em diversas condições, e isso garante a constante oferta da raiz para alimento como em farinhas, chips, cozidas, fritas e outros. Mas a importância da mandioca vai além: ela pode ser utilizada para outras finalidades, como anti-séptico, cicatrizante, diurético, tratamento de tumores, conjuntivite, diarreia e disenteria, hérnia, cansaços e até picadas de cobra.
Mas cuidado ao utilizar a mandioca! Existem os tipos de mandioca mansa e a mandioca-brava. A segunda tem alta concentração de ácido cianídrico, que pode causar náuseas, vômitos, sonolências e morte, dependendo da quantidade ingerida. Assim, ela pode ser utilizada para consumo somente depois de um preparo especializado como farinha ou derivados. Outra dica muito importante é: nunca consuma qualquer parte da mandioca crua, para evitar que as substâncias tóxicas que aparecem na colheita causem algum problema de saúde a você.
Tenha a certeza de qual variedade de mandioca você está utilizando em seu plantio e assim garantir todos os seus benefícios.
Saiba Como Plantar Mandioca Orgânica Em Passos Muito Simples
Agora vamos aprender como plantar mandioca orgânica. Como a mandioca é nativa do Brasil, vai ficar tudo mais fácil, afinal, as condições ambientais que a mandioca precisa serão fáceis de serem providenciadas.
Como Deve Ser o Ambiente
A mandioca é bem cultivada em temperaturas de 25ºC, e um mínimo de 18ºC. A melhor época para o plantio é quando se tem muita umidade e calor, ou seja, no início das chuvas.
Escolha um local para plantio de mandioca que receba bastante luz solar. Ela tolera luz solar direta ou sombras parciais.
Qual o Melhor Solo
Seus solos favoritos são franco-arenosos a argilo-arenosos, bem drenados, porém não necessita que o solo tenha boa fertilidade. Evite plantar em solos compactados ou muito argilosos, pois essas condições prejudicam o desenvolvimento das raízes, que é a parte da planta que você vai querer usar.
Como Plantar Mandioca Orgânica
Para a plantação de mandioca, você deve escolher o modo de produzir a muda. A muda pode ser feita a partir de sementes, o que não é recomendado, e a partir de estacas.
Para o plantio a partir de sementes, retire as sementes dos frutos da mandioca ou compre em alguma loja agropecuária.
A prática mais comum é a que utiliza as estacas. Para fazer as estacas, você precisa encontrar uma boa planta de mandioca e retirar as manivas, que são pedaços de caule, de 15 a 25 cm de comprimento com 2,5 de diâmetro, aproximadamente. Escolha obter as manivas das plantas com 10 a 14 meses, que tenha de 5 a 7 gemas, e evite retirar manivas da parte superior ou inferior da planta, que são muito herbáceas, no primeiro caso, ou muito lenhosas, no segundo caso. Tente plantar as manivas no mesmo dia para não diminuir a porcentagem de brotação.
Coloque a maniva em covas de 5 a 10 cm de profundidade, na posição horizontal, vertical ou inclinada. O espaçamento é de 1 m entre linhas e 50 a 60 cm entre plantas.
Se seu desejo é ter maior brotação, plante nas posições vertical ou inclinada. Nesse caso, a desvantagem é que você terá maior trabalho para realizar a colheita, porque as raízes estarão mais profundas. No plantio horizontal, a colheita é facilitada pelas raízes mais na superfície, mas o rendimento por área é menor.
Agora que você sabe tudo sobre como plantar mandioca orgânica, não deixe seu plantio na mão! Um olhar atento para a irrigação, adubação e para os tratos culturais vai te garantir um plantio com ótima qualidade.
Como Você Deve Manejar a Irrigação
Nos primeiros meses da vida da mandioca, ela vai precisar de muita irrigação. Cuidado para não deixar o solo encharcado, mas ele deve ficar sempre úmido até o quinto mês do plantio. Depois, ela pode tolerar períodos de seca.
Como Adubar Seu Plantio
A adubação orgânica de cobertura pode ser feita com 45 a 60 dias após a brotação. O adubo nitrogenado é colocado ao lado da cova ou sulco. Você pode aplicar o adubo potássico, na metade da dose recomendada, ao mesmo tempo do nitrogenado. Se preferir, faça o plantio junto a leguminosas e cobertura morta, isso vai te fazer obter nitrogênio das leguminosas e dispensar o uso da adubação, e a cobertura morta vai ajudar a conter a erosão.
Como Colher Mandioca
A colheita é feita na estação seca, ou seja, outono e inverno, que é também quando as raízes têm maior concentração de amido. Faça o arranquio dos pés de mandioca manual ou mecanizado, e cubra as raízes com folhas. A mandioca pode ficar no máximo 24 horas no campo, pois, a partir disso, ela começa a estragar.
Você pode fazer a colheita de 6 meses a 3 anos após o plantio. Claro que isso depende das condições em que você plantou a mandioca. Lembre-se também que a produtividade da mandioca é maior em plantios na posição vertical ou inclinada.
Para a comercialização, recomenda-se que seja feita a retirada da casca e o congelamento das raízes.
Os Tratos Culturais Necessários
Para o manejo do seu plantio de mandioca, fique atento à possível ocorrência de alguns animais e sintomas, e faça o imediato controle com inseticidas orgânicos ou outros preparados orgânicos: mandarová, formigas, moscas brancas, ácaros, galhas ou verrugas, manchas e murchas, exsudação de goma, superbrotamento, clorose e retorcimento das folhas.
Fique atento à ocorrência de plantas invasoras e as retire.
No vídeo abaixo eu respondo à pergunta de um aluno sobre a época de plantio da mandioca e dou outras dicas. Confira e tenha um plantio melhor de mandioca orgânica.
Compartilhe conosco suas experiências com o plantio de mandioca. Quais foram as dificuldades? Quais foram os sucessos? Deixe aqui seu comentário, que é muito importante para mim!